segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Atividades marcaram Dia do Estudante nas unidades de Educação Profissional da rede estadual de ensino

Durante toda semana, atividades em comemorações ao Dia do Estudante foram realizadas nos Centros Territoriais, Estaduais e unidades escolares que ofertam Educação Profissional. Entusiasmados, os estudantes promoveram ações esportivas, culturais e debates com o objetivo de promover a integração da comunidade escolar e as famílias dos estudantes, na busca pela construção da solidariedade e o respeito pela diferença de ideias.

No Centro Territorial de Educação Profissional de Itaparica (CETEP de Itaparica), em Paulo Afonso, aconteceu o I Torneio Interclasse. Também foram expostos filmes educativos sobre etnias e realizados bingos com sorteios de brindes. Segundo a diretora Maria de Lourdes Andrade, a atividade buscou inserir os estudantes em um ambiente de lazer e resgate social. “Quando promovemos atividades como estas, estamos incentivando os/as estudantes a terem a capacidade de respeitar as diferenças dos semelhantes diante do confronto de ideias e opiniões na vida”, afirmou.

O Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo (CETEP do Recôncavo) também promoveu a I Gincana Cultural: Território de Identidade do Recôncavo. No CETEP Litoral Sul, em Maraú, aconteceu uma palestra orientando os estudantes sobre prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis e gravidez na adolescência. A palestra foi ministrada pela Secretaria de Saúde do município.

No CETEP Piemonte do Paraguaçu I, Itaberaba, foi apresentada, nos três turnos, a peça teatral “Literatura de Cordel, as mulheres de Umbuzeiro”. A peça foi produzida pelo professor Adriano Nascimento e encenada por estudantes de todos os cursos técnicos ofertados no Centro. Também foram realizadas apresentações musicais e um sarau.

O Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães, em Tucano, promoveu uma visita técnica em Canudos. Na oportunidade, os/as estudantes do curso Técnico em Guia de Turismo conheceram a história do município que foi palco do confronto, entre 1896 a 1897, integrantes do grande movimento popular liderado por Antônio Conselheiro e o Exército, que culminou na denominada Guerra de Canudos, imortalizada por Euclides da Cuns na sua obra prima, “Os Sertões”.

Ações integradas de educação básica e profissional, particularmente nas dimensões territoriais e culturais, tem sido uma das marcas da Educação Profissional da Bahia, perpassando todas as atividades executadas pelas unidades e apoiadas pela Superintendência de Educação profissional (SUPROF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário