quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Estudantes de Guanambi realizam I Feira de Ciências e Tecnologia Social

A comunidade de Guanambi está convidada para participar da I Feira de Ciências e Tecnologia Social realizada por estudantes dos cursos técnicos em Administração, Análises Clínicas, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Segurança do Trabalho e Secretaria Escolar do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão (CEEP). O evento começa hoje (dia 24/09) e prossegue até sábado (dia 27/09), no próprio Centro.

O objetivo é demonstrar por meio da apresentação de projetos, minicursos e oficinas, o conhecimento construído pelos estudantes ao longo do curso, além de propor e provocar mudanças reais e importantes para a comunidade estudantil e do entorno do centro.
A abertura do evento está prevista para acontecer às 19h30, com a palestra “Os desafios do mundo do trabalho”. Ainda hoje ocorrerá o lançamento do projeto “Balcão do Estudante Cidadão”, que objetiva atender a comunidade interna e externa com informações sobre os cursos oferecidos no Centro e as ações da Rede Estadual de Educação Profissional no Estado. Posteriormente ao evento, as atividades do balcão terão continuidade no próprio Centro.

Quem visitar a Feira conhecerá diversos projetos desenvolvidos no Centro, entre eles Enfermagem e mães cangurus cultivando atenção e carinho, que propõe orientar os profissionais de Enfermagem em olhar com mais sensibilidade a realidade das mulheres que estão com seus bebês internados nas unidades de cuidados intensivos para recém-nascidos. Do curso técnico em Nutrição e Dietética será apresentado o projeto “Doceira Nutritiva”, oportunizando aos visitantes degustarem guloseimas elaboradas com verduras e legumes, a exemplo: trufa de beterraba, abobóra e beijinho de batata doce com abacaxi.

Já os estudantes do curso técnico em Análises Clínicas irão prestar serviços, como verificação da tipagem sanguínea, além de dar orientações sobre doação de sangue. João Paulo de Araújo, 21, ressaltou a importância da transfusão de sangue. “Ninguém está livre de sofrer um acidente ou ter um problema de saúde grave. Temos vida, corremos riscos. É importante quebrarmos os mitos em torno da doação de sangue, um ato de amor, de benefício ao próximo, que é seguro e não causa mal algum a saúde, como muita gente teme”, explicou.

Na programação ainda consta que na quinta-feira (dia 25/09) e sexta-feira (dia 26/09) serão realizadas oficinas sobre Administração Financeira e sobre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas para o desempenho das empresas. Nestes dias também serão realizadas apresentações culturais, dentre elas, o Teatro Itinerante no qual será ressaltada a importância da prevenção de acidentes nas empresas, além de pontuar os riscos ambientais, físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos.

O evento será encerrado no sábado (dia 27/09), às 12h, com a seleção dos projetos apresentados que representarão o CEEP em Saúde e Gestão na Feira Territorial, que acontecerá no CETEP Sertão Produtivo, no dia 10 de outubro.
Na Feira Territorial serão selecionados os projetos para a 1ª Mostra de Educação Profissional previsto para acontecer em outubro no II Encontro Estudantil, em Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário