quarta-feira, 16 de abril de 2014

Educação Profissional da Bahia: parceria entre Setre e Sec contribui para o acesso ao emprego

Os 1.616 formandos da Educação Profissional que participaram da solenidade de formatura realizada na última segunda-feira (dia 14/04), no Centro de Convenções, em Salvador, tiveram a oportunidade de realizar cadastro no Sistema Estadual de Intermediação para o Trabalho (SineBahia), da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Além de possibilitar o cadastramento dos formandos, a Setre ofereceu a emissão de carteira de trabalho. 

A ação, realizada pelo quarto ano consecutivo, é fruto da parceria da Secretaria da Educação, por meio da Superintendência de Educação Profissional, com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).


Vinicius Caique Santos Macedo, 18, formando do curso técnico em Informática, pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaías Alves (CEEP), em Salvador, foi um dos beneficiados pelo atendimento. Ele conta que ontem foi convocado para participar de uma seleção de trabalho.  “Essa estratégia foi fantástica! Foi possível unir o útil ao agradável. Ontem participei de uma seleção para trabalhar na área. Estou ansioso para saber o resultado. Agora é só aguardar, a sorte foi lançada”, comemora o jovem.

A superintendente de Desenvolvimento do Trabalho da Setre, Maria Thereza Andrade, ressaltou a importância da parceria em benefício destes novos técnicos de nível médio. “O ingresso no mercado de trabalho é o objetivo final da formação profissional, por isso, levamos um balcão do SineBahia ao evento, para que os jovens pudessem fazer o seu cadastramento e facilitar esse acesso”, justifica. 

O superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, destaca que "nosso objetivo é cadastrar todo técnico em formação na Educação Profissional da Bahia, no último ano e últimos módulos, no SineBahia, dessa forma os órgãos empregadores saberão da sua disponibilidade, antes mesmo da formatura. Também queremos articular com o microcrédito e com a economia solidária. Assim viabilizamos também o trabalho autônomo, o empreendedorismo individual e o cooperativismo. Esta articulação entre educação e trabalho faz diferença no acesso ao trabalho decente, registrado e com seguridade", disse.

Mais informações sobre o SineBahia -  O SineBahia tem como propósito promover a inserção do maior número possível de trabalhadores no mundo do trabalho assim como outros serviços. Confira a unidade mais próxima de você: 
http://www.portaldotrabalho.ba.gov.br/servicos/trabalhador/unidades-sinebahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário