sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Abertas inscrições para a Educação Profissional

Quem busca uma oportunidade de qualificação e formação profissional para ter melhores condições de inserção no mundo do trabalho, chegou a hora. Começam nesta segunda-feira (dia 29) e prosseguem até o dia 10 de dezembro, as inscrições para os cursos técnicos de nível médio na rede pública estadual. Serão ofertadas 7.982 vagas para os Centros Territorias, Centros Estaduais e unidades que ofertam Educação Profissional na capital e interior, para o primeiro e segundo semestre de 2011. As inscrições serão feitas, exclusivamente, no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br

Esta é mais uma etapa do Plano de EP da Bahia, implantado em 2008 e que possibilitou o aumento de mais de 1 000% da oferta de vagas da EP no Estado. Em 2006, eram apenas 4.016 matrículas e atualmente (sem as matrículas novas) já são mais de 43.800 matriculados nos cursos técnicos de nível médio da rede pública estadual.

Os cursos são da forma de articulação subsequente, ou seja, para quem já concluiu o ensino médio e quer voltar para as salas de aula para fazer um curso técnico de nível médio e obter qualificação e formação profissional. Podem se inscrever apenas pessoas que concluíram o ensino médio em escola pública até o ano de 2010.

Ao acessar a página de inscrição, o(a) candidato(a) deve informar o número do CPF e fazer apenas uma opção de curso, indicando qual o Centro Territorial, Estadual ou unidade que quer estudar. Também deve apontar o turno de sua preferência e optar entre o primeiro e o segundo semestres de 2011.

Há vagas para 10 eixos tecnológicos que contemplam cursos técnicos de nível médio como: Administração, Hospedagem, Rede de Comunicação, Alimentos, Eletroeletrônica, Contabilidade, Design, Manutenção Automotiva, Agroindústria, Segurança do Trabalho, Edificações, Logística e técnico em Enfermagem (ver relação completa na tabela abaixo).

Sorteio Eletrônico

As vagas serão distribuídas por sorteio eletrônico, uma forma democrática de acesso à EP na Bahia por garantir igualdade de oportunidade para todos/as. O sorteio será realizado no dia 16 de dezembro, às 15h30, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), localizado na Rua das Muriçocas, s/n, Paralela, em Salvador. O sorteio será transmitido por videoconferência e acompanhado por órgãos controladores do Estado, como o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, professores/as e é aberto para acompanhamento de estudantes, pais e mães.

Matrícula

A matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico ocorrerá de 24 e 25 de janeiro de 2011. As pessoas contempladas deverão se dirigir aos centros territoriais, estaduais e unidades de Educação profissional para os quais se inscreveram. No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, histórico escolar, carteira de identidade, comprovante de residência e duas fotos três por quatro. O início das aulas está previsto para 7 de fevereiro de 2011.

Avanço na EP

Os números demonstram a proporção que a rede de Educação profissional alcançou até agora. Se em 2006 eram apenas 4.016 matriculados, em 2010 já são mais de 43.800 estudantes beneficiados/as com cursos técnicos de nível médio - um aumento superior a 1.000 %. Em 2006, eram 34 unidades com cursos técnicos, atualmente são 141 (sendo 27 Centros Territoriais e 12 Centros Estaduais). Havia apenas 22 municípios com EP, atualmente são 104 municípios. O número de cursos ofertados saltou de 15, em 2006, para 69 em 2010.

Para mais informações acesse: www.educacao.ba.gov.br / www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com


35 comentários:

  1. Não tem lugar para inscrições no portal da educação. Será que alguem poderia colocar algum link direto aqui no blog? Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. estou tentando mim increver mas eu mao vejou o link de incriçao colocar o curso mas nao mostra nada por favor mim ajudem

    ResponderExcluir
  3. olá Gostaria de saber onde se inscreve, procurei um lugar no site e nada.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia caros colegas, meu nome é Maria Sueli, sou vice diretora administrativo financeiro do CETEP do Piemonte do Paraguaçu II em Mundo Novo, gostaria de sinalizar a discordância na informação sobre a matrícula dos sorteados, pois a data correta é 24 e 25 de janeiro e não a postada acima com a data 17 e 18 de janeiro. Parabéns pelo blog e bom trabalho a todos da equipe.

    Abraços,

    Maria Sueli de Oliveira
    CETEP do Piemonte do Paraguaçu II
    Mundo Novo - Bahia

    ResponderExcluir
  5. Estou tentando acessar o link,para me inscrever e não consigo,pois só dá erro e não abre a pagina para efetuar a inscrição.Aguardo resposta.Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. gostaria de salientar que estou tentando fazer a minha inscrição desde às 15:00 horas e não a pagina de inscrição não abre,gostaria de saber como vamos fazer a inscrição desse jeito.

    desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
  7. Bom, bem que eu queria me escrever desde ontem eu tento e a pagina não carrega....

    ResponderExcluir
  8. como consigo me cadastrar no curso?não consigo achar a pagina de inscrição...

    ResponderExcluir
  9. Prezad@s!

    Quanto à inscrição: Para abrir diretamente a página com a oferta de vagas e fazer a inscrição, basta acessar:
    http://www3.sec.ba.gov.br/sisec/sorteio/login.seam

    Se tiverem maiores dúvidas, vejam perguntas e respostas sobre o sorteio eletrônico no blog ou liguem para o 0800-285-8000.

    Quanto ao período de matrícula, professora Maria Sueli, de fato, as matrículas serão feitas nos dias 24 e 25 de janeiro de 2011. Obrigada pela reforço na informação.


    Abs,

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  10. MICHELLE
    BOM DIA GOSTARIA DE SABE COMO VAMOS SE INSCREVER ,POIS Á PAGINA NÂO ESTAR CARREGANDO .GOSTARIA MUITO DE PARTICIPAR DESSE PROGRAMA GRATA .

    ResponderExcluir
  11. gstaria de saber se posso participar da inscricao pois estou terminando o segundo ano do ensino medio agora e vou fazer o ultimo ano ainda

    ResponderExcluir
  12. Priscila!

    As inscrições para esta forma de articulação (subsequente) são exclusivas para quem concluiu ou está concluindo o ensino médio em 2010. Como vc está no segundo ano, não pode participar do sorteio eletrônico.

    Att,

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  13. sou estudante do curso de adm proeja de jaguarari ba ,porem estou vindo embora para salvador como faco para continuar com o curso. me ajude por favor

    ResponderExcluir
  14. É A TERCEIRA VEZ QUE MIM INSCREVO,MEU NUMERO DO SORTEIO É ALTO ,PASSA DOS NUMEROS DE VAGAS,SE SAÕ 60VAGAS FICO EM 94 OU 136 POR EXEMPLO,SE ALGUEM DESISTIR COMO FAÇO PARA ENTRAR NESSA VAGA?

    ResponderExcluir
  15. e ai como posso saber da minha iscrição

    ResponderExcluir
  16. e ai como é que vou saber da escrição

    ResponderExcluir
  17. Olá, Cláudio Narciso,

    Para saber sobre a inscrição, sorteio eletrônico, matrícula, enfim, tudo sobre acesso aos cursos técnicos da Educação Profissional, é só ficar antenado nas informações divulgadas aqui no Blog, no Portal da Educação e na imprensa sobre o assunto.

    Att,

    Adm Blog.

    ResponderExcluir
  18. Olá, Jô!

    São convocados/as aqueles de acordo com o número de vagas. Os demais só são chamados se houve desistência.

    Boa Sorte!

    Att,

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  19. Olá, Sandro!

    Quanto à sua dúvida sobre o Proeja, por favor, procure a/o coordenadora/or do arco ocupacional que vc faz ai na sua cidade para receber as devidas orientações, ok?

    Att,

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  20. OI GOSTARIA DE SABER COMO
    POSSO SABER SE FUI SORTEADA?
    OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  21. OLA COMO POSSO SABER
    SE FUI SORTEADA?
    DESDE JÁ AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  22. Prezada Elisama,

    para você saber se foi contemplada,deverá acessar a lista dos contemplados pelo Portal da Educação: www.sec.ba.gov.br ou diretamente no link: http://www.sec.ba.gov.br/classificadosInternet.pdf


    Se por acaso seu nome estiver na lista dos contemplados, você deverá se dirigir ao centro territorial, estadual ou unidade de Educação Profissional, para qual se inscreveu, nos dias 24 ou 25 de janeiro para efetuar a matrícula. No ato, deverá apresentadar cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, histórico escolar, carteira de identidade, comprovante de residência e duas fotos 3X4. O início das aulas está previsto para 7 de fevereiro de 2011.

    Boa Sorte!

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  23. MARCOS os reservas serão chamados? clasificação 103

    ResponderExcluir
  24. Prezado Marcos,


    bom dia! A convocação dos estudantes que ficaram no cadastro reserva obedeceu a ordem de classificação no sorteio eletrônico e à disponibilidade de vagas, por curso, nos centros com oferta para este semestre. Assim, os/as classificados/as no cadastro de reserva foram chamados por dois critérios: desistência e/ou desclassificação dos/as estudantes que foram convocados/as.

    Att,

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  25. olá como posso me escrever nas vagas que tiveram desistência ou desclassificação
    me ajudem , desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  26. Elisama,

    só poderão ser convocacados/as os/as estudantes que participaram do sorteio eletrônico. Nos acompanhe aqui no Blog da EP, nas redes sociais ( Twitter, Facebook ou orkut) ou no Portal da Educaçã, para ter mais informações sobre o período de inscrição para o próximo sorteio eletrônico.

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  27. Tem como eu saber no hora antes da inscrição saber o nomes do cursos e lugares. Fico grato gostei dos dirigentes, do blog tiram a nossa duvidas parabéns.

    ResponderExcluir
  28. olá gostaria de saber qd começam as inscriçoes para os cursos no educaçao profissional...

    ResponderExcluir
  29. Prezada Yolanda,

    As inscrições para os cursos técnicos de nível médio, modalidade Prosub, ou seja, para quem já concluiu o ensino médio em escola pública e quer fazer um curso técnico de nível médio na rede Estadual de Educação Profissional, serão realizadas de 19 a 30 de novembro de 2011. O sorteio eletrônico está programado para o dia 13 de dezembro de 2011. Acompanhe todas as informações sobre o processo aqui no blog da EP e nas nossas redes sociais: facebook, orkut e twitter.
    Obrigada.

    Att.

    Adm blog

    ResponderExcluir
  30. na hora de se inscrever pede cpf e senha ,mas onde consigo a senha?

    ResponderExcluir
  31. Henrique,

    boa tarde! As dúvidas deverão ser encaminhadas para o email sorteio.suprof@educacao.ba.gov.br.

    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  32. BÓM DIA QUERO SABER SOB ESTOU NA RESERVA DE50 QUANDO VAI SER PROXIMA CHAMADA.ESTOU ANSIOSA PRA CHEGA LOGO .

    ResponderExcluir
  33. Olá Joselice!

    só serão chamados os estudantes que ficaram no cadastro de reserva se houver desistência e desclassificação dos estudantes que foram convocados. Nestes casos, a Unidade Escolar entrará contato por email e/ou telefone do candidato.

    ResponderExcluir
  34. gostaria de saber quando começam as inscriçes para os curso ténicos par
    do ano letivo de 2013 pois estou tentando abrir algum link da secretaria de educaçãoe e não estou conseguindo.
    gostaria que me orientasse pois quero me inscrever. por favor me orienta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Breve estaremos divulgando. Acompanhe aqui pelo Blog todos os detalhes e também no Twitter:@EPdaBahia, no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br ou no Facebook: www.facebook.com.br/epdabahia.

      Excluir