sexta-feira, 24 de setembro de 2010

CETEP Portal do Sertão é contemplado com 206 laptops do MEC

O Centro Territorial de Educação Profissional Portal do Sertão (CETEP Portal do Sertão), em Feira de Santana, foi contemplado com 206 laptops doados pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Um Computador por Aluno (UCA). Este projeto educacional possibilita aos estudantes maior acesse às tecnologias da informação e comunicação, visando a democratização ao acesso digital, garantindo ao/a estudante da rede pública, o direito à inclusão tecnológica.

Na Bahia, o Projeto é desenvolvido pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT). De acordo com a Coordenação de Tecnologia Educacional do IAT, o objetivo do Programa UCA é inserir o computador portátil no cotidiano escolar como mais uma ferramenta tecnológica usada para facilitar o processo ensino-aprendizagem. O Programa também tem como finalidade promover a inclusão digital e visa, ainda, a democratização do acesso digital, ao mesmo tempo em que dialoga diretamente com a necessidade social e individual dos/das estudantes que fazem parte do contexto da escola pública da Bahia, personalizando a autonomia, o direito a inclusão tecnológica e o exercício da responsabilidade.

Segundo a Coordenação, o Programa UCA busca, a partir da inovação tecnológica, promover a inovação pedagógica, aumentar a motivação e a auto-estima dos/das estudantes e professores/as, melhorar o rendimento escolar e ainda proporcionar autonomia dos/das estudantes, pois cada um terá o seu próprio computador para o acompanhamento das aulas.

O CETEP Portal do Sertão foi uma das cinco escolas estaduais e cinco municipais beneficiadas com o UCA na Bahia. A previsão é a de que em 2011 o UCA se amplie para todo o Estado. O CETEP Portal do Sertão oferta dos cursos técnicos de nível médio em: Agroindústria, Agropecuária, Informática, Edificações e Enfermagem. Tem 387 matriculados.

Para o superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, o fato de o CETEP ter sido contemplado é muito positivo, “porque vai dinamizar mais ainda os cursos técnicos, particularmente os do Eixo Tecnológico Informação e Comunicação, abrindo perspectivas que o CETEP Portal do Sertão não apenas crie novos cursos, como se torne referência para todo o interior”.

4 comentários:

  1. A escola é muito boa, agora que chegou esses laptops vai melhorar mais ainda

    ResponderExcluir
  2. quando será o proximo processo seletivo ou sorteio eletrônico para concorrência de vagas no CETEP de feira de santana? Luiz Cláudio!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, boa tarde!

    As inscrições serão iniciadas no final do ano. O processo de inscrição será amplamente divulgado aqui no Blog da EP, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) e nas nossas mídias sociais(Twitter:@EPdaBahia,Facebook/Orkut: Educação Profissional da Bahia).

    ResponderExcluir
  4. Olá, boa tarde!

    As inscrições serão iniciadas no final do ano. O processo de inscrição será amplamente divulgado aqui no Blog da EP, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) e em nossas redes sociais(Twitter:@EPdaBahia,Facebook/Orkut: Educação Profissional da Bahia).

    ResponderExcluir