sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Trilha/Educação beneficia 200 jovens em Governador Mangabeira

Sônia Silva é um/a entre os/as 200 estudantes inscritos no Programa Trilha - Programa Estadual de Inserção de Jovens no Mundo do Trabalho – desenvolvido pelo Estado, em Governador Mangabeira. Na última segunda-feira (dia 18), Sônia participou, no município, da aula inaugural da primeira turma geral do Trilha/Educação, uma das ações do Programa Trilha sob a coordenação da Secretaria da Educação. “Este programa acho que é um meio de trazer uma oportunidade de trabalho para mim, para ter um futuro melhor pra mim e para meus filhos. Tô animada para voltar pra sala de aula”, festeja.

As aulas regulares começaram na terça (dia 19), prosseguirão pelos próximos 18 meses e estão sendo realizadas no Centro Educacional professora Angelita Gesteira, no centro de Governador Mangabeira, e no Centro Educacional professor Agnaldo Viana Pereira, no Distrito de Quixabeira, beneficiando, principalmente, jovens oriundos da zona rural. A carga horária será de 2 mil horas/aulas.

Os/as jovens receberão certificado de concluintes do ensino fundamental e outro certificado de qualificação profissional de 390 horas, do arco Metalmecânica. Assim, estarão aptos a exercer uma profissão ou então a continuar a formação profissional ingressando em um dos cursos técnicos de nível médio ofertados pela rede Estadual de Educação Profissional.

A representante do Território do Recôncavo, Rosana Vieira, disse que a chegada de mais um programa voltado à educação e formação profissional para jovens e trabalhadores/as do Recôncavo, reflete um processo de resgate e de inclusão social promovido pelo Governo do Estado. “Programas como o Trilha/Educação vêm para potencializar a juventude, nosso povo num território com povos, como os quilombolas, historicamente excluídos. Estes programas, o Trilha, o Projovem e o Topa resgatam o pertencimento deste pessoal e fazem com que a gente não saia do nosso território e sim, cresça junto com ele”, acredita.

A secretária da Educação de Governador Mangabeira disse que Trilha/Educação é a resposta de um compromisso assumido pelo Estado com aqueles que deixaram de estudar. “O Trilha/Educação vai resgatar adolescente e até adultos que há muito tempo deixaram de estudar ou que não tiveram a oportunidade de dar continuidade aos seus estudos”.

A educadora de formação cidadã, Aniaci Silva, acredita que o Trilha/Educação contribuirá para que os/as estudantes tenham um diferencial de vida. “Além de estudar o ensino básico, este arco é uma participação cidadã em relação à comunidade e a questão do trabalho, que é fundamental e será estimulada ainda mais”.

Para a diretora de Formação Inicial e Continuada da Superintendência de Educação Profissional, Tatiana Scalco, “a implantação do Trilha/Educação significa o atendimento de parte da demanda existente de ensino de jovens e adultos e de qualificação profissional na Bahia. É uma resposta do governo da Bahia a estes jovens. Destaca-se que em Governador Mangabeira esta ação conta com a parceria da prefeitura municipal”, conclui.

Sobre o Trilha/SEC

O Trilha/Educação faz parte do Trilha - Programa Estadual de Inserção de Jovens no Mundo do Trabalho – com ações em diferentes secretarias. O Trilha foi criado pelo Decreto Estadual de nº 11.262, em 21 de outubro de 2008, com objetivo central de inserir jovens em atividades produtivas, seja em postos formais de trabalho ou em atividades empreendedoras para a geração de renda, a exemplo da economia solidária, motivando-os para o exercício da cidadania.

O Trilha/Educação e o Trilha/Projovem Urbano são duas das ações desenvolvidas pela Secretaria da Educação no âmbito do Trilha, por meio da Suprof. A terceira ação do Trilha na Secretaria da Educação é o Trilha/Projovem Saberes da Terra, executado pela Superintendência de Educação Básica (SUDEB).

O objetivo destas ações é estimular o retorno dos jovens às salas de aula, promovendo a elevação da escolaridade, a certificação da educação básica, a qualificação profissional e a ação comunitária, contribuindo para a formação integral dos jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário