O projeto desenvolvido no CEEP integrou educação básica à Educação Profissional. Conforme concepção da Educação Profissional, o projeto intitulado “Explorando o Universo através das Tecnologias de Informação e Comunicação”, estimula a formação científica, base para a compreensão da tecnologia, que seria o estudo da astronomia, ciência, astronáutica e tecnologia e coloca em prática a construção do conhecimento e tecnologia social, como principio pedagógico, em benefício da sociedade.
No mês passado, o projeto foi apresentado no Fórum Mundial de Educação da Microsoft 2011, em Washington, nos Estados Unidos. Para o professor Alex Vieira este tipo de iniciativa valoriza a escola pública e é uma motivação a mais para o trabalho com os estudantes em sala de aula. “No momento em que os trabalhos são expostos e homenageados, tanto no Brasil quanto fora dele, o professor toma novo fôlego para desenvolver atividades inovadoras e criativas, incentivando os seus estudantes pelo mundo da pesquisa. Nosso objetivo agora é expandir a atividade, realizando o projeto de astronomia nos cursos técnicos de Eletrotécnica e Refrigeração”, disse.
O projeto - O projeto Explorando o Universo através das Tecnologias de Informação e Comunicação visa fortalecer ações no campo da pesquisa na educação técnica de nível médio, embora possa ser aplicada também no ensino médio propedêutico. Situado no contexto da disciplina Física, com ações interdisciplinares, a proposta inova o modelo de aprendizagem, pois os estudantes aprendem a trabalhar de forma colaborativa ao incentivar a pesquisa científica na unidade.
Para realizar o projeto, os estudantes participaram de diversas atividades, teóricas e práticas, para debate como grupos de discussão no Windows Live, utilizando software Word Wide Telescope e o Microsoft Office. Ao final, produziram uma rosa dos ventos, um foguete, jornais informativos com o uso da ferramenta Publisher e um diário de bordo reforçando a prática da pesquisa e investigação na educação básica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário