sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Perguntas frequentes sobre o Sorteio Eletrônico 2011

Onde faço a inscrição?No Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br.

O que é preciso para me inscrever?Ao acessar a página de inscrição, você deve informar o número do seu CPF. Faça apenas uma opção de curso. Indique qual o Centro Territorial, Estadual ou unidade com oferta de vagas que você quer estudar. Também aponte o turno de sua preferência.

Qual o período de inscrição?De 29 de novembro a 10 de dezembro de 2010

Quem pode se inscrever?Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio em colégio público até o ano de 2010. Isso significa que pode se inscrever até mesmo quem já concluiu o ensino médio em escola pública há 5, 10 anos ou mais e quer voltar para as salas de aula para fazer o curso técnico de nível médio.

Depois de concluir a inscrição o/a candidato/a pode modificar suas opções?Sim. No sistema há uma tela para alterar a inscrição.

Porque não consigo acessar o site?Pode haver vários motivos, dentre eles podemos citar:
- Falta de conexão com a internet por parte do usuário.
- Endereço digitado incorretamente no navegador.
- O portal pode estar fora do ar por algum problema interno.

Como validar minha inscrição?É simples. Ao concluir sua inscrição, vai aparecer na tela de visualização de dados que a inscrição foi efetuada com sucesso e ainda uma mensagem de confirmação. O/a candidato/a também poderá imprimir um comprovante de inscrição.

O candidato pode imprimir a inscrição?Sim, após a inscrição ter sido confirmada será disponibilizada a impressão a qualquer momento dentro do prazo de inscrição.

Como e quando ficarei sabendo do resultado?No mesmo dia da realização do sorteio eletrônico, 16 de dezembro. O sorteio está previsto para começar às 15h e será transmitido por videoconferência. Quem quiser acompanhar ao vivo pode se dirigir ao Instituto Anísio Teixeira, localizado na Rua das Muriçocas, sem número, Paralela, em Salvador. O resultado também será divulgado no Portal da Educação através de arquivo PDF, por meio de consulta no sistema o qual realizou a inscrição e no blog da Educação Profissional: www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com

Qual a duração o curso?Os cursos de formação técnica terão duração de 2 anos.

O que será feito caso não complete as vagas?Serão convocados os/as demais estudantes de acordo com a ordem de classificação no sorteio.

Quais são os custos?Não existem custos para os/as estudantes. Os cursos são ofertados pela Rede Estadual de Educação.

Existe algum tipo de incentivo como bolsa ou crédito?Não existe nenhum tipo de bolsa.

Quais são os documentos necessários para inscrição?Ao acessar a página de inscrição, o(a) candidato(a) deve informar o número do CPF e fazer apenas uma opção de curso, indicando qual o Centro Territorial, Estadual ou unidade que quer estudar. Também deve apontar o turno de sua preferência e optar entre o primeiro e o segundo semestres de 2011.

Onde posso acompanhar o resultado?No site em que foi feita a inscrição, no blog da Educação Profissional da Bahia, no Centro ou unidade onde você irá cursar.

Quais são os cursos disponíveis?No site em que será feita a inscrição é disponibilizada uma listagem com as unidades, os cursos oferecidos, os turnos e local de funcionamento.

Posso me inscrever em mais de um curso?Não. Só é possível participar do sorteio concorrendo a apenas um curso.

Sou portador de necessidades especiais como devo proceder?Na tela de inscrição selecione a opção ‘Sim’ no campo ‘Portador de Necessidades Especiais’ e em seguida indique a(s) necessidade(s) que possui.

É possível aproveitar a minha nota do Enem?Não

Os cursos são reconhecidos?Sim. Todos são organizados conforme Legislação Federal.

Posso me inscrever em vagas remanescentes? Existe reclassificação?O sorteio eletrônico é único e as vagas remanescentes serão preenchidas automaticamente seguindo uma ordem de classificação.

É preciso limite de renda para participar?Não existe avaliação de renda familiar ou qualquer outro tipo de comprovação referente à renda.

Quem tem graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado pode participar?Sim. Desde que tenha concluído o ensino médio em escola pública da rede federal, estadual ou municipal.

Por que as vagas são distribuídas por sorteio eletrônico e não mediante prova e/ou seleção?As vagas são oferecidas exclusivamente para os egressos da rede pública, beneficiando assim os que não têm condições de pagar por um curso de Educação Profissional. O sorteio eletrônico além da transparência do processo, permite a igualdade de condições para o ingresso nas escolas da rede estadual, evitando a chamada “meritocracia”. É que antes o ingresso do/a estudante nestes cursos era por prova e logicamente aquele que tem uma formação em escola privada ou fez o cursinho tinha mais condições de passar. Agora, as vagas são somente para egressos da rede pública, mediante inscrição e sorteio público, uma forma democrática de acessar a Educação Profissional no Estado.

Como posso ter certeza de que o sorteio é seguro?Todo o processo é acompanhado por representantes de órgãos controladores do Estado como Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, professores e é aberto para acompanhamento de estudantes e pais.

Quais são os critérios de classificação?Tudo é feito por sorteio eletrônico, sem interferência humana. Todos/as os/as inscritos/as serão classificados/as, mas apenas serão convocados aqueles/as que sorteados de acordo com o número de vagas disponibilizadas, por curso, nos centros e unidades.

Existe limite de idade?Não existe limite de idade.

Local onde o/a estudante irá cursar?Se convocado no sorteio eletrônico, deverá cursar nos centros ou unidades para os quais se inscreveu.

A inscrição pode ser cancelada a qualquer momento?Sim. O cancelamento pode ocorrer a qualquer momento.

Caso esqueça minha senha para acompanhamento da página de inscrião, como posso proceder?Na tela de acesso deverá clicar em ‘Esqueceu sua senha?’, digitar o seu CPF, clicar no botão ‘Lembrar minha senha’ e aguardar que o e-mail seja enviado para o endereço cadastrado no sistema.

Posso passar a minha vaga para outra pessoa?Não é possível passar a vaga para outra pessoa mesmo que esta tenha participado do sorteio eletrônico.

Em caso de dúvidas a quem devo recorrer?Entre em contato com o Help Desk 0800-285-8000.

Quando serão realizadas as matrículas?
A matrícula ocorrerá de 24 a 25 de janeiro de 2011. As pessoas contempladas deverão se dirigir aos centros territoriais, estaduais e unidades de Educação Profissional para os quais se inscreveram.

Quais documentos devem ser apresentados no ato da matrícula? CPF – histórico escolar – carteira de identidade – comprovante de residência e
duas fotos três por quatro.

4 comentários:

  1. qual deve ser a minha classificão pra que eu curse , um dos cursoa oferecidos?

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  2. Andremara,

    candidatos/as serão convocados de acordo com a oferta de vagas para os cursos e unidades para os quais se inscreveram. Isso significa que se vc se inscreveu para um curso com oferta de 60 vagas e foi classificado em 61º ou 62º lugares, terá chance de ser convocado caso haja duas desistências. Se a sua classificação for muito superior a isso, por exemplo, 410º lugar, terá que participar do próximo sorteio eletrônico.

    Boa Sorte!

    Adm Blog

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  3. é possivel cancelar minha matricula ????

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  4. Prezada Andremara,

    basta dirigir-se ao Centro Territorial, Estadual ou Unidade Escolar para o qual pleitou a vaga e perdir cancelamento da matrícula.

    Adm Blog

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