terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Sorteadas 7.424 vagas para Educação Profissional

Depois de 10 anos sem estudar, a dona de casa Lidiane de Jesus Rodrigues Queiroz recebeu na tarde de hoje (dia 13) uma grande notícia. Ela foi uma das 7.424 pessoas classificadas no 6º sorteio eletrônico da Educação Profissional realizado no Instituto Anísio Teixeira pela Secretaria da Educação do Estado. 

Lidiane Irá fazer o curso técnico de nível médio em Análises Clínicas, em Salvador, e não escondeu a emoção. “Meu Deus, nem tô acreditando. Estou muito feliz, emocionada, com o coração acelerado. Espero fazer o curso e ter um futuro promissor. Este foi meu melhor presente de fim de ano”, comemora ao receber a saudação do marido Carlos Alberto Queiroz. “Ela parou de estudar antes de a gente casar. Temos um filho de 10 anos e nesse tempo ela se dedicou a cuidar dele e da casa. Agora resolveu voltar a estudar. Estou muito feliz por ela que terá mais chances de entrar no mundo do trabalho. Parabéns filha”, acrescenta entusiasmado.

Ao todo foram realizadas 115.846 inscrições para os Centros Territoriais e Estaduais da Educação Profissional na capital e interior. O sorteio foi acompanhado por órgãos controladores do Estado. Representando o Ministério Público e a Procuradoria Geral de Justiça, Terezinha Lobo, coordenadora do Centro de Apoio de Defesa da Educação, ressaltou a importância do sorteio para evitar a meritocracia e permitir a disputa em igualdade de condições entre os candidatos. “Fico muito contente em ver a preocupação do Estado em dar efetividade à Educação Profissional da Bahia. Quero demonstrar também meu contentamento pelo acolhimento a dois princípios muito importantes que é a transparência que a Secretaria procura empreender e a reparação justamente no sentido de trazer essas pessoas do ensino médio público”.

Representando também o Conselho Estadual de Educação, o superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima destacou que o número recorde de inscritos “aponta para nós a necessidade de ampliação permanente da Educação Profissional”. Ele sinalizou que a meta do Estado é chegar a 60 mil vagas em 2012 e alcançar 84 mil vagas até 2014. “Nós estamos fortalecendo a nossa rede que hoje é a terceira maior do país em oferta de vagas, atrás apenas de São Paulo e Paraná. É importante dizer que o Estado é o maior provedor de cursos técnicos na Bahia, na frente dos Institutos federais e do Sistema S. Ano que vem a rede passará a ofertar também cursos pelo Pronatec. Nosso objetivo é formar pessoas para que ocupem os espaços gerados pelas demandas do desenvolvimento do nosso Estado”.

Classificação - Todos os inscritos para o sorteio eletrônico foram classificados, mas apenas serão convocados para a matrícula, os classificados de acordo com o número de vagas ofertadas nos Centros Territorias e Estaduais de Educação Profissional. Os candidatos contemplados no sorteio eletrônico para os cursos no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, ofertados pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, passarão por um teste de habilidade específica. O teste, de caráter eliminatório, será aplicado no próprio Centro durante o período de matrícula. Os estudantes já deverão se dirigir ao Centro com os documentos necessários, pois se aprovados no teste de habilidade específica efetivarão a matricula imediatamente após o teste.

Matrícula – A matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico ocorrerá dias 24 e 25 de janeiro de 2012. As pessoas contempladas deverão se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional para os quais se inscreveram. No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, histórico escolar, carteira de identidade, comprovante de residência e duas fotos três por quatro. O início das aulas está previsto para 7 de fevereiro de 2012.

Para mais informações

http://www.educacao.ba.gov.br/

http://www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com/

            
Calendário





5 comentários:

  1. fiquei no cadastro reserva. o que é isso?

    ResponderExcluir
  2. A pessoa que esta como reserva significa oque?? que nao foi sorteado né?

    ResponderExcluir
  3. bom dia fiquei em 116 na classificaçao de tec em enfermagem noturno gostaria de saber como eu posso ver quando começar a chamar as pessoas da reserva vai ser pelo blog msm

    ResponderExcluir
  4. Fernanda Santos,

    todos os inscritos para o sorteio eletrônico foram classificados, mas apenas serão convocados para a matrícula, os classificados de acordo com o número de vagas ofertadas nos Centros Territorias e Estaduais de Educação Profissional.

    ResponderExcluir
  5. Tamara,

    se houver desistência e o cadastro de reserva for utilizado, os estudantes receberão um email de convocação.

    Boa Sorte!

    ResponderExcluir