quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Entrevista: Professor Alex Vieira, vencedor do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2011

O professor Alex Vieira, do Centro Estadual de Educação Profissional em Logística e Transportes Luiz Pinto de Carvalho, na Bahia, foi vencedor pela segunda vez do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, esse ano na categoria Uso Avançado de Tecnologia Microsoft na Aprendizagem, utilizando softwares que a Microsoft Parceiros na Aprendizagem disponibiliza em seu portal Conteúdos Educacionais.

O projeto, “Explorando o universo através das TIC’s”, chamou a atenção da banca examinadora por sua execução em várias etapas, onde o professor levou seus alunos a descobrir o Universo como um todo, utilizando a tecnologia para facilitar e tornar as aulas mais dinâmicas.

Confira o que Alex sentiu em ganhar mais uma vez:

O que você sentiu ao receber a ligação avisando que era um dos finalistas?

Fiquei muito feliz, mesmo já tendo sentido essa emoção anteriormente em 2009. Afinal é o reconhecimento de um trabalho de dois anos na escola.

Como foi vir a São Paulo e passar pela análise da banca examinadora?

Toda atividade de avaliação gera tensão e apreensão. Mas acho que a experiência anterior me tranqüilizou em relação a possíveis entraves na apresentação do trabalho.

Como foi a apresentação nos estandes? Fez muitos contatos? Trocou experiências?

Correu tudo como esperado e além das trocas de contatos com outros professores algumas instituições se interessaram pelo trabalho.

O que achou das palestras do workshop da Microsoft?


Palestras de altíssima qualidade que se correlacionaram hibridamente com o foco do evento: Uma educação Inovadora e de qualidade.


Foi gratificante participar do prêmio? Qual papel ou significado isso tem pra você na educação dos seus alunos?

Como já havia dito, sempre é gratificante participar de atividades que valorizem a lida do professor. O reconhecimento do prêmio é um bom indicador que estamos indo na direção certa no que tange o ensino e a aprendizagem no contexto da escola.

Qual a importância desse prêmio para você, agora que é um dos vencedores?


Vejo uma premiação desse porte como algo singular na carreira de um professor. Ela me estimula a continuar inovando e estimulando a criatividade no contexto da escola.


O que espera da etapa Mundial nos Estados Unidos?

Espero apresentar o trabalho mostrando seus indicadores positivos e me empenhando para trazer o título de melhor trabalho para o Brasil.


Fonte: Educadores Inovadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário