segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Estudantes da Educação Profissional participam de programação de final de ano no Pelô

Neste fim de ano e início de 2012, o Pelourinho é palco para uma extensa programação cultural promovida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Dentre as opções, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da SecultBA, promove espetáculos gratuitos de dança, balé clássico, música e teatro de rua, executando, também, parcerias com instituições e artistas da Bahia. 

O Centro de Formação em Artes (CFA) da Funceb apresenta a Mostra dos Alunos do Curso de Música, com direção do maestro Letieres Leite. A apresentação, feita em composições de orquestras, duos, trios, corais e outros formatos, ocorre no dia 15 de dezembro (quinta-feira), às 19 horas, no Cruzeiro do São Francisco.

Na sexta-feira, 16 de dezembro, a Escola de Dança da Funceb, que tem parceria com a Rede Estadual de Educação Profissional desde 2008, e o Ballet Bahiano de Tênis (BBT) encenam o clássico O Quebra-Nozes em pleno Centro Histórico de Salvador, num singular encontro de culturas que se repete nas Festas da Diversidade no Pelô.

A parceria entre as instituições integra os estudantes num espetáculo que celebra os 35 anos do BBT, com participação de cerca de 40 jovens da Educação Profissional da Escola de Dança da Funceb.

No sábado, 17 de dezembro, às 19 horas, tem mais uma sessão de O Baile do Menino. Trata-se de uma produção de dança que celebra o diálogo e a convivência entre pessoas e culturas em torno do espírito do Natal: respeito e fraternidade são alguns dos valores trazidos como princípios a serem cultivados entre os povos. Este trabalho marca também o processo de desenvolvimento artístico e educativo vivenciado por cerca de 200 crianças e adolescentes, de 10 a 17 anos, no ano de 2011, na Escola de Dança da Funceb. Todos estes estudantes participam do espetáculo, que tem concepção e direção artística de Tereza Oliveira, figurinos e adereços de Denny Neves e coreografias dos professores da Escola de Dança.

Teatro de Rua nas Festas da Diversidade no Pelô – Valorizando a tradição através da cultura popular, as Festas da Diversidade no Pelô abarcam o Entradas e Bandeiras: A Rua É Nossa Aldeia (Auto de Natal), espetáculo de teatro de rua que se apresenta no Pelourinho em dias variados, a partir de 22 de dezembro, estendendo-se até 14 de janeiro de 2012, sempre das 17 às 19 horas. As sessões acontecem em 22, 23, 29 e 30 de dezembro e 5, 6, 7, 8, 12, 13 e 14 de janeiro.

As cenas misturam teatro, dança e música e têm início no Largo do Pelourinho, de onde os cinco coletivos e grupos de teatro de rua envolvidos (Cia. Gente de Teatro da Bahia, Gueto Poético, 1º de Maio, Filhos da Rua e Felinos), acompanhados por uma banda de sopro e percussão e outros grupos artísticos convidados, seguem em cortejo pelas ruas históricas, encenando o nascimento de Jesus através de manifestações populares que contam a nossa história, como as cantigas de roda, o bumba meu boi, as folias de reis e o caboclo de lança, tendo como local central de cenografia a Praça da Cruz Caída, na Praça da Sé.

O Entradas e Bandeiras: A Rua É Nossa Aldeia (Auto de Natal) homenageia importantes fundadores de reisados de Salvador, tais como Dona Cila, do Terno dos Astros, fundado em 1963; Maria Ribeiro, do Terno das Flores, fundado em 1909; Aloísio Campos, do Terno da Terra, fundado em 1949; João Barreto, do Terno Rancho de Boi; Josefina Gomes, do Terno Estrela do Oriente; Antonio Pereira, do Terno da Lua; Silvano Francisco, do Terno Rosa Menina; e Sue Ribeiro, do Terno do Sol.

Cerca de 50 profissionais, entre atores, dançarinos, técnicos, diretor, equipe de apoio, equipe de produção e equipe de criação, estão envolvidos no espetáculo cujo palco é ao ar livre, dando visibilidade aos artistas de rua. Os integrantes dos grupos ainda participam de oficina de máscara, ministrada pelo artista plástico Luis Amado, de maquiagem e de confecção de estandartes, ministradas pela atriz e arte-educadora Tainã Andrade, coordenadora do Grupo de Teatro Popular Filhos da Rua, que também responde pela direção artística do Entradas e Bandeiras: A Rua É Nossa Aldeia (Auto de Natal), que é realizado pela Capim Rosa Chá Produções Culturais e Eventos, com apoio institucional da Funceb.

Fonte: Ascom Funceb

Nenhum comentário:

Postar um comentário