terça-feira, 15 de abril de 2014

Estado diploma novos técnicos de nível médio

Foto: Arquivo Suprof
A noite desta segunda-feira (14/04) foi de festa para os 1.616 jovens e trabalhadores diplomados no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, pelo governador da Bahia, Jaques Wagner, pelo secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto e pelo superintendente de Educação Profissional, Almerico Lima, na presença de familiares, gestores, professores e funcionários. Os formandos são concluintes de 32 cursos técnicos de nível médio, ofertados em Salvador e Região Metropolitana.

Foto: Jaques Wagner, governador
O governador Jaques Wagner falou da importância da Educação Profissional, assumida como política pública prioritária da sua gestão. “Como uma pessoa egressa do curso técnico, sempre dei bastante valor a esse sistema educacional. E isso, trago desde a época em que fui ministro do Trabalho, no governo do Presidente Lula. Acredito que quando a pessoa consegue o seu sustento, além de ajudar seus familiares com o suor do seu trabalho, ela se sente mais orgulhosa”, destacou.

O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, ressaltou a expectativa destes jovens e trabalhadores quanto à inserção no mundo do trabalho. “O Estado passa por um novo momento de desenvolvimento, com geração de emprego e renda. É uma vitória para eles e para nós, que temos a consciência de que esses jovens estão mais preparados para as oportunidades oferecidas pelo mundo do trabalho. Além disso, sabemos que este é um passo importantíssimo para o percurso formativo que todos têm pela frente”, acrescentou.


Foto: Almerico Lima,
superintendente de Educação
 Profissional/Arquivo Suprof

O superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, destacou os avanços quantitativos e qualitativos da rede estadual de educação profissional da Bahia que, em 2007, contava com apenas 4.016 vagas, em 22 municípios, e que chega em 2014, com mais de 69 mil matriculas, em 123 municípios, distribuídos nos 27 territórios de identidade. Com esses avanços, acrescentou, a Bahia se consolida como a segunda maior do País na oferta de cursos técnicos de nível médio, atrás apenas do Estado de São Paulo, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

“Isso representa uma soma de esforços, dos formandos com o seu estudo e perseverança, das famílias pelo apoio, dos professores, funcionários e gestores com o trabalho pedagógico e o Governo do Estado, com recursos, diretrizes e a firme vontade política de garantir o direito dos estudantes a um curso técnico. Temos que comemorar esta transformação que a Educação Profissional vem realizando na vida destes jovens e trabalhadores”, comentou.

Novos horizontes - Os formandos são de 11 Centros Estaduais de Educação Profissional de Salvador, Lauro Freitas e Simões Filho, além de 18 unidades escolares compartilhadas que ofertam Educação Profissional. Entre eles estava Rafaela Barros, 18 anos, que concluiu o curso Técnico em Guia de Turismo, do Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior, no bairro de Itapuã, em Salvador. “Tive uma grande oportunidade de aprender um seguimento que é destaque na Bahia. O Turismo nos dá bastantes perspectivas, principalmente com a chegada da Copa do Mundo”. A jovem também falou sobre a oportunidade de estágio que participou, durante o curso. “Foi um dos momentos mais legais ter viajado para a Chapada Diamantina e poder vivenciar, na prática, o que aprendia na teoria”, fala entusiasmada.

Outro estudante, Lourisvaldo Leite, 20 anos, técnico em Edificação fala do caminho percorrido durante o curso. “Logo no começo, consegui já um emprego como jovem aprendiz, depois me tornei auxiliar em Edificação. Agora, com a formatura, chego a técnico”. Para ele, a oportunidade foi fundamental para uma mudança de vida. “Percebo que a qualidade do ensino me deu uma base muito boa para enfrentar o mercado de trabalho. Espero, depois, seguir para uma faculdade e me sinto confiante para mais esta etapa”, finalizou.

Os novos técnicos formados são dos cursos técnicos em Administração, Alimentos, Análises Clínicas, Análises Químicas, Biocombustíveis, Comércio, Conservação e Restauro, Contabilidade, Cozinha, Desenho em Construção Civil, Documentação Musical, Edificações, Eletromecânica, Eletrotécnica, Enfermagem, Gerência em Saúde, Guia de Turismo, Hospedagem, Informática, Instrumento Musical, Logística, Manutenção Automotiva, Manutenção e Suporte em Informática, Meio Ambiente, Nutrição e Dietética, Rede de Computadores, Refrigeração e Climatização, Secretariado, Segurança do Trabalho, Serviços Condominiais, Serviços Públicos e Vendas.

Fonte: Portal da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário