segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Alunos de educação profissional de todo o estado expõem seus projetos

Bruno Pereira, 21 anos, do município de Lauro de Freitas, explicou para o governador Jaques Wagner o funcionamento do projeto de instalação elétrica de baixo consumo que criou. Aluno de curso profissionalizante de eletroeletrônica, ele participa até quarta-feira (31) da 1ª Feira de Ciência e Tecnologias Sociais e do 2º Encontro de Educação Profissional da Bahia, que começaram nesta segunda-feira (29). Os eventos estão sendo realizados simultaneamente, das 8h às 18h, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, e são abertos ao público.


“Pretendo continuar com meus estudos e fazer uma graduação em engenharia para ter mais conhecimento. O curso me deu a direção para escolher esta área”, afirmou Bruno.

Daniel Mota, 19 anos, da cidade de Serrinha, se dedica ao curso profissionalizante de tecnologia da informação. “É bom que os jovens tenham seu dinheiro e se acostumem com isso. Comecei como estagiário, prestando serviço sem remuneração. Hoje já sou remunerado e acredito que serei contratado na empresa que trabalho atualmente”.


A feira reúne 26 estandes de unidades territoriais de ensino profissionalizante, representando cada um dos territórios de identidade, um de orientação profissional e outro de intervenção social, que oferece, por exemplo, testes gratuitos de glicose. Entre as tecnologias expostas pelos alunos, estão produção de biodiesel e de sabão com óleo de cozinha, fabricação de instrumentos, economia de energia e reciclagem de computadores.

Confira o vídeo:





Número de vagas sobe de quatro mil para mais de 50 mil

Na sexta-feira (26), foi publicada no Diário Oficial do Estado a criação de mais quatro centros profissionalizantes estaduais – um em Santa Luz, outro em Ilhéus e dois em Salvador. Com isso, a Bahia passa a contar com 50 centros profissionalizantes, sendo 28 territoriais e 22 estaduais. A rede estadual de educação profissional já oferece mais de 50 mil vagas e a meta é chegar em 2014 com 84 mil. Atualmente, são oferecidos 72 cursos na capital e no interior.

“Em 2006, eram quatro mil vagas. Aumentamos isso em mais de dez vezes e hoje a nossa rede profissionalizante vai desde cursos mais rápidos, para que o menino possa entrar logo no mercado de trabalho, até cursos mais complexos, de dois anos. Esse é o nosso esforço para introduzir os jovens no mercado de trabalho, da cultura e das artes”, declarou o governador.

Este ano, de acordo com o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, está sendo feito um trabalho de consolidação da educação profissional no estado e a feira representa um momento de reflexão, porque serve para apresentar ao grande público e aos alunos da rede de educação o potencial desses cursos. “Vamos oferecer mais 40 mil vagas em cursos profissionalizantes para estudantes da 8ª série do ensino médio. Estamos visando dinamizar as escolas com cursos profissionais no contraturno”.


Recursos para ampliação

O secretário do Planejamento, Zezéu Ribeiro, disse que os investimentos para a ampliação dos cursos já estão contabilizados. “Esta é uma prioridade do governo da Bahia. Temos previstos para os próximos quatro anos, só para o programa Bom Trabalho, R$ 231 milhões, e para o programa de educação profissional, mais R$ 514 milhões. Com isso vamos dar uma revigorada, ampliar e interiorizar a educação”.


Segundo o superintendente de educação profissional da Secretaria Estadual da Educação (SEC), Almerico Lima, a ampliação das vagas no ensino profissionalizante se dá em função do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do estado. “Proporcionamos oportunidade para os jovens dentro desse panorama. A Bahia está atraindo empresas e estamos conseguindo colocar esses jovens no mundo do trabalho”.´


Fonte: SECOM



Nenhum comentário:

Postar um comentário