sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Estudantes apresentam tecnologias sociais no Centro de Convenções

Você quer aprender a fazer um instrumento percussivo com papelão e cola? Quer fazer um doce de banana sem açúcar e uma linguiça de carne do sol? Que tal saber como transformar peças usadas de computadores em arte? E ainda saber como economizar energia dentro de casa? Quer ver um foguete feito de garrafa pet capaz de percorrer até 30 metros de distância? Estas são apenas algumas das experiências que serão expostas na I Feira de Ciência e Tecnologias Sociais da Educação Profissional da Bahia, de segunda a quarta-feira que vem (dias 29,30 e 31), no 4º piso do Centro de Convenções, em Salvador. A Feira será aberta ao público das 8h30 às 18h.






Com esse tipo de ação pedagógica, os estudantes têm a oportunidade de interagir com a comunidade colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, conforme prevê a Educação Profissional da Bahia que tem o trabalho como princípio e a intervenção social como princípio pedagógico.
Veja abaixo algumas das Tecnologias Sociais que serão apresentadas

Fabricação de Instrumentos
– Os estudantes e professores do Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, bairro de Nazaré, em Salvador, vão demonstrar como é possível fabricar instrumentos em papelão e apresentar técnicas de restauro de cadeiras. Eles também vão apresentar técnicas de restauro de documentos antigos e de instrumentos como o violino. Outra tecnologia social que será apresentada se refere à construção de violões pelos próprios estudantes.



Economia de Energia – Os estudantes e professores do curso Técnico em Eletrotécnica do Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia (CEEP Bahia), em Águas de Meninos, em Salvador, irão apresentar uma maquete para demonstrar como fazer uma instalação elétrica residencial de qualidade. Serão expostos os principais riscos de incêndio como fios sem proteção, eletrodomésticos ligados por meio de contatos fio a fio, disjuntores fora do padrão, dentre outras irregularidades. Por meio do experimento, o público compreenderá o passo-a-passo para se ter uma rede elétrica segura, além de receber dicas sobre o consumo consciente.

Linguiça de carne do sol - Estudantes do curso Técnico em Agroindústria do Centro Territorial de Educação Profissional de Itapetinga (CETEP de Itapetinga), em Itororó, irão apresentar as delícias da culinária regional desenvolvidas com o projeto Embutido de carne do sol de Itororó. Vão explicar quais são os métodos para utilizar a carne do sol como matéria-prima para fabricação de linguiça. Também irão expor produtos, em fase de teste, como doce de banana sem açúcar e produtos derivados inovadores do maracujá. Já os estudantes do curso Técnicos em Enfermagem prestarão serviços à sociedade por meio da aferição da pressão arterial e os do Técnico em Informática apresentarão os benefícios da manutenção de computadores no processo de ensino-aprendizagem.

Sistema Hidropônico - Os estudantes do curso Técnico em Agropecuária do Centro Territorial de Educação Profissional da Chapada Diamantina (CETEP da Chapada Diamantina), em Wagner, apresentarão os benefícios trazidos pela hidroponia, cultivos de plantas na água. Todo o processo para esse tipo de cultivo estará ilustrado por um Sistema Hidropônico construído pelos estudantes. A turma do curso de Edificação explicará o funcionamento de sistemas elétricos e sistemas hidráulicos através de maquetes. Um pouco da cultura local estará representada através de artesanatos em miniaturas, como balaios e caçuás, feitos com cipó ou fibra de bananeiras.

Sabão com óleo de cozinha - Os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional das Águas (CEEP das Águas), município de Barra, vão ensinar como ocorre a produção de licores e doces em compotas a partir da apresentação de posteres. Da mesma forma vão demonstrar como ocorre a produção de sabão feito com óleo de cozinha, salientando a importância desse processo para a conservação do meio ambiente.

Reciclagem de computadores - Os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEP em Tecnologia, Informação e Comunicação), em Lauro de Freitas, trazem o tema “lixo tecnológico”. Irão mostrar como o descarte de computadores pode agredir o meio ambiente e orientar como estas peças devem ser descartadas de forma adequada, inclusive, para fins de reaproveitamento e reciclagem.

Energia eólica – Os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do CETEP da Região Metropolitana (CETEP da RMS), em Camaçari, irão apresentar, por meio de uma maquete, como ocorre a energia eólica - gerada pelo vento. Este tipo de energia limpa é uma das alternativas buscadas em todo o mundo para o enfretamento de problemas energéticos de forma sustentável, por não causar grandes impactos ambientais.

Foguete de garrafas pet – Além das tecnologias sociais, a Feira apresentará experiências que relacionam ciência e tecnologia, como o foguete feito com garrafa pet. A experiência foi desenvolvida por estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Logística e Transporte Luiz Pinto de Carvalho, no bairro de São Caetano, em Salvador, sob orientação do professor Alex Vieira e venceu o Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2011. O foguete-pet é lançado até 30 metros de distância, numa projeção horizontal, a partir do uso de vinagre com bicarbonato de sódio.


As experiências serão demonstradas em estandes por estudantes dos cursos técnicos de nível médio da rede estadual de Educação Profissional. A rede oferta 72 cursos em 28 Centros Territoriais, 18 Centros Estaduais e 93 unidade de ensino na capital e interior. A Feira contará ainda com um estande específico para ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL quando o visitante poderá saber mais sobre o que é Educação Profissional, como pode escolher uma profissão de nível médio e fazer gratuitamente os cursos ofertados. Em outro estande sobre INTERVENÇÃO SOCIAL, poderá usufruir de serviços como aferição de pressão arterial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário