terça-feira, 30 de novembro de 2010

Osvaldo Barreto destaca papel dos gestores no fortalecimento da Educação Profissional

Uma educação de alta qualidade e que faça a diferença na vida dos/as educandos/as é o grande esforço feito pela Secretaria da Educação do Estado em todos os níveis, afirmou o secretário, Osvaldo Barreto, hoje (dia 30), no III Encontro de Gestores de Educação Profissional (2010): Construindo a Efetividade Social e a Qualidade Pedagógica, no Hotel Vila Mar, em Salvador. Nesse contexto, o secretario destacou a Educação Profissional como uma das áreas que mais avançam e que o fortalecimento desta política pública é uma responsabilidade de todos/as, sobretudo, dos/das gestores.

“A Educação Profissional para nós é extremamente importante, por isso trabalhamos com foco na escola pública e consequentemente dos centros territoriais e estaduais de Educação Profissional que fazem parte da rede. O próprio governador Jaques Wagner é um entusiasta da Educação Profissional e tem apoiado esse processo de expansão e fortalecimento da EP. O objetivo é trilharmos um caminho de potencialidade dos centros como também da educação profissional integrada ao ensino médio”, afirmou.

Ao destacar que a Educação Profissional tem alcançado uma dimensão muito grande no Brasil ao ponto de fazer parte do programa de governo da presidenta eleita, Dilma Rousseff, Osvaldo Barreto, disse que a Secretaria está investindo muito na educação básica e ensino fundamental, pois pretende acabar com o analfabetismo na Bahia. Ele ressaltou que a perspectiva é fazer com que os/as estudantes, ao passarem de um nível para outro, estejam mais preparados para ingressar na Educação Profissional.

“Este trabalho integra todas as áreas e reflete na Educação Profissional na medida em que tivermos jovens com formação sólida, com uma base forte do ensino básico, mais preparados estarão para a Educação Profissional. Para isso precisamos que todos os nossos esforços e atenções estejam canalizados para o fortalecimento da escola pública e os/as gestores têm essa possibilidade de fazer a diferença”.

O encontro está reunindo cerca de 380 gestores/as, entre diretores das Direc´s, diretores/as e vices-diretores dos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional e diretores/as que ofertam EP e Trilha/Projovem Urbano. O encontro prossegue até a próxima quinta-feira (dia 02) e objetiva planejar o ano letivo de 2011. Visa também abordar diferentes dimensões da Educação Profissional, como as diretrizes e desafios da EP para 2011-2014, a garantia da efetividade social e da qualidade pedagógica, a estabilidade da rede com ênfase no concurso público, a Educação Profissional (EP) no fortalecimento da educação básica e o atendimento às demandas estratégicas na educação dos/as trabalhadores/as.

Nenhum comentário:

Postar um comentário