quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Encontro Pedagógico discute renovação da matriz curricular

Professores, gestores e coordenadores dos Centros Estaduais, Territoriais de Educação Profissional e de Unidades Escolares que ofertam os cursos técnicos de nível médio estão reunidos hoje (dia 18) e amanhã (dia 19), no Hotel Vilamar, em Salvador. O objetivo é discutir a atualização das matrizes curriculares dos cursos técnicos de nível médio que fazem parte dos Eixos Tecnológicos Gestão e Negócios e Produção Cultural e Design.

O debate faz parte da série de Encontros Pedagógicos da Educação Profissional e tem a proposta de dialogar com os profissionais para alinhar e atualizar as matrizes da formação técnica específica com pesquisas e teorias contemporâneas, dentro das perspectivas de cada Território de Identidade, a partir da troca de experiências das distintas realidades, olhares e saberes pedagógicos.

Nestes dois dias, estão programadas abordagens sobre currículo, ensino aprendizagem nas diferentes modalidades da Educação Profissional e o cenário baiano da cultura e dos negócios. Em grupos de trabalho, os participantes discutem as matrizes e elaboram propostas.

Cristina Nascimento, diretora do Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, considera a troca de experiências fundamental para alcançar cada vez mais a formação integral dos futuros técnicos. “O momento é oportuno para orientar os professores e gestores nas diretrizes a serem tomadas para a constituição do itinerário informativo do estudante, assim como, para atualizarmos e unificarmos as nossas percepções diante da realidade do local onde vivemos.”

Neuma Ferraz, professora dos cursos técnicos do Eixo Gestão e Negócio, do CETEP Sertão do São Francisco, em Juazeiro, também concorda. “Por meio de debates como estes, crescemos nós e nossos estudantes, pois estamos sendo qualificados para fazermos o melhor pela formação deles,” acrescentou.
A coordenadora de currículos e práticas pedagógicas da Educação Profissional, Cláudia Goés, afirma que a Série de Encontros também procurar relembrar aos educadores, que a formação dos técnicos não é mais voltada para a formação tecnicistas e sim para linha das humanidades, por isso que diz que as ações pedagógicas são focadas na tecnologia social”.

A diretora da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Beth Rangel, ressaltou a importância da arte na composição do currículo dos cursos técnicos do Eixo Tecnológico Produção Cultural e Design. “A arte, enquanto conhecimento tem autonomia como qualquer outra área, apresentando suas teorias e conhecimentos para contribuir com o desenvolvimento humano do estudante”. Ela ainda acrescenta, que a formação do técnico em dança e de demais cursos técnicos ofertados pela Rede de Educação Profissional, não é vista como tecnicista, mas como humana. “A arte no curso técnico em dança, especificamente, compreende o corpo na sua totalidade, onde o estudante desenvolve a dimensão cognitiva, relacional e técnica”.

Iniciada em julho deste ano, a Série de Encontros Pedagógicos sobre Educação Profissional já contemplou o debate sobre a matriz curricular dos Eixos Tecnológicos Hospitalidade e Lazer e Informação e Comunicação. A perspectiva é a de que até o final deste ano, os encontros contemplem todos os cursos dos eixos tecnológicos da Educação Profissional da Bahia. A idéia é que além da atualização dos currículos e elaboração de propostas, a Série de Encontros resulte na formatação de um glossário para reunir expressões das diversas áreas técnicas.

Cursos Técnicos do Eixo Tecnológico Gestão e Negócios:

Técnico em Administração
Técnico em Comércio,
Técnico em Contabilidade,
Técnico em Cooperativismo,
Técnico em Logística,
Técnico em Recursos Humanos,
Técnico em Secretariado,
Técnico em Serviços de Condomínio,
Técnico em Serviços Públicos,
Técnico em Transações Imobiliárias,
Técnico em Vendas

Produção Cultural e Design:

Técnico em Artes Visuais,
Técnico em Comunicação Visual,
Técnico em Design de Móveis,
Técnico em Documentação Musical,
Técnico em Gestão de Projetos Culturais,
Técnico em Instrumento Musical,
Técnico em Multimídia,
Técnico em Produção de Moda,
Técnico em Regência
















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