Uma vida com mais conhecimento, oportunidades e qualificação profissional. Esta é a expectativa de 200 jovens do município de Governador Mangabeira que estão inscritos no Programa Trilha - Programa Estadual de Inserção de Jovens no Mundo do Trabalho – desenvolvido pelo Estado. Na próxima segunda-feira (dia 18), eles/as irão participar da aula inaugural da primeira turma geral do Trilha/SEC, uma das ações do Programa Trilha sob a coordenação da Secretaria da Educação. A solenidade será às 16 horas, no Mangabeira Fest, localizado na Praça Castro Alves, antiga academia Araújo.
As aulas regulares começam na terça (dia 19), prosseguirão pelos próximos 18 meses e serão realizadas no Centro Educacional professora Angelita Gesteira, no centro de Governador Mangabeira, e no Centro Educacional professor Agnaldo Viana Pereira, no Distrito de Quixabeira, beneficiando, principalmente, jovens oriundos da zona rural. A carga horária será de 2 mil horas/aulas.
Os/as jovens receberão certificado de concluintes do ensino fundamental e outro certificado de qualificação profissional de 390 horas, dos arcos Agroextrativismo ou Metalmecânica. Assim, estarão aptos a exercer uma profissão ou então a continuar a formação profissional ingressando em um dos cursos técnicos de nível médio ofertados pela rede Estadual de Educação Profissional.
De acordo com a diretora de Formação Inicial e Continuada da Superintendência de Educação Profissional, Tatiana Scalco, “a implantação do Trilha/SEC significa o atendimento de parte da demanda existente de ensino de jovens e adultos e de qualificação profissional na Bahia. É uma resposta do governo da Bahia a estes jovens. Destaca-se que em Governador Mangabeira esta ação conta com a parceria da prefeitura municipal”, conclui.
Sobre o Trilha/SEC
O Trilha/SEC faz parte do Trilha - Programa Estadual de Inserção de Jovens no Mundo do Trabalho – com ações em diferentes secretarias. O Trilha foi criado pelo Decreto Estadual de nº 11.262, em 21 de outubro de 2008, com objetivo central de inserir jovens em atividades produtivas, seja em postos formais de trabalho ou em atividades empreendedoras para a geração de renda, a exemplo da economia solidária, motivando-os para o exercício da cidadania.
O Trilha/SEC e o Trilha/Projovem Urbano são duas das ações desenvolvidas pela Secretaria da Educação no âmbito do Trilha, por meio da Superintendência da Educação Profissional (Suprof). O Trilha Projovem Urbano é executado em parceria com o Governo Federal. A diferença entre estas ações é a de que o Trilha/SEC é oferecido nos municípios onde não tem Trilha/Projovem Urbano. A terceira ação do Trilha na Secretaria da Educação é o Trilha/Projovem Saberes da Terra, executada pela Superintendência de Educação Básica (SUDEB).
O objetivo destas ações é estimular o retorno dos jovens às salas de aula, promovendo a elevação da escolaridade, a certificação da educação básica, a qualificação profissional e a ação comunitária, contribuindo para a formação integral dos jovens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário