quinta-feira, 28 de outubro de 2010

SEC distribui mais 80 mil livros para estudantes do Trilha/ ProJovem Urbano

A Secretaria da Educação iniciou nesta semana a distribuição de mais 80 mil livros, encaminhados pelo Ministério da Educação (MEC), para serem utilizados nas aulas do Programa Tilha/ProJovem Urbano. Três carretas carregadas com os exemplares saíram de Salvador para 36 escolas da rede pública localizadas em 31 municípios. Esta é a segunda remessa de livros para o Tilha/Projovem Urbano, o que totaliza 167 mil exemplares distribuidos em 2010.

No mês de abril foram encaminhados 87 mil livros para municípios como: Aurelino Leal, Ubaitaba, Amargosa, Valença, Gandu, Coaraci, Ibicaraí, Canavieiras, Jaguaquara, Jequié, Ipiaú, Barra do Choça, Caetité, Guanambi e Itapetinga. No primeiro lote desta segunda remessa, mais de 31 mil livros irão beneficiar os estudantes de Euclides da Cunha, Paulo Afonso, Tucano, Entre Rios, Cícero Dantas, Mata de São João, Candeias, Santo Amaro, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Nazaré e Vera Cruz. O segundo e o terceiro lote serão entregues ainda em novembro em cidades do Sul, Sudoeste e Oeste.

Além de livros de disciplinas da Matriz Curricular nacional, como português e matemática, as carretas vão levar para o interior do Estado exemplares referentes aos Arcos Ocupacionais que são diretamente relacionados à qualificação profissional.

Mais de 13.500 unidades de material escolar como caneta, lápis, borracha, cadernos , giz também foram encaminhados às Diretorias Regionais da Educação (Direcs), para serem entregues aos estudantes e professores do Tilha/ProJovem Urbano. Os kits deverão ser distribuídos nas escolares dos 70 municípios que possuem o programa. Mais de 11 mil jovens serão beneficiados.

Sobre o TRILHA/Projovem Urbano

O Trilha/Projovem Urbano e o Trilha/SEC são duas ações desenvolvidas pela Secretaria da Educação, no âmbito da Suprof, dentro do Programa Tilha - Programa Estadual de Inserção de Jovens no Mundo do Trabalho – com ações em diferentes secretarias. O Trilha foi criado pelo Decreto Estadual de nº 11.262, em 21 de outubro de 2008, com objetivo central de inserir jovens em atividades produtivas, seja em postos formais de trabalho ou em atividades empreendedoras para a geração de renda, a exemplo da economia solidária, motivando-os para o exercício da cidadania. A terceira ação do Trilha na Secretaria da Educação é o Trilha/Projovem Saberes da Terra, executada pela Superintendência de Educação Básica (SUDEB).

O Trilha/Projovem Urbano é dirigido a jovens e trabalhadores/as, com idade entre 18 e 29 anos de idade, que não concluíram o ensino fundamental (8ª série) e que estão fora da escola. Os cursos do Trilha/ Projovem Urbano têm duração de 18 meses e são ministrados na Rede Estadual de Ensino em apenas um turno. Esse programa estimula o retorno dos jovens e trabalhadores/as para a escola. Ao mesmo tempo em que o estudante faz o curso de iniciação profissional, conclui o ensino fundamental (8º série) e se prepara para o mundo do trabalho. Outra vantagem é que, durante o curso, o/a estudante recebe uma bolsa-auxílio de R$ 100 por mês e depois poderá continuar sua formação fazendo um dos cursos da Educação Profissional ofertados na rede estadual.

O Trilha/ProJovem Urbano oferece 12 cursos: Agroextrativismo, Alimentação, Construções e Reparos I, Construções e Reparos II, Metalmecânica, Saúde, Pesca/Piscicultura, Madeira e Móveis, Telemática, Turismo e Hospitalidade, Vestuário e Joalheria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário