terça-feira, 30 de setembro de 2014

Estudantes da Educação Profissional participam do 5º Encontro de Jovens Cientistas

Estudantes da Educação Profissional de Ilhéus e Salvador estão participando do 5º Encontro de Jovens Cientistas que acontece até sexta-feira (dia 03/10), no Campus Universitário de Ondina, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador

São projetos que ressaltam o currículo da Rede Estadual de Educação Profissional, que tem a intervenção social como princípio pedagógico e a educação integral e o trabalho como principio educativo, propiciando a compreensão da dimensão social da futura profissão, através de projetos e ações que buscam contribuir para a resolução de questões de interesse da sua comunidade possibilitando ao estudante aplicar os conhecimentos e habilidades desenvolvidos no curso em situações reais e assim contribuindo para a sua formação integral, 

O Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira (CEEP), em Salvador, marca presença no evento com o projeto “Dispositivo de alerta em leitos hospitalares”, que objetiva indicar a temperatura ideal em ambientes hospitalares. “O dispositivo possui um alarme programado para acionar sempre que a temperatura estiver acima de 25° sinalizando as seguintes circunstâncias: ar condicionado quebrado ou aglomeração de pessoas, situações propícias para proliferação de bactérias,” explicou Patrick Rocha Oliveira, estudante do curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática e um dos integrantes da pesquisa. 

Do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, em Salvador, Mirella Maria Fragra Medeiros, estudante do curso técnico em Comércio, apresenta o projeto “A cidade em um click”, que possibilita por meio de um aplicativo virtual denominado “Qr Reader” o acesso a informações turísticas de forma gratuita.  “Para confeccionar o experimento foi necessário hospedar informações sobre os pontos turísticos da cidade de Salvador em nuvens virtuais e a partir daí gerar Código de resposta rápida, o Qr Code. Para ter acesso à ferramenta o turista precisa ter um aparelho celular smartphone com acesso a internet”, explicou a estudante.

De Ilhéus, estudantes dos cursos técnicos em Logística e Eletromecânica, do CEEP em Logística, Transporte e Produção Industrial, apresentam um projeto inovador de controle logístico que beneficia a gestão de estoque na redução de custos e tempo dos profissionais dos setores de armazenamento de produtos.

O professor Cristiano José Guedes da Cunha, um dos orientadores do projeto, traz mais informações sobre funcionamento da ferramenta. “Utilizamos um computador, no qual somente pessoas autorizadas possuem a senha de acesso. O usuário faz a solicitação por meio da descrição do produto utilizando fone Bluetooth estéreo e por meio do software é enviada a localização exata do produto solicitado, otimizando o tempo de procura”.

Acesso à pesquisa - O estudante Patrick Rocha Oliveira, comenta que por meio da iniciação científica está aprendendo ainda mais os conteúdos aplicados nas aulas teóricas e práticas. “Estamos aprendendo como se faz ciência no dia a dia, tomando como base os conhecimentos das disciplinas de Linguagem de Programação, Física Aplicada, Saúde e Meio ambiente. Cada dia que passa descubro meu talento pela ciência e me sinto honrado em participar destes eventos,  levando o nome da escola pública.”

O professor Jorge Rodrigues, orientador dos projetos “Dispositivo de alerta em leitos hospitalares” e “A cidade em um click”, destaca a importância do acesso à pesquisa na formação dos estudantes. “A iniciação cientifica é uma ferramenta educacional capaz de transformar a realidade escolar; ela modifica a estrutura escolar tornando nossos futuros técnicos ainda mais críticos e reflexivos, além de desenvolver sua criatividade”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário