quarta-feira, 23 de abril de 2014

Estudantes do CETEP Médio Rio de Contas participam do Seminário Territorial do Cacau e Chocolate

Estudantes dos cursos técnicos em Agronegócio, Agroindústria, Agroecologia, Análises Clínicas, Enfermagem, Farmácia, Meio Ambiente, Nutrição e Saúde Bucal, além dos estudantes do curso de qualificação profissional em Alimentação do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Rio das Contas (CETEP), em Ipiaú, participam até amanhã (dia 24/04), do Seminário Territorial do Cacau e Chocolate “I Agrocacau: do cacau ao chocolate”.

A atividade está acontecendo na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), das 8h30 às 17h30, e é uma iniciativa da Câmara Territorial do Cacau e do Chocolate, representada por alguns membros integrantes da Câmara, a exemplo do CETEP, do Território de Identidade do Médio Rio das Contas, da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), do IF Baiano Campus Uruçuca e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).


O Seminário Territorial do Cacau e Chocolate está oportunizando aos estudantes, especialmente, do curso técnico em Agronegócio e de qualificação profissional em Alimentos, apresentarem aos visitantes experimentos elaborados nos laboratórios do Centro, além de possibilitar o aperfeiçoamento dos seus conhecimentos ao vivenciarem situações reais do cotidiano das futuras profissões em contato com a prática e com profissionais mais experientes.

Distribuídos em estandes, os futuros técnicos em Agronegócio estão expondo alimentos, a exemplo de: cocada amarga de cacau; trufas com recheios funcionais (sementes de abóbora, melão e  melancia). Já os estudantes do curso de qualificação Profissional em Alimentação produziram outras iguarias, a exemplo de: brigadeiros de casca de banana; licor de pimenta e chocolate; sorvetes de cacau; ovos de páscoa, dentre outros. Os produtos expostos estão disponíveis para degustação do público. As receitas serão publicadas, posteriormente, no livro “Das pedras aos sabores”.

Rodrigo Pereira Brandão, 16, estudante do 2º do curso técnico em Agronegócio, está participando do evento e conta que a experiência está sendo fantástica. “Ensinamos aos visitantes como produzir estas guloseimas e eles nos trazem outras experiências também. É uma troca de saberes. Eles ficam empolgados com nosso trabalho e nos elogiam bastante. A trufa de chocolate com recheio de abóbora, por exemplo, está fazendo muito sucesso”, disse.

Programação- Além da apreciação das iguarias, quem for ao evento pode participar das palestras, ministradas por profissionais do Território, que abordam diferentes temas: inovação e mecanização da lavoura cacaueira; melhoria da qualidade do cacau; tecnologia de pós colheita do cacau fino; equipamentos e produção de chocolate; tendências atuais para o mercado do chocolate. Estão participando das palestras cerca de 90 estudantes dos cursos técnicos em Saúde Bucal, Farmácia, Meio Ambiente, Nutrição, Enfermagem, Agroindústria, Agroecologia e Análises Clínicas.

A professora Edneide Alves Nascimento, coordenadora da atividade, considera que a atividade busca aproximar o estudante da realidade do mundo do trabalho. “Estas ações permitem que nossos estudantes ampliem seus conhecimentos, valorizarem-se enquanto sujeitos e fazedores das suas histórias e se aproximarem da pesquisa, debate e discussões, melhorando o potencial de discussão e oralidade; construção posterior de relatos de experiências através da escrita de textos com coesão e coerência, além de mostrar para o público o quanto estão sendo bem preparados para adentrar no mundo do trabalho”, disse.

Parceria- Eritan Alves, diretor do Centro, destaca a importância da parceria entre as instituições que integram Câmara Territorial do Cacau e do Chocolate para  promoção do desenvolvimento social e tecnológico em benefício do Território. “Esta é a primeira ação da Câmara Territorial do Cacau e do Chocolate, instalada em dezembro do ano passado, configurando-se como um espaço de divulgação de ideias e troca de experiências exitosas entre todos os agentes da região”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário