quinta-feira, 24 de abril de 2014

Seminário Interterritorial é realizado em Santo Amaro

Diferentes atores sociais dos Territórios de Identidade do Baixo Sul, Recôncavo e Vale do Jiquiriça estarão reunidos amanhã (dia 25/04), no município de Santo Amaro, para participar da 8ª edição do Seminário Interterritorial de Educação Profissional. O evento será realizado no Teatro Dona Canô, a partir das 9h.

O Seminário Interterritorial tem como objetivo apontar os caminhos para a ampliação da Educação Profissional na Rede Estadual, cuja matrícula contemplou, em 2013, mais de 69 mil estudantes, em 123 municípios de todos os 27 Territórios de Identidade.

Também tem como função apresentar à sociedade e ao poder público, os avanços quantitativos e qualitativos alcançados com a implantação da Educação Profissional como política pública de Estado, em especial, nos Territórios de Identidade envolvidos que entre 2007 a 2013.2, teve um crescimento de 4.441% no número de matrículas. Em 2007, havia 140 matriculados. Até 2013.2 existiam 6.358 matriculados em 04 cursos de qualificação profissional e 33 cursos técnicos de nível médio, em 15 municípios.

O professor Cristiano Vitório, diretor do Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano, em Santo Amaro, destaca a importância do seminário. “É um evento de prestação de contas do que vem sido investido de 2007 para cá. Para nós de Santo Amaro e do Território do Recôncavo o evento reitera a importância da Educação por promover a emancipação de nossos jovens para o mundo do trabalho dentre de uma filosofia de intervenção e preservação em prol do crescimento coletivo”.

O diretor da Regional de Santo Antônio de Jesus, professor Clovis Esequiel dos Santos, avalia o evento como uma oportunidade para os diferentes atores presentes compreenderem a política pública de Educação Profissional. “Esta é mais uma oportunidade para os diversos segmentos da sociedade avaliar e se apropriar do trabalhamos que realizamos para garantir a qualidade da Educação Profissional na Bahia”.

Valmir Souza, agente de desenvolvimento do territorial Vale do Jiquiriça, da Secretaria do Planejamento (Seplan), disse que “com a troca de ideias entre os presentes estaremos traçando caminhos para implementar esta política pública que vem possibilitando a transformação da realidade de vida da juventude e dos trabalhadores baianos, permitindo que se qualifiquem e permaneçam em suas regiões”.

Para Monique Ferreira Gonçalves, diretora da Regional de Santo Amaro (Direc-31), o Seminário Interterritorial “é uma ação enriquecedora, especialmente, para que os agentes sociais dos Territórios de Identidade envolvidos tenham a oportunidade de compartilhar tudo que acontece em sua região. Nesse dia de discussão iremos avaliar os problemas e avanços de cada Território e, de forma alinhada, estaremos pontuando as demandas para avançarmos ainda mais junto a Educação Profissional, em benefício do nosso povo.”

Diretora da Regional de Valença (Direc-5), Flordolina Angélica de Andrade, destaca que o evento não só um momento de prestação de conta, mas de ouvir o povo. “A Educação Profissional foi planejada com a voz do povo, respeitando as particularidades de cada região. Este seminário reconhece e valoriza estas vozes que estarão presentes para contribuir com os avanços desta política pública de Estado.”

"A realização do evento é importante por tratar da educação profissional. São cursos técnicos que, com certeza, abrem novos caminhos para os que aprendem e se capacitam para entrar ou retornar ao mercado de trabalho", lembra o prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário