quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Estudantes de Informática conhecem uso de tecnologias em usina de etanol

Estudantes do curso técnico em Informática do Colégio Polivalente de Itanhém participaram de uma aula de campo na Usina Santa Maria, município de Medeiros Neto, para verificar como ocorre o uso de tecnologias da informação na fabricação do álcool (etanol). Durante visita guiada, os/as estudantes percorreram setores da usina e puderam perceber as reais potencialidades que o curso que fazem proporcionam em diferentes áreas do conhecimento.

Outra questão muito abordada durante a aula de campo na usina foi o cuidado com o meio ambiente, um dos temas, aliás, que norteiam o Plano de Educação Profissional da Bahia, pois prevê a qualificação e formação dos jovens e trabalhadores/as baianos de maneira alinhada com o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado. Nesse sentido, os/as estudantes conheceram desde o processo industrial do etanol até o plantio da cana-de-açúcar.

A estudante do primeiro ano do curso Técnico de Informática, Alane Ferreira, disse que a aula de campo trouxe grandes contribuições para o seu cotidiano. “De certa forma nos ensina que devemos ter um pensamento ecológico: reflorestar, não poluir e ter a consciência de que devemos atuar diretamente no meio em que vivemos”, afirma. A colega Luciene Santos também acredita que a aula contribuiu para uma maior compreensão da dinâmica do mundo do trabalho. “Foi possível conhecer todo o ambiente de trabalho e diferentes funções sendo executadas por funcionários das mais diversas áreas”.

Para o coordenador do curso Técnico em Informática do Colégio Polivalente, Elton Machado, “os estudantes puderam perceberam melhor as potencialidades de inserção no mundo do trabalho que o curso técnico proporciona, além da responsabilidade de todos nós com o meio em que vivemos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário