quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Estudantes da Educação Profissional consolidam formação técnica com o estágio

A estudante Giovania Santos (foto), do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira, vive um momento especial na sua vida: o estágio. Prestes a se formar em Administração, ela encontrou no estágio realizado no Centro Administrativo da Bahia, a possibilidade de aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos no curso e acha que está preparada para encarar os desafios do mundo do trabalho. “Vou sair daqui formada e vou ter experiência de dois anos comprovada na carteira. O curso me enriqueceu muito e tô conhecendo como é o mundo do trabalho e recebendo meu dinheiro que estou guardando para investir no futuro”, comemora.

Assim como Giovania, mais de 3.600 estudantes da rede de Educação Profissional da Bahia estão fazendo estágio. Os centros e unidades que ofertam Educação Profissional devem ter um papel ativo na busca de parceiros para possibilitar a formação de convênio e acesso dos/das estudantes ao estágio. Para encaminhar os estudantes ao mundo do trabalho, por meio do estágio, está sendo implantado na rede de Educação Profissional da Bahia, o Sistema de Integração Escola Mundo do Trabalho.

Seguro Obrigatório
- Para fazer o estágio, é necessário que seja contratado um seguro contra acidentes pessoais para cada estudante. O valor é estabelecido de acordo com o número de estudantes segurados e deve ser pago por quem oferece o estágio. Quando o estágio for em órgãos públicos ou entidades sem fins lucrativos, que comprovadamente não possam assumir esta despesa, o seguro é pago pelo Estado.

O estágio é tão importante quanto às demais disciplinas, mas ele tem um diferencial para o amadurecimento do/a estudante. No estágio, o/a estudante tem a vivência com situações reais do trabalho, da formação técnica, daquilo que ele vai aplicar no cotidiano do mundo do trabalho e também das relações humanas. O estágio é, portanto, mais um passo importantíssimo para sua preparação para o mundo do trabalho e para a vida.

4 comentários:

  1. olá gostaria de saber quando vai ter a inscrição para o segundo semestre de 2011 para o curso técnico de ensino médio para quem completou em 2010.Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Artur,

    a previsão de inscrição para cursos técnicos de nível médio na forma de articulação subsequente será no final do próximo semestre: outubro/novembro. Acompanhe notícias aqui pelo Blog da EP, nas redes sociais(twitter, orkut, facebook) ou pelo Portal da Educação.

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  3. ola boa tarde..
    meu nome renilda e tenho muito enterece em por a minha neta para estudar ai ela vai fazer o 7º ano vcs podem me informar o que precisa para fazer a matricula o email e esse francielly-duarte00@hotmail.com...
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francielly,

      boa tarde! as inscrições encerram hoje ( dia 27), às 20h. Os estudantes e seus familiares devem se dirigir a qualquer escola estadual, independentemente da que deseja estudar. Quem está de férias na capital, por exemplo, pode fazer sua matrícula para uma escola do interior. Mais informações estão disponíveis no telefone 0800 285-8000 (ligação gratuita).

      Documentação: Para efetivação da matrícula o aluno deverá entregar a seguinte documentação:

      Original do histórico escolar ou atestado de escolaridade
      Original e cópia da Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade
      Original e cópia do CPF (OBRIGATÓRIO para o curso Técnico de Nível Médio)
      Original e cópia do comprovante de residência
      Código do SETPS (Constante no SalvadorCard) para as escolas do município de Salvador, FACULTATIVO para os estudantes dos cursos de Educação Profissional

      Mais informações confira no Portal da Educação: http://educar.sec.ba.gov.br/matricula2012/?page_id=24

      Boa Sorte!

      Excluir