quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Encontro pedagógico discute atualização da matriz curricular de mais dois eixos tecnológicos


A Secretaria da Educação do Estado promoveu até ontem (dia 30), no Hotel Sol Bahia, em Salvador, o último Encontro Pedagógico do ano, com o objetivo de discutir a atualização das matrizes curriculares dos cursos técnicos de nível médio. Desde julho deste ano, professores, gestores e coordenadores dos Centros Territoriais, Estaduais e unidades que ofertam Educação Profissional, participam destas discussões a partir de diferentes eixos tecnológicos. Neste VI Encontro, o foco foram os eixos tecnológicos Recursos Naturais e Produção Alimentícias.
Desta vez, um dos convidados foi o presidente da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Elionaldo Faro Teles, que falou sobre Recursos Naturais e o Mundo do Trabalho. Ele destacou a importância de incentivar e estimular o empreendedorismo e a comercialização da produção rural. Também enfatizou a necessidade de discutir a vida no campo, sobretudo, a agricultura familiar responsável por boa parte da produção rural no país.
Para Elionaldo, os cursos técnicos dos eixos tecnológicos abordados, já refletem essa dimensão na medida em que estimular o empreendedorismo, o cooperativismo e a economia solidária faz parte da concepção pedagógica da Educação Profissional da Bahia que prevê o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico. Para ele, os encontros só retratam o diálogo e a construção coletiva que é feita pela Rede Estadual de Educação Profissional visando a formação integral dos futuros técnicos.
A professora Rosane Garcia, do curso técnico em Agropecuária, do Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo, concorda. “Essas discussões viabilizam a troca de experiências, novos conhecimentos e nos permitem pensar em novas propostas para ampliar ainda mais a qualidade da Educação Profissional”, afirma.

Cursos Técnicos em Recursos Naturais
Cursos Técnicos em Produção Alimentícia
Técnico em Agroextrativismo

Técnico em Alimentos
Técnico em Agroecologia

Técnico em Alimentação
Técnico em Agropecuária

Técnico em Agroindústria
Técnico em Agronegócio

Técnico em Apicultura
Técnico em Agricultura


Técnico em Pesca e Piscicultura


Técnico em Pesca


Nenhum comentário:

Postar um comentário