segunda-feira, 14 de abril de 2014

Estado forma 1.616 técnicos de nível médio em Salvador e Região Metropolitana

Foto: Portal da Educação
O Governo do Estado celebra hoje (dia 14/04), às 19h, no Salão Yemanjá do Centro de Convenções, em Salvador, a formatura de 1.616 novos técnicos de nível médio, jovens e trabalhadores, de Centros Estaduais de Educação Profissional e unidades escolares de Salvador e Região Metropolitana.

Além de formandos, familiares, gestores, professores e funcionários, a formatura contará com a presença do Governador Jaques Wagner, do secretário de Educação, professor Osvaldo Barreto, do superintendente de Educação Profissional, professor Almerico Lima e de outras autoridades governamentais, representantes do empresariado e sindicatos.

Esta é a quinta formatura realizada em Salvador desde 2010, quando o Governo do Estado passou a investir na Educação Profissional como Política Pública de Estado. Nesse período, a oferta ampliou de 4 mil para de 69 mil matriculas, de 22 para 123 municípios, distribuídos nos 27 territórios de identidade, possibilitando à Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia ser estabelecida como  a segunda maior do país, atrás apenas do Estado de São Paulo, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
O professor Almerico Lima, superintendente de Educação Profissional, parabeniza os formandos e comenta que a formatura é apenas o início de um processo de ampliação das oportunidades, a passagem para um novo período por meio da inserção no mundo do trabalho na condição de técnico. “O esforço coletivo, com o seu estudo e perseverança; o apoio da família; os professores, funcionários e gestores com o trabalho pedagógico; e o Governo do Estado, com recursos, diretrizes e a firme vontade política de garantir o seu direito a um curso técnico - construíram esta vitória. Temos que comemorar esta transformação que a Educação Profissional vem realizando na vida destes jovens e trabalhadores. Com estes são mais de 30 mil jovens e trabalhadores que estão preparados para atender e se beneficiar das demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental da nossa Bahia”, comemora.

Os formandos são oriundos de 11 Centros Estaduais de Educação Profissional de Salvador, Lauro Freitas e Simões Filho, além de dezesseis unidades escolares compartilhadas que ofertam Educação Profissional na capital e mais duas unidades escolares compartilhadas da Região Metropolitana de Salvador.

Os novos técnicos são dos cursos técnicos em Administração, Alimentos, Análises Clínicas, Análises Químicas, Biocombustíveis, Comércio, Conservação e Restauro, Contabilidade, Cozinha, Desenho em Construção Civil, Documentação Musical, Edificações, Eletromecânica, Eletrotécnica, Enfermagem, Gerência em Saúde, Guia de Turismo, Hospedagem, Informática, Instrumento Musical, Logística, Manutenção Automotiva, Manutenção e Suporte em Informática, Meio Ambiente, Nutrição e Dietética, Rede de Computadores, Refrigeração e Climatização, Secretariado, Segurança do Trabalho, Serviços Condominiais, Serviços Públicos e Vendas.

Mudança de realidade – A formatura também marca a reafirmação da escola pública como escola de qualidade, capaz de formar pessoas humanas, cidadãos trabalhadores e sujeitos de direito, aptos para contribuir e se beneficiar com o desenvolvimento socioeconômico-ambiental do seu local de origem.

Para Cosme Dionísio Conceição, representante do Colegiado dos Pais do Colégio Escolar do Colégio Estadual Noêmia Rego e coordenador de Educação e Saúde, no Conselho de Moradores do Bairro de Valéria, em Salvador, a formatura vai além da valorização profissional, da melhoria da condição financeira, mas, sobretudo, favorece a mudança na auto-estima destes jovens e da suas famílias. “O curso veio para mostrar que eles têm potencial e capacidade de transformar a realidade do seu bairro, da sua cidade, do seu Estado. Hoje eles pensam grande, não é porque eles são pretos, pobres e da periferia que são diferentes de outros jovens da zona Sul. Hoje, nossa juventude sabe que têm qualificação e que pode crescer muito na vida. A gente sente a mudança de auto-estima não só neles, mas também em suas  famílias”, afirmou.


Foto: Bianca

Bianca Araújo dos Santos, 18, é uma das formandas do curso técnico em Administração, pelo Colégio Estadual Noêmia Rego, em Salvador. Moradora do bairro da Valéria, ela conta que ao pensar no futuro, não encontrava grandes perspectivas de crescimento e com o curso concluído consegue enxergar outros rumos que sua vida terá. “Antes de termos estes cursos gratuitos, me preocupava bastante com meu futuro. Tive a oportunidade de me qualificar aqui no colégio e poder trabalhar aqui mesmo no bairro Valéria, onde nasci e resido. Tenho o reconhecimento tanto da escola e da minha família por ter superando minhas fragilidades e dificuldades, quanto da empresa onde exerço a função de técnica administrativa”, ressaltou a formanda, que trabalha em uma farmácia do bairro.

Antônio Cézar Reis Barbosa, dono da farmácia onde Bianca atua, considera que boa atuação da formanda reflete a qualidade dos cursos técnicos ofertados na escola pública estadual. “A excelente atuação de Bianca respalda a qualidade do ensino da escola pública. Ao contrário do que muita gente pensa, a escola pública tem gente boa sim, comprometida com os estudos e consciente do seu papel na sociedade enquanto ser humano e profissional. Bianca é um exemplo de jovem nascida num bairro da periferia que superou suas dificuldades e que está tendo a oportunidade de mudar a realidade de sua vida”, disse.
Foto: Elvira

Elvira Lima Marques dos Santos, 19, é uma das formandas do curso técnico em Eletrotécnica, pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira (CEEP), em Salvador. Ela está atuando na área e comemora os benefícios que a inserção no mundo do trabalho vem oportunizando. “Tenho 19 anos e graças a este curso já consegui meu primeiro emprego com carteira assinada. Venho alcançando coisas na minha vida que nunca pensei em ter, o reconhecimento profissional, a valorização enquanto técnica no meu trabalho, nossa, são muitas conquistas. Sei que sou motivo de orgulho para minha mãe, para minha irmã e para meu marido. Meu limite é crescer ainda mais profissionalmente, quem sabe até trabalhar numa multinacional”, disse a formanda que atua em uma empresa de montagem de eletrônicos em Lauro de Freitas.

Diana Lima Marques, mãe da formanda Elvira Lima, afirma que o sentimento é de gratificação e de dever cumprido. Além de Elvira, ela formou em 2009, sua filha mais velha Kamilla Lima Marques, no curso técnico em Eletromecânica, também pelo CEEP em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira. “Ver minhas duas filhas conquistando seus sonhos e tendo possibilidades de ter uma vida melhor é muita emoção e felicidade. Chegar até aqui não foi fácil, sou mãe solteira, passei por muitas dificuldades, o desafio foi muito grande, mas vencemos. Sei que minhas meninas são exemplos para os pais e para esta juventude que não pode perder a oportunidade de se qualificar”, comemora.
Foto: Davi  acompanhados da colega
de turma (D)e professora (C) 

Carlos Davi Barreto Marinho, formando do curso técnico em Enfermagem pelo CEEP em Saúde e Tecnologia da Informação Carlos Correa de Menezes Sant'Anna, em Salvador, afirma que a formação construída ao longo do curso o qualificou para ser um profissional capacitado.  “Teimava porque não queria estudar. Ingressei nesse curso e me apaixonei. Hoje me sinto uma pessoa qualificada e alcancei várias graças na minha vida. Ganhei uma bolsa integral e estou fazendo minha faculdade. E, o melhor de tudo, foi passar por uma seleção com profissionais mais experientes e ser contratado para atuar em uma Home Care. Parece um sonho! Estou tendo melhorias na minha vida, tô podendo arrumar minha casa, ter um quarto do jeito que sempre sonhei, comprei minha televisão”, comemora o formando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário