quinta-feira, 7 de outubro de 2010

CETEP de Vitória da Conquista apresenta experiências dos cursos técnicos à comunidade

Conhecimento, evolução humana e inserção no mundo do trabalho foi o tema do projeto realizado nos dias 28 e 29 de setembro pelo Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista. Nestes dois dias, foram promovidas palestras e montados 16 estandes, com o objetivo de apresentar aos conquistenses o papel do CETEP na formação dos jovens e trabalhadores/as do território por meio da Educação Profissional e como estes jovens estão sendo preparados para o mundo do trabalho.

Gestores, professores e os mais de mil estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Informática, Contabilidade, Agroecologia, Agropecuária, Enfermagem e Edificações prestaram informações sobre a Educação Profissional no território e também diferentes serviços à sociedade. Nos estandes, os estudantes de Enfermagem, por exemplo, realizaram atendimentos como aferição da pressão arterial, fizeram teste de glicemia e orientaram, inclusive com uso de fantasias, sobre as doenças sexualmente transmissíveis.
Os estudantes de Agropecuária mostraram características de culturas como a do café, apresentaram caprinos e explicaram questões relacionadas ao manejo e expuseram a produção de comportas de frutas como goiaba e manga, cujas técnicas de produção aprendem durante o curso.
Quem visitou o estande do curso de Edificações pode fazer consultas e muita gente saiu com plantas baixas em mãos. Preocupados com a questão ambiental, os estudantes de Agroecologia mostraram como reaproveitar recipientes usados, como pneus, para a plantação de hortaliças e enfatizaram a diferença entre orgânicos e produtos cultivados com agrotóxicos.

A diretora do CETEP, Lílian Moura, disse que os estudantes puderam evidenciar as inovações tecnológicas e as profissões que compõem cada área de conhecimento. “A grande visitação aos estandes demonstrou o interesse da comunidade pelos temas abordados e também em conhecer a instituição e os cursos ofertados. Mas o grande benefício foi para a própria comunidade escolar. Os estudantes perceberam ainda mais como podem ser inseridos no mundo do trabalho e a importância da qualificação que eles devem ter e buscar, cada vez mais, por meios dos cursos que fazem”.

A estudante Giulia Lacerda, 15 anos, do curso Técnico em Edificações, adorou o contato com a comunidade. “O contato com a comunidade foi algo diferente, tive a sensação de que estou aprendendo muito no curso, e posso passar para outras pessoas este conhecimento”.

Para Elaine Freire, 15 anos, do Técnico em Agroecologia, a aprendizagem foi coletiva. “Todos nós percebemos o quão é fácil cultivar o modo agroecológico em casa. Para a população isso é importante, muitos alimentos são considerados verdadeiros “venenos” e cultivando em casa é possível preservar o meio ambiente reciclando recipientes e até a água, levando em conta que a maior parte da água potável do mundo é voltada para a agricultura”, ensina.

15 comentários:

  1. tá certo, o projeto foi ótimo, eu tb sou aluno de edificações do cetep-vc, i acho que naum deveria aparecer comentário de um ou dois alunos, mas sim de todos ou de ninguém, i as fotos deveriam ser de todos os alunos sempre, naum de um ou dois.
    mas fora isso o projeto foi ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rodrigo!

    Obrigada por seu comentário. Todos os comentários enviados são publicados no blog. Seria ótimo que seus/as colegas também pudessem ser seguidores e nos enviassem comentários. Vc é um exemplo e pode incentivá-los/as a também enviar suas opiniões que publicaremos com maior satisfação. Quanto às fotos, precisamos fazer uma edição prévia, pois nos são enviadas muitas fotos e informações dos nossos centros territoriais, estaduais e unidades que ofertam EP e precisamos contemplar a todos/as.

    Obrigada pela atenção.

    Att,

    Adm blog

    ResponderExcluir
  3. aFF
    naquela primeira foto eu fui o único que naum saiu
    so deu pra ver um pedacinho do meu boné(vermelho)
    ricardo que nem vem pra escoladireito saiu
    so lamentos (sou azarento)!

    ResponderExcluir
  4. eu quero saber que dia vai começar as aulas do CETEP! obrigado

    ResponderExcluir
  5. Igor,

    bom dia! Diante da reforma da unidade, as aulas no CETEP Vitória da Conquista foram iniciadas ontem. Qualquer dúvida, pode entrar em contato conosco.

    Att,

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  6. Beatriz...Quais as areas de trabalho para um estudante do curso tec em comercio

    ResponderExcluir
  7. sou de do CETEP, de Teixeira de Freitas e queria saber se eu poderia me transferir daqui para o colegio dai,sem nenhum problema e sem correr risco de ficar para tras nos assuntos ,atividades e prajetos que por acaso estejem ocorrendo no mesmo.Pois curso Enfermagem ,um curso que na minha opinião,não da pra perder um so assunto.

    ResponderExcluir
  8. Brenda,

    orientamos você procurar o gestor do Centro, para análise da situação, verificando a possibilidade de atender a sua solicitação.

    Adm Blog.

    ResponderExcluir
  9. Beatriz,

    para quem quer ser técnico em comércio poderá atuar em Instituições públicas, privadas e do terceiro setor, comércio. Boa Sorte!!!

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  10. Ola me chamo Nycollas e quero muito
    estudar no cetep vitória da conquista
    mas não sei que documentos preciso levar
    e queria saber se poderiam me informar
    email nycollas_santos2@hotmail.com
    espero que ajudem.

    ResponderExcluir
  11. A forma de acesso aos cursos ofertados no CETEP de Vitória da Conquista é por meio do sorteio eletrônico.

    O sorteio eletrônico é realizado na modalidade Prosub, ou seja, para quem já terminou o ensino médio em escola pública e quer voltar a fazer um curso técnico de nível médio.

    Provavelmente, as próximas inscrições serão realizadas no final deste ano. Nos acompanhe aqui pelo blog, no twitter: @EPdaBahia, orkut: Educação Profissional da Bahia ou pelo Facebook: Educação Profissional da Bahia para ficar bem informado.

    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  12. Sou aluno do cetep, e o projeto de 2010 foi otimo, so espero qui os outros sejam assim !!!!

    ResponderExcluir
  13. gostaria de saber quando vai sair os nomes das pessoas que estavam na reserva do sorteio eletrônico 2013 e conseguiram uma vaga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Debora,

      os estudantes que ficaram no cadastro de reserva só serão chamados se houver desistência e/ou desclassificação de candidatos que foram convocados. Neste caso, o estudante receberá uma notificação por email. Boa Sorte!

      Excluir