sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Encontro de gestores aborda efetividade social

Começa na próxima segunda-feira (dia 29) e prossegue até quinta-feira (dia 02), no Hotel Vila Mar, em Salvador, o III Encontro de Gestores de Educação Profissional (2010): Construindo a Efetividade Social e a Qualidade Pedagógica. O objetivo preparar o ano letivo de 2011, abordar as diretrizes e desafios para 2011-2014, garantir a efetividade social e a qualidade pedagógica, abordar a estabilidade da rede com ênfase no concurso público, a Educação Profissional no fortalecimento da educação básica e o atendimento às demandas estratégicas na educação dos trabalhadores.

O encontro reunirá cerca de 380 participantes. São diretores/as das Direc´s, diretores e vices dos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional e diretores das unidades que ofertam EP e Trilha/Projovem Urbano. Nestes quatro dias serão abordadas diferentes dimensões da Educação Profissional, que envolvem, por exemplo, o institucional, o pedagógico, o financeiro e a gestão dos centros de EP.

De acordo com o superintendente da Educação Profissional do Estado, Almerico Lima, o ano 2010 é de comemorações para a Educação Profissional. Representa a consolidação de uma política pública que vem beneficiando, cada vez mais, jovens e trabalhadores/as baianos/as egressos da escola pública, com qualificação e formação profissional, preparando-os para a inserção cidadã no mundo do trabalho. Segundo ele, este momento é apropriado para avaliar o que foi construído até agora e preparar o que será feito, planejar o futuro.

Segundo Lima, neste três anos, vários foram os desafios superados e conquistas alcançadas. Para ele, a EP é uma política pública cada vez mais consolidada. “E tudo isso só está sendo possível graças ao esforço de todos/as os/as envolvidos/as nesse processo: gestores/as, professores/as, estudantes, pais, mães, prefeituras, trabalhadores/as, empresários/as e movimentos sociais”, afirma. Ele destaca que: “ Ao final da primeira gestão do Governo Bahia/Terra de Todos Nós, é hora de fazer este balanço. Mais que isso: contribuir para que a rede de EP seja ainda mais fortalecida e esta política pública beneficie um número cada vez maior de baianos/as para que continuem a se beneficiar do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do nosso estado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário