terça-feira, 20 de dezembro de 2011

SEC realiza 4ª Sessão do Fórum de Educação Profissional da Bahia

A Secretaria da Educação do Estado, com o apoio do Dieese, promove nesta quarta-feira (dia 21), a 4ª Sessão do Fórum de Educação Profissional da Bahia, no Hotel Monte Pascoal, em Salvador. 

O Fórum é uma instância consultiva, foi criado pela Secretaria da Educação em 2006 e reativado em outubro de 2009. Objetiva fortalecer a Política Pública de Educação Profissional da Bahia, oportunizando maior controle e participação social na gestão. Por isso, o fórum é formado por diferentes atores sociais para a articulação, discussão e troca de experiências sobre a Educação Profissional no Estado.

Durante a sessão, que será aberta às 8h30, será realizado o Seminário Expansão da Educação Profissional na Bahia e no Brasil: Programas e Indicadores. A programação envolve apresentação do futuro Programa Bom Trabalho. Outra discussão é a governança do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em mesa que contará com representantes da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Superintendência da Educação Profissional. Ainda pela manhã, o Núcleo de Produção de Informações do Dieese apresentará estatísticas de Educação Profissional, possibilidades e limitações.

No período da tarde, serão apresentadas informações georeferenciadas da Educação Profissional da Bahia e, dentre outras coisas, resultados da oficina Diálogo Social no Território de Identidade do Recôncavo realizado nos dias 19 e 20 de outubro, em Santo Antônio de Jesus.

O superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, disse que a revitalização e a funcionalidade deste Fórum são grandes vitórias da sociedade baiana que pode acompanhar as ações desenvolvidas pela Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia. “Em 2011 o Fórum de Educação Profissional da Bahia se consolida como o espaço institucional adequado para as discussões estratégicas, troca de experiências e controle social, adensado agora com a governança do Pronatec”, afirmou.

Mais sobre o Fórum - Além de representantes dos Centros Territoriais, Estaduais e unidades que ofertam Educação Profissional no Estado, o Fórum agrega representantes da sociedade civil, gestores públicos, da Escola Técnica de Saúde, da Escola de Dança da Fundação Cultural, Universidades Estaduais e Federais, Institutos Federais e o Sistema S.

O Fórum reúne, também, representantes de entidades comunitárias, como a Escola Família Agrícola, dos Territórios de Identidade, setores empresariais, sindicais, movimentos sociais, gestores públicos de secretarias do Estado e instituições representativas dos municípios, como a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Nenhum comentário:

Postar um comentário