terça-feira, 21 de setembro de 2010

Estudantes do CETEP do Extremo Sul conhecem tratamento de efluentes em fábrica de celulose

Estudantes do curso Técnico em Controle Ambiental, do Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul, em Teixeira de Freitas, participaram de aulas de campo na fábrica da Veracel Celulose. Foram ver de perto como a fábrica, fundada em 1991 e que detém 211.689 hectares de terra no sul e extremo sul do estado, sendo 95.952 hectares para o plantio de eucalipto, faz o tratamento de efluentes, ou seja, produtos líquidos ou gasosos produzidos pela indústria que são lançados no meio ambiente. O tratamento de efluentes é fundamental para reduzir a emissão de poluentes na atmosfera e nos corpos d´água.

Ao todo, 67 estudantes participaram da atividade. Fizeram uma visita geral à fábrica, assistiram a uma palestra sobre o tema e, percorreram, acompanhados/as de professores e de técnicos da Veracel, os tanques onde é feito o tratamento. A indústria usa sistema de lodo ativado. O efluente passa por um clarificador primário, é resfriado e passa por um sistema de aeração para que o material orgânico seja consumido biologicamente por bactérias. Em seguida, o lodo resultante é retirado nos clarificadores secundários e o efluente tratado é lançado no Rio Jequitinhonha.

De acordo com o diretor do CETEP, Edson Cruz, os/as estudantes puderam perceber as potencialidades do mundo do trabalho no território para o curso que estão fazendo e, sobretudo, como a futura formação técnica é fundamental para contribuir com a sustentabilidade ambiental.

Segundo o diretor, as aulas de campo deverão ser cada vez mais frequentes. Uma das próximas previstas envolverá estudantes do curso Técnico em Açúcar e Álcool para uma visita a uma usina de cana-de-açúcar com o objetivo de verificar todo processo de fabricação destes produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário