quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Técnicos em Agricultura formados pelo Colégio José Ribeiro são contemplados com bolsa de iniciação científica

Os/as agricultores/as familiares das cidades de Canarana, Barro Alto e Carfarnaum, irão contar com uma assistência técnica toda especial. Oito estudantes concluintes do curso Técnico em Agropecuária do Colégio Estadual José Ribeiro, em Canarana, foram aprovados no edital lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa na Bahia (FAPESB) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). Com a bolsa de pesquisa, os/as estudantes poderão contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar, por meio de ações de assistência técnica e extensão rural nas três cidades do Território de Identidade de Irecê.

O edital contemplou todos os Territórios de Identidade da Bahia. No caso de Irecê o projeto Pesquisa e Assistência Técnica e Extensão Rural teve como foco o desenvolvimento dos sistemas produtivos para o fortalecimento da agricultura familiar, no valor de R$ 1.108.440,00. Neste contexto, foi feita a seleção de diversos profissionais, dentre os quais, os técnicos em Agropecuária que terão uma bolsa com duração de 18 meses a contar do dia 03 de novembro próximo.

Foram selecionados sete técnicas e um técnico concluintes de 2009, do Colégio Estadual José Ribeiro, mediante análise do currículo lattes/CNPQ, cuja elaboração contou com auxílio dos professores do colégio. O professor Carlos Ney, geógrafo, mestre em Engenharia Civil e Ambiental e articulador do curso Técnico em Agropecuária, explicou que uma das ações de orientação e supervisão realizada na unidade escolar é o Programa de Atendimento aos egressos e estudantes do 4º ano. Este programa presta orientações sobre procura por ocupação, por meio de emprego, apresentação nas empresas, comportamento em entrevistas, elaboração de currículo comum e currículo lattes/CNPQ.

“Sobre o currículo lattes fizemos orientações a partir da exigência do referido currículo para a seleção e sentamos com os/as estudantes e ensinamos o passo a passo desde a entrada no site do CNPQ até a impressão do currículo. Também mantemos contato com os egressos por meio de e-mail e telefone celular para avisarmos em primeira mão sobre seleções, concursos e eventos”. Estas iniciativas fazem parte do repertório de ações de orientação profissional estimuladas pela Superintendência da Educação Profissional em todas as unidades escolares que ofertam educação profissional no estado.

AÇÕES AGROAMBIENTAIS - O Colégio Estadual José Ribeiro também realiza atividades e ações pedagógicas de extensão rural, principalmente junto com associações rurais, para contribuir com o desenvolvimento da agropecuária e das comunidades rurais e ao mesmo tempo viabilizar maiores oportunidades de inserção dos técnicos no mundo do trabalho.

Técnicos/as contemplados com a bolsa

Auricélia Guardiana Laranjeira
Elzira Neta Dourado Pereira
Elane Sobreira dos Santos
Darleide Martins da Silva
Juscilene Moreira de Lima
Mariana Pimenta da Silva
Elizomar Guardiano da Silva
Valéria Gonçalves Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário