quinta-feira, 2 de setembro de 2010

CEEP em Artes e Designs promove ciclo gratuito de palestra sobre música

O Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design promove a partir desta sexta-feira (dia 3) um ciclo de palestras sobre música. As palestras fazem parte de uma proposta do centro em contribuir para o aprimoramento técnico dos estudantes dos cursos oferecidos, mas, sobretudo, promover para todos aqueles que gostam e se interessam pelo tema, momentos de reflexão e aprendizagem. As palestras são gratuitas e nesta sexta-feira, às 17h, será realizada na sala 6, do CEEP em Artes de Desing que funciona dentro das instalações do Colégio Central, na Avenida Joana Angélica, Centro, em Salvador.

O primeiro tema apresentado será “Recursos Técnicos para Memorização do Texto Musical”. O professor de percepção e estética musical do CEEP em Artes e Desing e idealizador do projeto, Raimundo Magalhães, explicou que os músicos e instrumentistas geralmente têm dificuldade em memorizar as partituras. Muitos, aliás, ficam reféns delas. Na palestra desta sexta, o professor disse que serão apresentados alguns estudos sobre a questão que devem contribuir para que os expectadores possam se desenvolver melhor nesse sentido. “Sem a partitura, o músico fica mais solto, fica mais fácil de fazer movimentos. Ele precisa se libertar da partitura e aprender a captar elementos e memorização”, afirma.

Sobre o CEEP em Artes e Design


O Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design é um dos oito centros estaduais e 27 territoriais criados pelo Estado, a partir de 2008 com a implantação do Plano de Educação Profissional da Bahia, para oferecer formação e qualificação profissional aos jovens e trabalhadores/as baianos por meio dos cursos técnicos de nível médio. O CEEP em Artes e Design substituiu o antigo Centro de Educação Profissional Pracatum.

A mudança não foi apenas de nomenclatura. Novos cursos são oferecidos com eixos tecnológicos que atendam às demandas socioeconômicas e ambientais voltados à qualificação da mão de obra local e territorial. Era muito comum que as empresas se instalassem na Bahia e a mão de obra tinha que ser importada de outros estados. Com os novos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional, novos conhecimentos são disseminados e espera-se que os jovens e trabalhadores/as baianos/as tornem-se aptos/as para atender a estas demandas relevantes nos Territórios de Identidade do Estado da Bahia, adentrando com maior facilidade no mundo do trabalho.

O CEEP em Artes e Design oferece os cursos técnicos de nível médio em: Documentação Musical, Flauta Transversal, Flauta Doce, Contrabaixo, Bateria, Percussão, Saxofone, Regência e Artes Visuais.

Veja abaixo a programação com as próximas palestras:

Data Tema
03 de setembro - Recursos Técnicos para Memorização do Texto Musical

24 de setembro - A Trajetória Psicológica do Intérprete

15 de Outubro - A Técnica da Abordagem Ativa Utilizando uma Experiência Sonora

05 de novembro - Identificação dos Processos Cognitivos na Performance Musical

26 de novembro - Considerações sobre a Técnica Pianística

3 comentários:

  1. O CEEP também oferece,o curso gestão em projetos culturais,pois sou aluna do 2ª semestre deste curso e o nosso blog é www.gestaodeprojetosculturais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela ressalva!

    Att,

    Adm blog

    ResponderExcluir
  3. massa como faço para participar do ceep

    ResponderExcluir