O TCC é uma forma de iniciação à pesquisa, que conduz a descoberta de novos conhecimentos e a produção de novas tecnologias. Não é a toa que a disciplina Filosofia - iniciação ao conhecimento científico - está presente em todos os cursos técnicos de nível médio da rede estadual da Bahia.
Abordando o tema “Centro de Distribuição”, os estudantes irão enfatizar a importância da logística para o planejamento e coordenação das ações de gerenciamento e das rotinas de produção em diferentes estruturas, sejam públicas ou privadas. Mais que isso: irão demonstrar como foram preparados para a inserção cidadã no mundo do trabalho.
Débora Fraga, 19, é uma das integrantes do grupo que irá apresentar um projeto de intervenção, tendo como objeto de pesquisa a biblioteca do próprio Centro. A atividade trouxe como proposta o reodernamento e a otimização dos espaços internos da biblioteca, assim como a distribuição do acervo: livros, revistas, mapas e jogos, facilitando a busca pelo material desejado. Aspectos como percepção, operação visual da logística e de toda cadeia de suprimentos foram utilizados como metodologia para estruturar o trabalho. A preparação do projeto ocorreu em três etapas: levantamento bibliográfico, pesquisa de campo e plano de ação, aspectos fundamentais para a conclusão do trabalho e, consequentemente, para o enriquecimento profissional dos futuros técnicos.
Débora não esconde o entusiasmo. “Me sinto com amadurecimento suficiente para enfrentar este novo momento, sei que graças a formação que recebi sou capaz de ter habilidade nas decisões profissionais que em determinados momentos terei que tomar, além de ter me tornando uma pessoa crítica, ativa e humana diante da minha realidade”, afirmou.
Uma maquete didática é mais um trabalho a ser apresentado por estudantes amanhã no CEEP. Na maquete, foram exploradas a percepção, a operação visual da logística e de toda cadeia de suprimentos: cadeia de produção (insumos/produção); sistemas modais (interlocução entre a cadeia e o setor de distribuição) e armazenamento, estocagem e distribuição (sistemas integrados).
Para Francisco Nunes, professor orientador, “as situações de aprendizagem aproximam os estudantes da realidade do mundo do trabalho, contribuindo para sua formação, para que possam refletir sistematicamente sobre as ações que serão realizadas, cotidianamente, durante sua vida profissional. Além do mais, é uma oportunidade dos estudantes aplicarem o conhecimento técnico-científico na elaboração de um produto, com base no conhecimento adquirido no decorrer dos quatro anos do curso”, explicou.
A Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico da Educação Profissional acompanhará a apresentação, prática que poderá ser replicada para toda a rede de Educação Profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário