quinta-feira, 3 de abril de 2014

UFRB realiza aula magna do curso de especialização para Gestão em Educação Profissional

Foto: Arquivo UFRB
 A Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) realizou no último sábado (dia 29/03), em Feira de Santana, a aula magna do curso de especialização em Trabalho, Educação e Desenvolvimento para Gestão em Educação Profissional. Estão sendo beneficiados com a formação 35 gestores dos Centros Territoriais, Estaduais e Unidades Escolares compartilhadas. A aula foi ministrada no Centro de Ciências e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana.

Com o tema “Desafio da democratização da educação superior no Brasil”, a aula magna ministrada pelo reitor da UFRB, professor Paulo Gabriel Soledade Nacif, abordou aspectos sobre a educação contemporânea e a dinâmica da população brasileira.

O evento contou com uma mesa de abertura com a presença do superintendente de Educação Profissional, professor Almerico Lima; o coordenador do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Nelson de Chueri Karam; o diretor presidente do Dieese, Antônio de Souza; a coordenadora da Pós Lato Sensu DIEESE/UFRB, Maria Inês Ferreira;  da diretora do CETENS-UFRB, professora Tatiana Velloso e do reitor da UFRB, professor Paulo Gabriel Soledade Nacif.

         
Elvia Sampaio e Sampaio, diretora do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Régis Pacheco (CEEP), em Jequié, está muito motivada com o curso. “Minhas perspectivas é que o aprendizado  que será construído contribua para a melhor realização das ações na gestão escolar, pois teremos embasamento teórico necessário para que possamos enfrentar os desafios que surgem no contexto das atividades cotidianas na Educação Profissional da Bahia”, afirmou.

Maria Gorete de Miranda Alves, diretora do Colégio Estadual Reinaldo Teixeira Braga, em Xique-Xique, também está sendo beneficiada com a formação. Para ela o curso vai potencializar mais ainda as ações que vem sendo realizadas pelos gestores da Educação Profissional em toda Bahia. “Por meio desta formação teremos condições de desenvolver com mais segurança as ações realizadas no cotidiano seja na gestão administrativa ou pedagógica. A educação é o caminho para que possamos ampliar nossos conhecimentos e melhorar nossas relações com a comunidade escolar”, disse.

Parceira – O curso de especialização em Trabalho, Educação e Desenvolvimento para Gestão em Educação Profissional é uma parceria entre a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).

O coordenador de Educação do Dieese, Nelson Karam, destacou a importância desta parceria, iniciada desde 2009, entre a instituição e a Rede Estadual de Educação Profissional. “Ao longo destes anos, uma série de ações vêm sendo realizadas para celebrar a consolidação da Educação Profissional da Bahia como política pública de Estado. Esta especialização é uma delas e destaco que este não é só um investimento para preparar os gestores para a melhor realização do seu trabalho no cotidiano, mas um novo modelo de fazer gestão, com embasamentos teóricos necessários para lidar com as dificuldades que surgem no dia a dia”.

Karam explicou que o resultado satisfatório desta parceria se fundamenta nos princípios semelhantes que ambas instituições comungam.“ Temos uma visão muito próxima do papel do trabalho na sociedade, de valor e reconhecimento de toda experiência que o trabalhador tem sobre o trabalho. Além dos princípios democráticos, de escuta para construir a oferta da Educação Profissional na Bahia com a mobilização dos diferentes atores sociais. Outros dois pontos que merecem destaque é que a educação não é vista somente como elemento de inclusão, mas como um elemento importante, associada a uma visão de educação para além de assumir um posto de trabalho e que para o estabelecimento concreto desta política é preciso dialogar com os diversos atores calcado em formação, indicadores, referenciais teóricos e práticos”, conclui.

O diretor da executiva sindical nacional do Dieese, Paulo de Tarso, também salientou a importância deste momento para a Educação. “Foi com muita satisfação que participei deste aula inaugural, fruto de uma parceria que veio para ficar: UFRB , SUPROF e DIEESE. Muito me orgulho do movimento sindical, por meio do DIEESE, com seus quase 60 anos de contribuição à sociedade, está fazendo ajudando para a consolidação da Educação Profissional em nosso Estado. Todos parceiros estão de Parabéns”, comemorou.

A professora Tatiana Velloso, da diretoria da CETENS-UFRB, também ressaltou a importância do projeto para o aperfeiçoamento dos gestores da Educação Profissional. “Considero que esta especialização é estratégica pela parceria com o Dieese e Suprof, na possibilidade de contribuir na formação de gestores de uma Educação Profissional destinada a formação e qualificação profissional de jovens e trabalhadores para a inserção cidadã na vida social e no mundo do trabalho”.

O professor Almerico Lima, superintendente da Educação Profissional, avalia que "esta é mais uma ação de valorização dos profissionais da Educação Profissional da Bahia, destacando também a importância das parcerias com instituições de prestigio como o Dieese e a Ufrb, que não finalizam com este curso, porque estamos discutindo novas turmas da Especialização em Gestão da Educação Profissional,   o  Mestrado Profissional em Educação Profissional e os cursos de atualização técnica e pedagógica para professores" disse.

Mais informações - A especialização é mais uma ação do Governo do Estado de valorização do magistério e de incremento de qualidade da Educação Profissional da Bahia, no qual os gestores terão a oportunidade de conhecer, debater e produzir conhecimento sobre temas com os quais convivem diariamente na gestão escolar, e buscar canais de elaboração técnica e troca de experiências para avançar em seu trabalho e atuação profissional.

Além de qualificar os gestores para estarem aptos em temas relacionados ao exercício de suas funções frente aos novos desafios colocados no contexto da educação do Estado da Bahia, a especialização também objetiva orientar a prática desses profissionais, no sentido de uma compreensão ampliada dos princípios, diretrizes, legislação e processos de ensino e aprendizagem, com vistas ao fortalecimento da gestão da Educação Profissional. 

O curso tem duração de dez meses, com aulas ministradas as sextas-feiras e sábados, quinzenalmente. A carga horária total de 408 horas equivale a 24 créditos, em cinco unidades formativas. 

Especializações em andamento - Mais de 1400 professores da Rede Estadual de ensino estão participando da especialização inédita em Metodologia de Ensino para a Educação Profissional. A pós-graduação está sendo desenvolvida pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) como uma das metas do convênio firmado com a Secretaria da Educação do Estado por meio da Superintendência de Educação Profissional (SUPROF). O curso tem 450 horas/aulas, sendo 300 horas presenciais e 150 horas à distância com atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem - Plataforma Moodle, UNEB. Também por meio de convênio com a UNEB, 44 gestores estão sendo beneficiados no do curso de Especialização em Gestão da Educação Profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário