Antônio Márcio, estudante do 2º ano do Curso Técnico em Agropecuária do Centro Territorial de Educação Profissional do Semiárido, em São Domingos, está motivado com o universo da pesquisa que é um dos princípios pedagógicos do Plano de Educação Profissional da Bahia. Esta possibilidade de conhecimento ficou ainda mais evidente para ele depois que juntamente com outros/as estudantes do CETEP participaram de uma aula de campo em instituições de pesquisa em Juazeiro e Petrolina.Durante dois dias, os/as futuros técnicos conheceram o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambuco (IFPE), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa). “O melhor de tudo é que todo aprendizado e experiências adquiridos em sala de aula e, em especial nesta visita serão voltadas para a melhoria do nosso Território”, comemora Antônio Márcio. 
A ação pedagógica favoreceu aos estudantes a possibilidade de conhecerem as experiências das instituições, possibilitando um maior amadurecimento quanto a técnicas de produção apropriadas para o Semiárido, algo fundamental, segundo os princípios do Plano de Educação Profissional da Bahia, nesta etapa de qualificação e formação dos/as estudantes para o mundo do trabalho.
al e por gotejamento. Também visitaram áreas de plantação de uva, horta orgânica e setores como avicultura de postura, bovinocultura e suinocultura. Assistiram palestra sobre processamento e beneficiamento de frutos nativos da Caatinga. E ainda participaram de trilha ecológica na Caatinga, foram até laboratórios e viveiros de mudas, conheceram técnicas de aproveitamento de água da chuva e barragem subterrânea e de dessalinização.Para o Diretor do CEEP Semiárido, Crispim Nelson, este tipo de ação pedagógica “eleva a auto-estima dos/as estudantes e contribui para a definição de habilidades profissionais que garantem a formação técnica especifica para o pleno exercício da profissão e com qualidade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário