quinta-feira, 10 de abril de 2014

Secretaria da Educação realiza Seminário Interterritorial de Educação Profissional em Serrinha

A Secretaria da Educação, por meio da Superintendência de Educação Profissional, realiza amanhã sexta-feira (dia 11/04), em Serrinha, a sétima edição do Seminário Interterritorial da Educação Profissional, que reunirá os Territórios de Identidade do Sisal, da Bacia do Jacuípe e do Portal do Sertão.  O evento acontecerá das 9h às 17h30, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB).

O Seminário tem como objetivo apresentar à sociedade e ao poder público, os avanços quantitativos e qualitativos alcançados com a implantação da Educação Profissional como política pública de Estado, em especial, nos Territórios de Identidade envolvidos que entre 2007 e 2013.2, teve um crescimento 587,9% no numero de matrículas, o equivalente a 988 matriculados em 2007.  Até 2013.2 haviam 6.797 matriculados em 03 cursos de qualificação profissional, 32 cursos técnicos de nível médio, em 15 municípios.  

Na oportunidade, também será apontado os caminhos para a ampliação da Educação Profissional na Rede Estadual, cuja matrícula contemplou, em 2013, 69 mil estudantes, em 123 municípios de todos os 27 Territórios de Identidade. 

Participação popular- O evento reunirá diferentes atores sociais que irão discutir e apresentar proposições a partir de grupos de trabalho. Dentre estes atores, estão sendo convidados: representantes da sociedade civil - coordenação dos Territórios de Identidade, associações, cooperativas, sindicatos de trabalhadores e patronais, movimentos sociais e povos e comunidades tradicionais; representantes dos Poderes Públicos - Governos Federal, Estadual e Municipal, do Legislativo e do Judiciário e representantes do Setor Educacional que atuam na Educação Profissional - Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional, unidades de ensino médio da Rede Estadual de Ensino, Institutos Federais, Universidades Estaduais e Federais. 

Danuzia Maria de Oliveira, diretora do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal (CETEP), em Serrinha, está muito motivada com o Seminário. “Está não é só uma atividade para discutir meios de ampliação desta prática de forma efetiva como política pública educacional, mas também para avaliar as ações que vem sendo desenvolvidas pelos Centros de Educação Profissional e possibilitar a troca de experiências entre os atores presentes”, disse. 

O professor Jivaldo Oliveira, diretor da Diretoria Regional de Educação de Serrinha (Direc-12), destacou o evento estratégico para apontar os novos caminhos da Educação Profissional no Estado. “O Seminário Interterritorial é uma iniciativa relevante que, ao agregar os diferentes atores dos Territórios envolvidos, possibilitará discutir as demandas futuras desta política pública que é a Educação Profissional e, consequentemente, fortalecê-la para o benefício dos jovens e trabalhadores e também para o desenvolvimento do Estado da Bahia”, disse.

Além da discussão das demandas futuras de cursos, os participantes poderão discutir sobre o acesso, permanência e conclusão dos estudantes adolescentes, jovens e adultos, para que estes tenham maiores oportunidades de emprego, trabalho e renda, permanecendo em seus locais de origem, contribuindo e se beneficiando do desenvolvimento do seu Território. Na oportunidade, também será apresentado informações e indicadores vinculados à efetividade social, qualidade pedagógica e ao atendimento às demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos Territórios de Identidade. 

Antônio Carlos Paim Cardoso, prefeito de Amélia Rodrigues e presidente do Consórcio Portal do Sertão, destaca que a Educação Profissional tem trazido um ganho imensurável aos trabalhadores e à juventude baiana. “Os cursos ofertados pelo governo do Estado veio a somar com a oferta das escolas técnicas federais, em especial, chegando naqueles municípios que os trabalhadores e a juventude careciam de qualificação profissional. Aqui no Território de Identidade de Portal do Sertão, por exemplo, o município de Amélia Rodrigues já oferta Educação Profissional, mas estamos na tentativa de que esta oferta seja ampliada, a comunidade deseja a expansão. Uma escuta popular como essa é uma oportunidade para que possamos analisar os caminhos e concretizar estas e outras demandas pontuadas pelos diferentes atores do Território.”

Ademildo Almeida, prefeito de Ipirá, considera que o seminário é mais uma ação enriquecedora em benefício do desenvolvimento dos Territórios envolvidos. “A Educação é o caminho para a transformação social da realidade da nossa sociedade. Esta discussão alinhada entre estes Territórios nos possibilitará compreendermos melhor suas problemáticas, contradições, dificuldades e acertos para que possamos trazer mais benefícios para a região respeitando sua realidade e seus potenciais, proporcionando ainda mais melhoria de vida do nosso povo”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário