sexta-feira, 3 de setembro de 2010

CETEP da Bacia do Paramirim busca inspiração na música para comemorar desfile de 7 de Setembro

O dia 07 de Setembro faz parte do calendário de atividades do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Paramirim, em Macaúbas. Estudantes, professores e gestores irão participar do desfile cívico e, neste contexto de comemorações da Independência do Brasil, poderão mostrar para a sociedade, algumas novidades que foram pensadas do ponto de vista pedagógico no CETEP.

O Tema do Desfile é “O CETEP canta o Brasil”. Por isso, cinco carros alegóricos e fantasias foram produzidas pelos estudantes inspirados em canções que ajudam a retratar o país. O carro Abre Alas, por exemplo, é inspirado em “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso. Neste carro, a bandeira do Brasil será conduzida por uma estudante, outro estudante sairá caracterizado de Ary Barroso. Em outros carros, serão trabalhadas temáticas a partir de músicas como: “Que país é esse”, de Renato Russo, passando por “Brasil”, de Cazuza, “Heranças Bantos”, do Ilê Aiyê e “Vozes da Seca”, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas.

Estas músicas ganharão sonoridade. É que o desfile do CETEP será acompanhamento pela Filarmônica Nossa Senhora da Conceição e palas Fanfarras do próprio CETEP e do Colégio Municipal Selma Nunes, envolvendo, ao todo 90 instrumentistas e estudantes.

O diretor do CETEP, Alan Figueiredo, disse que as músicas escolhidas foram trabalhadas nas salas de aula, em disciplinas como Língua Portuguesa, artes, filosofia, sociologia, história, geografia entre os estudantes dos cursos Técnicos em Vendas, Contabilidade, Edificações, Meio Ambiente e Enfermagem. “Elas ajudaram a desperta uma maior sensibilidade dos estudantes no sentido de conhecer melhor o país em que a gente vive, com suas riquezas e problemas”, acredita.

O professor Teotônio Ferreira, de Língua Portuguesa, disse que os preparativos do desfile envolveram a comunidade escolar e pessoas da cidade, promovendo interação e aprendizado coletivo. “O resultado mostrou-se motivador e rico sob diversos pontos de vista, principalmente enquanto educador e estudioso do uso de linguagens na construção de projetos de socialização. Os estudantes perceberam que a realidade social pode ser sinônimo de felicidade, arte, sonho e aprendizado”.

A estudante Maria Neusa Pereira, do 3º ano do curso Técnico em Meio Ambiente, comemora o ganho que a participação no processo trouxe. “Na organização do desfile, aprendemos a criar fantasias com técnicas diversas”, uma experiência a mais que, certamente, contribuirá nas suas futuras vivências enquanto técnica a atuar no mundo do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário