quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Estudantes do Técnico em Agroindústria participam de Feira de Ciências em Jaguaquara

Os moradores da cidade de Jaguaquara, no Território de Identidade do Vale do Jequiriçá, estão convidados a participar nesta quinta (dia 18) e sexta-feira (dia 19), da I Feira de Ciências do Curso Técnico em Agroindústria realizada pelo Colégio Estadual Pio XII. Os estudantes do 1º, 2º e 3º anos do curso técnico de nível médio em Agroindústria irão apresentar resultados de ações pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, conforme prevê a Educação Profissional da Bahia que tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico.

A abertura da feira será amanhã, às 19 h, no auditório da unidade escolar, com a palestra A importância do Método Científico e da Pesquisa Científica na Vida Estudantil. Ao mesmo tempo será apresentada uma mostra de vídeo sobre Investigação Cientifica.

Na sexta-feira (dia19), das 13h30 às 21h, também na unidade escolar, a programação continua com a mostra científica A Química para um mundo melhor e com a exposição de painéis sobre a osmose na fabricação de picles, secador econômico para desidratação de tomates reaproveitando materiais recicláveis. A exposição contemplará, ainda, questões como o cultivo de hortaliças em mini-hortas feitas de folhas de jornal, o uso de material orgânico para obtenção de biogás, entre outros temas.

Segundo Nelma Porto, diretora da Unidade Escolar, o evento antecipa as comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada todos os anos no mês de outubro. “Buscamos incentivar os/as estudantes para se interessarem pela ciência e, também, para auxiliar os educadores a obterem conhecimentos necessários para orientá-los sobre a importância da prática e produção científica”, afirmou.


A professora Rosângela da Guarda, articuladora pedagógica, explica que as pesquisas procuram instruir os agricultores familiares, incentivando-os a fazer o uso correto de defensivos, inseticidas naturais, entre outros experimentos. “Por meio dos resultados obtidos nas pesquisas, os/as estudantes estarão colocando em prática seus conhecimentos em benefício da comunidade rural do nosso município, dando orientações adequadas sobre o uso dos defensivos agrícolas naturais”, afirmou.

O painel A produção de geléias e frutas tropicais utilizando albedo do maracujá amarelo, idealizado pelos estudantes do 3º ano, será também exposto na I Feira de Ciências e Tecnologias Sociais que será realizada de 29 a 31 de agosto, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, pela Secretaria da Educação do Estado, por meio da Superintendência de Educação Profissional.

Encontro Pedagógico discute renovação da matriz curricular

Professores, gestores e coordenadores dos Centros Estaduais, Territoriais de Educação Profissional e de Unidades Escolares que ofertam os cursos técnicos de nível médio estão reunidos hoje (dia 18) e amanhã (dia 19), no Hotel Vilamar, em Salvador. O objetivo é discutir a atualização das matrizes curriculares dos cursos técnicos de nível médio que fazem parte dos Eixos Tecnológicos Gestão e Negócios e Produção Cultural e Design.

O debate faz parte da série de Encontros Pedagógicos da Educação Profissional e tem a proposta de dialogar com os profissionais para alinhar e atualizar as matrizes da formação técnica específica com pesquisas e teorias contemporâneas, dentro das perspectivas de cada Território de Identidade, a partir da troca de experiências das distintas realidades, olhares e saberes pedagógicos.

Nestes dois dias, estão programadas abordagens sobre currículo, ensino aprendizagem nas diferentes modalidades da Educação Profissional e o cenário baiano da cultura e dos negócios. Em grupos de trabalho, os participantes discutem as matrizes e elaboram propostas.

Cristina Nascimento, diretora do Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, considera a troca de experiências fundamental para alcançar cada vez mais a formação integral dos futuros técnicos. “O momento é oportuno para orientar os professores e gestores nas diretrizes a serem tomadas para a constituição do itinerário informativo do estudante, assim como, para atualizarmos e unificarmos as nossas percepções diante da realidade do local onde vivemos.”

Neuma Ferraz, professora dos cursos técnicos do Eixo Gestão e Negócio, do CETEP Sertão do São Francisco, em Juazeiro, também concorda. “Por meio de debates como estes, crescemos nós e nossos estudantes, pois estamos sendo qualificados para fazermos o melhor pela formação deles,” acrescentou.
A coordenadora de currículos e práticas pedagógicas da Educação Profissional, Cláudia Goés, afirma que a Série de Encontros também procurar relembrar aos educadores, que a formação dos técnicos não é mais voltada para a formação tecnicistas e sim para linha das humanidades, por isso que diz que as ações pedagógicas são focadas na tecnologia social”.

A diretora da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Beth Rangel, ressaltou a importância da arte na composição do currículo dos cursos técnicos do Eixo Tecnológico Produção Cultural e Design. “A arte, enquanto conhecimento tem autonomia como qualquer outra área, apresentando suas teorias e conhecimentos para contribuir com o desenvolvimento humano do estudante”. Ela ainda acrescenta, que a formação do técnico em dança e de demais cursos técnicos ofertados pela Rede de Educação Profissional, não é vista como tecnicista, mas como humana. “A arte no curso técnico em dança, especificamente, compreende o corpo na sua totalidade, onde o estudante desenvolve a dimensão cognitiva, relacional e técnica”.

Iniciada em julho deste ano, a Série de Encontros Pedagógicos sobre Educação Profissional já contemplou o debate sobre a matriz curricular dos Eixos Tecnológicos Hospitalidade e Lazer e Informação e Comunicação. A perspectiva é a de que até o final deste ano, os encontros contemplem todos os cursos dos eixos tecnológicos da Educação Profissional da Bahia. A idéia é que além da atualização dos currículos e elaboração de propostas, a Série de Encontros resulte na formatação de um glossário para reunir expressões das diversas áreas técnicas.

Cursos Técnicos do Eixo Tecnológico Gestão e Negócios:

Técnico em Administração
Técnico em Comércio,
Técnico em Contabilidade,
Técnico em Cooperativismo,
Técnico em Logística,
Técnico em Recursos Humanos,
Técnico em Secretariado,
Técnico em Serviços de Condomínio,
Técnico em Serviços Públicos,
Técnico em Transações Imobiliárias,
Técnico em Vendas

Produção Cultural e Design:

Técnico em Artes Visuais,
Técnico em Comunicação Visual,
Técnico em Design de Móveis,
Técnico em Documentação Musical,
Técnico em Gestão de Projetos Culturais,
Técnico em Instrumento Musical,
Técnico em Multimídia,
Técnico em Produção de Moda,
Técnico em Regência
















quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Processo Seletivo para Técnicos em Agropecuária e Agentes de Desenvolvimento

A Coordenação da Fundação de Apoio aos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares da Região do Sisal e Semiárido da Bahia (FATRES) está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (dia 19), para o processo seletivo de Técnicos/as em Agropecuária e Agentes de Desenvolvimentos. São 18 vagas para Técnicos/as em Agropecuária e 36 em Agentes de Desenvolvimento.

Para maiores informações acesse: http://www.fatres.blogspot.com

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Encontro Pedagógico da EP discute Eixos Tecnológicos Gestão e Negócios e Produção Cultural e Design

Para dar continuidade a série de Encontros Pedagógicos da Educação Profissional, professores, gestores e coordenadores dos Centros Estaduais, Territoriais de Educação Profissional e de unidades escolares que ofertam os cursos técnicos de nível médio estarão reunidos nestas quinta e sexta-feira (dias 18 e 19), das 9 às 18h, no Hotel Vilamar, em Salvador. Nesta terceira edição, os Eixos Tecnológicos Gestão e Negócios e Produção Cultural e Design serão temas do encontro que visa atualizar as bases da matriz curricular dos cursos técnicos de Educação Profissional ofertados pela rede, a partir das distintas realidades e olhares.

As palestras, ministradas pela Superintendência de Educação Profissional (SUPROF), Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB) e Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), abordarão temas como: currículo, ensino aprendizagem nas diferentes modalidades da Educação Profissional e o cenário baiano da cultura e dos negócios. Haverá, também, grupos de trabalho para discutir as matrizes e elaborar propostas.

Para a diretora de Desenvolvimento da Educação Profissional, Cristina Kavalkievicz, o encontro contribui para qualificar ainda mais os professores, por meio da discussão coletiva, para que se possa atualizar a matriz curricular, especificamente, no que se refere à Formação Técnica Específica. “Neste momento de construção coletiva, estamos nos aprimorando para alcançar, ainda mais, a formação integral do estudante, por meio da discussão sobre as disciplinas e ementas, não desprezando a importância da história e das novas tecnologias”, afirma.


Iniciada em julho deste ano, a série de Encontros Pedagógicos sobre Educação Profissional já contemplou o debate sobre a matriz curricular dos Eixos Tecnológicos Hospitalidade e Lazer e Informação e Comunicação. A perspectiva é a de que até o final deste ano, os encontros pedagógicos contemplem todos os eixos tecnológicos ofertados na Rede de Educação Profissional da Bahia.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Audiência Pública no CETEP do Recôncavo aborda Educação e Segurança

O Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo (CETEP do Recôncavo), em Santo Antônio de Jesus, sediará na próxima sexta-feira (dia 19), às 9 h, Audiência Pública Territorial sobre Educação e Segurança. Promovida pela 4º Diretoria Regional de Educação (DIREC-4), a atividade objetiva debater a questão com a comunidade escolar e instituições de promoção e garantia de direito e segurança pública, na perspectiva de construir uma ação articulada pela promoção da cultura de paz nas escolas públicas do Território do Recôncavo.

A programação inclui uma palestra da Juíza da Infância e Juventude, Kátia Mendes, além da participação de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Centros de Referência Social, Secretarias Municipais de Educação, comunidade escolar e sociedade civil do Território do Recôncavo.
A escolha do CETEP Recôncavo para sediar o encontro fortalece ainda mais o caráter territorial do Centro, bem como possibilita os estudantes e professores do Curso Técnico de Segurança do Trabalho a vislumbrar outros horizontes de trabalho além dos tradicionais.

Sobre o CETEP do Recôncavo

Inaugurado no dia 11 de junho de 2009 pelo governador Jaques Wagner, o CETEP do Recôncavo está destinado a atender os estudantes de todo o território e é uma das medidas de reparação às 64 vítimas da explosão de uma fábrica clandestina de fogos de artifício em 1998, em Santo Antônio de Jesus, conforme acordo celebrado entre o Governo Brasileiro e o Sistema ONU, em 2005.

No CETEP do Recôncavo são oferecidos os técnicos de nível médio em Agropecuária, Logística, Segurança do Trabalho, Enfermagem. Oferta ainda, os arcos ocupacionais em Madeira e Móveis e Construção e Reparos II pelo Proeja/Fundamental que também são ofertados na Escola Estadual Democrática Professor Anísio Teixeira. Ainda em Santo Antônio de Jesus também há oferta do Técnico em Comércio no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes. Já no Colégio Estadual Polivalente de Conceição do Almeida, anexo do CETEP, é ofertado o técnico em Logística.

Nota de falecimento

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio da Superintendência de Educação Profissional, registra, com pesar, a morte de Alan Barbosa Santos, 18, estudante do 3º ano do curso Técnico em Calçados, do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Jacuípe, em Ipirá. O sepultamento será realizado hoje, às 17h, no Cemitério Vale das Flores. O estudante foi vítima de um câncer.

A Rede de Estadual de Educação Profissional da Bahia, representando o universo de gestores, professores e estudantes do CETEP, neste momento de perda, transmite solidariedade à família e aos amigos.

CETEP Oeste Baiano forma novos Técnicos em Enfermagem

O Centro Territorial de Educação Profissional do Oeste Baiano (CETEP Oeste Baiano), em Barreiras, realizou sábado (dia 13), às 19h30, no espaço de eventos Javan, a solenidade de colação de grau e o baile de formatura da segunda turma dos Técnicos de nível médio em Enfermagem da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia no Território Oeste Baiano.

No total, 44 estudantes concluíram sua formação pautada no Trabalho como principio educativo, base conceitual da Educação Profissional da Bahia. Ao concluir o curso, os técnicos de nível médio estão aptos a adentrar no mundo do trabalho para atender às demandas socioeconômicas e ambientais do Território.

Jucimaria Campos da Cruz, 25, é uma das formadas. Para ela, o momento é de concretização e de muita comemoração. “Esta é uma grande conquista na minha vida. Tudo o que aprendi aqui me fez crescer bastante, principalmente, quando realizávamos as intervenções sociais em benefício da comunidade. Foi com muita luta, dedicação e empenho que chegamos até aqui, só tenho que comemorar e agradecer”, afirmou.

Com um caráter simbólico de apresentação dos novos técnicos e técnicas à sociedade e também como momento em que os estado presta contas à pais, familiares do trabalho formativo executado, a Formatura dos Técnicos de Nível Médio da Rede Estadual de Educação é um evento que marca todos  que assistem. A formatura acontece anualmente desde 2009 em todos os Territórios de Identidade, nos municípios sede dos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional, além das unidades de ensino médio que ofertam educação profissional e cursos do Programa Trilha. Em Salvador, pelo maior número de unidades e formandos,  desde 2010 é realizada uma formatura coletiva, reunindo todos os estudantes concluintes dos cursos técnicos de nível médio das unidades da rede estadual da região metropolitana.

O Centro Territorial de Educação Profissional do Oeste Baiano (CETEP do Oeste Baiano), em Barreiras, foi instituído pela portaria 8677, de 17 de abril de 2009, em substituição à antiga Escola Estadual Agrotécnica Geraldo Rocha. Além do curso técnico de Enfermagem, o centro oferta os cursos técnicos em Comércio, Agropecuária e Informática.

O CETEP do Oeste Baiano também atende aos municípios que compõem o Território: Angical, Baianópolis, Buritirama, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério e Wanderley.

Professor da Educação Profissional é premiado pela Microsoft

O Centro Estadual de Educação Profissional em Logística e Transportes Luiz Pinto de Carvalho (CEEP em Logística e Transportes Luiz Pinto de Carvalho), em Salvador, mais uma vez foi destaque em uma competição nacional. O professor Alex Vieira dos Santos, que trabalha no CEEP desde 2000, venceu o prêmio Microsoft Educadores Inovadores. Intitulado Explorando o Universo através das Tecnologias de Informação e Comunicação, o projeto tem o objetivo de incentivar a pesquisa científica no Centro, por meio da contextualização da astronomia e astronáutica. O trabalho foi apresentado para a banca avaliadora da Microsoft Educação, no dia 2 de agosto, em São Paulo e concorreu com produções de outros estados como Rio de Janeiro e Pernambuco.

Para o professor Alex é uma emoção muito grande ter sido premiado, já que há dois anos foi finalista do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores. “Esta premiação reflete o sucesso da atividade que promovemos e também é uma luz que indica que devemos continuar produzindo conhecimentos e tendo novas idéias para levar, pelo mundo afora, o trabalho que realizamos no Centro. Agora, o meu objetivo é defender o título mundial que será realizado em novembro, em Washington, nos Estados Unidos”.

O projeto visa fortalecer ações no campo da pesquisa na educação técnica de nível médio, embora possa ser aplicada também no ensino médio propedêutico. Situado no contexto da disciplina Física, com ações interdisciplinares, a proposta inova o modelo de aprendizagem, pois os estudantes aprendem a trabalhar de forma colaborativa ao incentivar a pesquisa científica na unidade. “Buscamos propiciar a criação de referências importantes e experiências que favorecem a transformação da escola em um espaço de aprendizagem contínua – para educadores, educandos e comunidade de seu entorno, como também a valorização de suas lideranças e o reconhecimento da importância de seu papel para a criação de uma cultura de uso de tecnologias nos ambientes educacionais”, explicou.

Esta é mais uma ação pedagógica que integra educação básica à educação profissional. Ao trabalhar a formação científica, base para a compreensão da tecnologia, que seria o estudo da astronomia, ciência, astronáutica e tecnologia, se coloca em prática a construção do conhecimento e tecnologia social, como principio pedagógico, em benefício da sociedade.

Para realizar o projeto, os/as estudantes participaram de diversas atividades, teóricas e práticas, para debate como grupos de discussão no Windows Live, utilizando software Word Wide Telescope e o Microsoft Office. Ao final, produziram uma rosa dos ventos, um foguete, jornais informativos com o uso da ferramenta Publisher e um diário de bordo reforçando a prática da pesquisa e investigação na educação básica.

O Prêmio Microsoft Educadores Inovadores está em sua sexta edição e reconhece os melhores projetos educacionais que fazem uso da tecnologia, desenvolvidos por educadores de escolas públicas (estaduais, municipais ou federais), particulares, Fundações, Secretarias Municipais e Estaduais de Ensino, Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs ou NRTEs) e Escolas Técnicas Públicas.

OUTROS PRÊMIOS - Nesta linha, o CEEP em Logística e Transportes Luiz Pinto de Carvalho já ganhou outros prêmios e participou de competições importantes. Venceu a 5ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente na categoria “Elaboração de Textos”, com o jornal “A Voz de Gaia”, feito por estudantes e orientado pelo professor Alex, para chamar a atenção dos soteropolitanos sobre a degradação do Rio Camarajipe, no bairro Boa Vista do São Caetano. A olimpíada foi realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma das maiores instituições científicas do Brasil, com renome internacional, em parceria com a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco).

Atividades marcaram Dia do Estudante nas unidades de Educação Profissional da rede estadual de ensino

Durante toda semana, atividades em comemorações ao Dia do Estudante foram realizadas nos Centros Territoriais, Estaduais e unidades escolares que ofertam Educação Profissional. Entusiasmados, os estudantes promoveram ações esportivas, culturais e debates com o objetivo de promover a integração da comunidade escolar e as famílias dos estudantes, na busca pela construção da solidariedade e o respeito pela diferença de ideias.

No Centro Territorial de Educação Profissional de Itaparica (CETEP de Itaparica), em Paulo Afonso, aconteceu o I Torneio Interclasse. Também foram expostos filmes educativos sobre etnias e realizados bingos com sorteios de brindes. Segundo a diretora Maria de Lourdes Andrade, a atividade buscou inserir os estudantes em um ambiente de lazer e resgate social. “Quando promovemos atividades como estas, estamos incentivando os/as estudantes a terem a capacidade de respeitar as diferenças dos semelhantes diante do confronto de ideias e opiniões na vida”, afirmou.

O Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo (CETEP do Recôncavo) também promoveu a I Gincana Cultural: Território de Identidade do Recôncavo. No CETEP Litoral Sul, em Maraú, aconteceu uma palestra orientando os estudantes sobre prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis e gravidez na adolescência. A palestra foi ministrada pela Secretaria de Saúde do município.

No CETEP Piemonte do Paraguaçu I, Itaberaba, foi apresentada, nos três turnos, a peça teatral “Literatura de Cordel, as mulheres de Umbuzeiro”. A peça foi produzida pelo professor Adriano Nascimento e encenada por estudantes de todos os cursos técnicos ofertados no Centro. Também foram realizadas apresentações musicais e um sarau.

O Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães, em Tucano, promoveu uma visita técnica em Canudos. Na oportunidade, os/as estudantes do curso Técnico em Guia de Turismo conheceram a história do município que foi palco do confronto, entre 1896 a 1897, integrantes do grande movimento popular liderado por Antônio Conselheiro e o Exército, que culminou na denominada Guerra de Canudos, imortalizada por Euclides da Cuns na sua obra prima, “Os Sertões”.

Ações integradas de educação básica e profissional, particularmente nas dimensões territoriais e culturais, tem sido uma das marcas da Educação Profissional da Bahia, perpassando todas as atividades executadas pelas unidades e apoiadas pela Superintendência de Educação profissional (SUPROF).

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Superintendente de Educação Profissional da Bahia visita obras do CETEP

Completando o circuito de visitas em Vitória da Conquista o Superintendente de Educação Profissional da Bahia, Almerico Lima esteve, na terça-feira (02), no Centro Territorial de Educação Profissional – CETEP com o Diretor da Diretoria Regional de Educação – DIREC 20, Ricardo Costa, visitando as obras de ampliação do Centro.


Grande parte das obras já foi concluída. Fazem parte do projeto 4 prédios de laboratório, 1 prédio de salas de aula, 1 alojamento, reforma geral do antigo prédio e dos módulos agropecuários.

Vitória da Conquista conta, atualmente, com o Centro Territorial de Educação Profissional e o Colégio Adélia Teixeira que está sendo transformado em um Centro Estadual de Educação Profissional na Área de Saúde, pela sua excelência no trabalho técnico. Segundo Almerico a visita aos Centros teve um balanço positivo. “Vi professores motivados, gestores eficientes e um envolvimento muito grande da Direc20, através do professor Ricardo, na construção dessa política de educação profissional em Vitória da Conquista” conclui.

Fonte
:ASCOM/DIREC20



sexta-feira, 5 de agosto de 2011

III Sessão do Fórum de Educação Profissional da Bahia discute experiências e metodologias de levantamento de demandas de qualificação

Para debater, acompanhar e fazer proposições sobre o aprimoramento da Educação Profissional no Estado da Bahia foi realizada em Salvador, nos dias 04 e 05 de agosto, a III Sessão do Fórum de Educação Profissional. O Fórum, que está consolidado como um espaço de controle social da política pública de Educação Profissional na Bahia, teve como pauta, o debate das Experiências e Metodologias de levantamento de demandas de Educação Profissional das redes públicas e privadas que ofertam Educação Profissional como o Sistema S (SENAC e SENAI), CUT (FENATRAD/ Sindoméstico) e Rede Federal (IFba).

Além da apresentação das experiências e metodologias destas instituições, a discussão visou ouvir, também, e manter o diálogo entre os atores de segmentos sociais e empresariais presentes como a Escola do Nordeste da CUT, a Tribo Jovem (indígena), Escola de Dança da Fundação Cultural da Bahia, Senat, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Coordenação Estadual dos Territórios de Identidade da Bahia, Escola Estadual de Saúde Pública do SUS, Escola de Dança da Fundação Cultural, IFBahiano, FETRAF, Associação de Escolas Família Agrícola (AECOFABA), além de representantes de gestores, professores e estudantes de Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, de Diretorias Regionais de Educação, e da Superintendência de Educação Profissional da Secretaria de Educação (SUPROF/SEC).

Para Albertino Nascimento, Diretor Geral do Institucional do Instituto Federal Baiano - Campus Salvador e Presidente da Câmara de Educação Profissional do Conselho Estadual de Educação, a experiência em Educação Profissional da rede Federal já está consolidada, mas a cada dia um novo desafio surge. “Hoje, mais do que nunca, buscamos formar cidadãos qualificados, que possam interferir de maneira sustentável no desenvolvimento do país, para atender ao desenvolvimento tecnológico que cada dia que passa se torna mais exigente no mundo do trabalho”.

Ele avalia o Fórum como o momento oportuno para troca de experiência e consolidação por meio do diálogo com diferentes atores. “A EP não pode se fechar em si mesmo, este Fórum mostra que estamos em uma mesma consonância e em diálogo com diferentes segmentos empresariais que ofertam Educação Profissional no Estado e no país, desta forma só temos a crescer”.

Ao falar sobre as ações do Sindoméstico, Creuza Oliveira, relatou as experiências do sindicato por meio do Projeto Trabalho Doméstico Cidadão (TDC). Segundo ela, graças oferta de qualificação profissional por meio do arco ocupacional em Cozinha Básica, Técnica em Arrumação, Cuidador do Idoso, entre outros, a vida de muitas trabalhadoras baianas e do Brasil mudaram para melhor. “Muitas colegas nos procuravam reclamando sobre a exploração no ambiente de trabalho. Após realizarem o curso, passam a ter mais autoestima e a reconhecer seu próprio valor e seus direitos como profissionais, a educação leva a isso”, afirmou.

Com este mesmo discurso, o Senac apresentou suas experiências. Segundo Ana Paula Santos, os cursos de Aprendizagem do Programa Jovem Aprendiz, proporcionam a inserção no mercado de trabalho a jovens maiores de quatorze e menores de vinte e quatro anos, contratados pelas empresas e encaminhados ao Senac de acordo com a legislação específica. “ Além do programa Jovem Aprendiz, na Bahia, a qualificação profissional no eixo tecnológico Hospitalidade e Lazer é a peça chave do nosso trabalho. Os conhecimentos teóricos e práticos desenvolvidos nos cursos que ofertamos, também promovemos atividades que visam o desenvolvimento social e cultural dos educandos”.

A mesa de abertura do segundo dia do evento discutiu as Metodologias de Diagnóstico de Demanda e Oferta de Educação Profissional. Marcio Guerra Amorim, do Observatório Ocupacional/Unidade Prospectiva do Trabalho do Senai, ressaltou a importância de utilizar metodologias para averiguar as necessidades de demandas nos Territórios de Identidade. Ele usou como exemplo, uma das metodologias do Senai, o Mapa do Trabalho Industrial. Segundo ele, o planejamento em curto prazo com base na análise do mundo do trabalho é fundamental. “Para averiguar as necessidades, utilizamos instrumentos para capturar informações diretamente das indústrias e sindicatos, que nos ajudam a conceber a estratégia de atuação do Senai no país. A Educação Profissional faz isso bem, mais é preciso intensificar o processo e identificar as diferentes demandas locais e ajustá-las as características de cada região, tratando a heterogeneidade, independente de cada instituição que faça”, explicou.

Tendo sua primeira edição realizada em dezembro de 2010, o Fórum de Educação Profissional da Bahia, rearticulado pela SUPROF, é permanente, para além dos governos, e contribui para a participação estratégica da Educação Profissional na construção de um novo modelo de desenvolvimento da Bahia, baseado na inclusão pelo trabalho e crescimento da renda, sustentabilidade, equidade social e territorial, participação e controle social, governança solidária e ampliação dos espaços democráticos.

A Educação Profissional pública estadual na Bahia está direcionada para as demandas socioeconômicas e ambientais dos Territórios de Identidade e cadeias produtivas locais, graças ao Plano de Educação Profissional da Bahia, pioneira no Brasil. Os resultados alcançados se tornam reais por meio de um amplo diálogo com diferentes atores sociais, pontuados no Plano Plurianual (PPA Participativo 2008-2011), possibilitando aos/as jovens e trabalhadores/as permanecerem em seus lugares de origem.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Estudantes da Educação Profissional fazem intervenção social e prestam serviços gratuitos à comunidade do Nordeste de Amaralina


Turma do curso Técnico em Enfermagem
 
A Educação Profissional e o Pacto pela Vida estão fazendo diferença para moradores do Nordeste de Amaralina, Santa Cruz, Boqueirão e Vale das Pedrinhas. Estudantes dos Cursos Técnicos de Nível Médio em Enfermagem e Informática do Colégio Estadual Carlos Correa de Menezes Sant´Anna, localizado no Beco da Cultura, prestam serviços gratuitos à comunidade. Sempre acompanhados pelos professores, na área de saúde, realizam eletrocardiogramas, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, curativos simples, administração de medicação injetável com prescrição médica, e na área de informática fazem manutenção de computadores.

Estudantes colocam em prática aprendizado
 
As atividades beneficiam os moradores e, sobretudo, os/as estudantes, que aprendem os conteúdos e práticas em situações reais, seguindo a concepção da Educação Profissional da Bahia, que tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico.


Os atendimentos da área de saúde são prestados durante as aulas práticas do curso Técnico em Enfermagem. Tudo ocorre com a supervisão de quatro enfermeiros/as e duas fisioterapeutas, professores de diferentes disciplinas. O ambulatório instalado na unidade é dotado de infraestrutura. Possui equipamentos como desfibrilador, bomba de infusão, bonecos anatômicos para procedimentos como acesso venoso, curativos e banho de leitos, esqueletos, cama hospitalar, aspiradores e um eletrocardiograma.


 
Nilson de Jesus:" Isso aqui é incrível,
é bom demais. Ave Maria!"
Dono de uma cantina em frente ao colégio, seu Nilson de Jesus, 53,
está com hérnia na virilha e conseguiu fazer o eletrocardiograma no colégio. Agora vai poder marcar a cirurgia. “Sou nascido e criado aqui na Rua da Mangueira. Tenho 29 anos que trabalho no Beco da Cultura. Já tentei fazer esse exame em outros lugares e não consegui. Isso aqui é incrível, é bom demais Ave Maria! Facilita a vida da gente. Já pensou acordar de madrugada para pegar fila? Não precisei de nada disso, aqui é ótimo. Tô numa felicidade incrível!”, comemora.


Dona Isabel Cristina Nunes, 43 anos, é diabética e toda semana vai ao ambulatório para conferir a glicemia e medir a pressão arterial. “O atendimento aqui é ótimo, sou sempre bem tratada, bem acolhida. Aqui a gente vai fazer um exame e não sente nada. Mesmo sendo estudantes, eles já são bons profissionais”, elogia.

Carlos David:" Sou da comunidade e fico
 orgulhoso de  fazer esse curso e
poder ajudar as pessoas".

Aprendizagem integral - Carlos David, 22, é um dos estudantes do Técnico em Enfermagem na modalidade Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Ele diz que se sente mais satisfeito do que os pacientes. “Eu sinto uma alegria imensa porque a comunidade está alegre. Sou da comunidade e fico orgulhoso de fazer esse curso e poder ajudar as pessoas”.




Jamile Ribeiro:" Não tem nada que nos
 deixe mais feliz do que
 poder ajudar as pessoas".



 Jamine Ribeiro, 17, do 2º ano, também comemora. “Pra gente que é daqui, que já passou por dificuldade no atendimento, por conhecer a realidade da comunidade, não tem nada que nos deixe mais feliz do que poder ajudar as pessoas”. Carlos David completa: “Eu também me sinto eficiente. Essa sensação de ajudar as pessoas é boa.        Me identifico com o curso e sei que aqui estou sendo preparado para ser um bom profissional porque a gente tem a prática e também
aprende a ética, o saber lidar e cuidar das pessoas”.

 De acordo com a fisioterapeuta Priscila Soares, articuladora de estágio, o colégio tem a capacidade de fazer até 40 eletrocardiograma por mês. São feitos cinco eletros as terças e mais cinco às quintas-feiras. Para ter acesso, o morador deve se dirigir ao colégio nesses dias, com a solicitação do médico do paciente.
Os exames são feitos pelos estudantes com a supervisão da enfermeira e professora Edlene Aquino. Depois são encaminhados para uma médica responsável que emite o laudo e em, no máximo, uma semana são entregues aos pacientes. “Além do atendimento externo, também vamos até a comunidade, montamos nossa estrutura até no meio da rua. Fazemos teste de glicemia, medimos PA, prestamos orientações de temas  diversos como combate à dengue, saúde oral, prevenção às DST´s/AIDS”, comenta a professora Priscila. “É muito gratificante esse trabalho. O curso é ótimo. Tenho certeza de que, se depender de infraestrutura e empenho de todos nós, os estudantes vão sair daqui bem preparados”, garante.


Curso de Informática também é referência


Os estudantes do Curso Técnico em Informática também aprendem ao prestar serviços à comunidade. Além de disciplinas como computação gráfica, arquitetura de computadores, Introdução a Sistemas Operacionais, a matriz curricular do curso também envolve manutenção de computadores que é feita gratuitamente. O Colégio tem dois laboratórios com mais de 30 computadores que são usados para as aulas. “E é nestes laboratórios que fazemos a manutenção das máquinas do próprio colégio e da comunidade”, explica o professor e articulador de estágio do curso, Manoel Vidal.
 
Manoel Vidal: “O curso é de excelente
 qualidade e o estudante sai daqui preparado”.





 Segundo o professor, mais de 100 pessoas já foram beneficiadas. Para ter acesso, é preciso levar a máquina no Colégio onde o estudante, acompanhado pelo professor, abre uma ordem de serviço. Em sala de aula, é feito o levantamento do problema e realizada a manutenção. Se for preciso a troca de peças, o proprietário é notificado, sendo ele mesmo o responsável pela entrega da peça na unidade escolar. Manoel Vidal acredita que este curso Técnico em Informática é uma referência. “Tem escola particular que não tem a estrutura que a gente tem aqui. O curso é de excelente qualidade e o estudante sai daqui preparado”.


No último semestre do curso e estagiando no DERBA, Edmilson Lima, 18, está seguro para dar os passos rumo à realização pessoal e profissional. “Aqui aprendi muita coisa. Me sinto preparado. Espero ser contratado pela empresa, fazer um curso superior em Sistema de Informação, ter minha renda e ajudar minha família que mora aqui no Nordeste de Amaralina”. Jéssica Alves, 15, estudante do 2º ano, também já faz planos.  “Escolhi esse curso porque sabia que ai ser legal, me identifiquei, sempre gostei de tecnologias, é uma paixão minha. Sei que, no futuro, essa formação vai significar uma renda. Quero com o curso conseguir meu primeiro emprego, ter mais facilidade porque o mundo gira em torno das tecnologias. Isso aqui vai me ajudar a ter minha independência”, suspira.

Jorge Oliveira:" Para mim, ver isso
 tudo aqui acontecendo é uma emoção
 enorme porque a gente sempre
sonhou com isso".
 Jorge Oliveira, diretor do Colégio Estadual Carlos Correa de Menezes Sant´Anna, se emociona ao falar do retorno que os cursos técnicos estão dando para os estudantes e para a comunidade. “Eu nasci e me criei aqui no Nordeste de Amaralina. Estou neste colégio desde a função há 31 anos. Para mim, ver isso tudo aqui acontecendo é uma emoção enorme porque a gente sempre sonhou com isso”, afirma.



O superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, anuncia que o Colégio será transformado em Centro Estadual de Educação Profissional. A perspectiva é que passe a oferecer outros cursos técnicos. Atualmente, além do Técnico em Enfermagem e Informática, também há oferta do Técnico em Análises Clínicas e Segurança do Trabalho. “A transformação da unidade em Centro é o reconhecimento do excelente trabalho que a equipe gestora vem fazendo e atende à solicitação da comunidade. Temos um belo exemplo no Nordeste
de Amaralina como a Educação Profissional é inclusiva em todos os sentidos”, ressalta.


A EP na Bahia


A Rede Estadual de Educação Profissional é composta por 18 Centros Estaduais de Educação Profissional, 28 Centros Territoriais de Educação Profissional e 93 unidades escolares que ofertam Educação Profissional distribuídos em 105 municípios, nos 26 Territórios de Identidade. São ofertados, em toda rede, 72 cursos técnicos de nível médio de 11 Eixos Tecnológicos. São mais de 48.818 estudantes matriculados. 

Confira o vídeo:


Para saber mais sobre EP na Bahia acesse:


http://www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com/

@EPdaBahia

Orkut: Educação Profissional da Bahia

Facebook: Educação Profissional da Bahia
Fotos: Carol Garcia/SECOM  e  Claudionor Júnior/ Ascom-SEC 

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Estudantes realizam atendimento à comunidade no CETEP do Sisal

“Um olhar fotográfico sobre as ações do Técnico em Enfermagem”. Este foi o tema da intervenção social realizada nesta semana por estudantes do 4º semestre do curso Técnico em Enfermagem, do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal (CETEP do Sisal), em Serrinha. Cerca de 400 pessoas foram beneficiadas por procedimentos como: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, pequenos curativos, além de receberem orientações sobre banho de leito para pacientes acamados e recém-nascidos.

Aferição de pressão arterial
 Danuzia Oliveira, diretora do CETEP, explica que o tema da atividade convida a sociedade a compreender que a formação do técnico em Enfermagem não é meramente técnica, mas sim humana. Ela explica que, ao colocar em prática seus aprendizados, os/as estudantes contemplam as concepções que norteiam as especificidades do curso.  “Formamos profissionais para saberem lidar com o ser humano como ser humano, não exercendo simplesmente a técnica, mas para serem cidadãos críticos, prestativos e comprometidos com a formação que se identificou.”

Banho de leito em recém-nascidos
Para Elaine Cerqueira, estudante do 4º semestre do curso Técnico em Enfermagem, o envolvimento neste tipo de ação é fundamental para o amadurecimento de todos. “Enquanto estudantes, ao colocarmos em prática o conhecimento que adquirimos, estamos reforçando uma das missões do nosso curso que é prestar serviços para o benefício da sociedade. Além disso, demonstramos que somos formados para sermos profissionais competentes, seguros do nosso conhecimento e com formação pautada na ética”, disse.

 
Estudantes do Técnico em Enfermagem

O CETEP do Sisal é um dos 46 Centros da Rede Estadual de 
 Educação Profissional distribuídos pelos 26 Territórios de Identidade. As atividades pedagógicas realizadas por eles alinham a teoria e prática na perspectiva de contribuir com: a formação integral do/a estudante enquanto pessoa humana, trabalhador/a e sujeitos de direitos; com o trabalho como princípio educativo e na intervenção social como princípio pedagógico, conforme prevê a concepção adotada pela Educação Profissional da Bahia.





quarta-feira, 13 de julho de 2011

Encontro discute matriz curricular do Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer

O turismo está relacionado à qualidade de vida das pessoas e contribui para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado ao propiciar lazer para quem vem e emprego e renda para quem recebe. Não à toa, a Rede de Educação Profissional do Estado oferta diferentes cursos no Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer, na perspectiva de que os futuros técnicos se beneficiem deste desenvolvimento alinhado à preservação da natureza, da história e da cultura. Neste contexto de formação profissional, a matriz curricular é essencial e está sendo discutida por professores e gestores de Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e unidades que ofertam cursos técnicos de nível médio.

Reunidos desde ontem e também nesta quarta-feira (dias 12 e 13), no Hotel Vilamar, em Salvador, no I Encontro Pedagógico sobre Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer, os gestores e professores estão revendo os componentes curriculares e devem escrever as matrizes a partir das diferentes realidades e olhares.

Ao abrir o encontro, o superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, destacou a necessidade deste tipo de atividade e da metodologia de construção coletiva da atualização das matrizes. Segundo ele, ao reunir gestores e professores de diferentes territórios, que têm percepções e vivências de realidades distintas da Bahia, o Estado possibilita uma Educação Profissional cada vez mais voltada à formação integral dos futuros técnicos.

“Um evento deste objetiva refletir coletivamente conteúdos e metodologias da Educação Profissional. Com estas discussões, vamos obter uma matriz mais atualizada com o mundo contemporâneo e mais adequada à concepção de Educação Profissional que adotamos”, explicou.  

Representando a Secretaria de Turismo do Estado, o assessor especial José Carlos de Oliveira, ressaltou a importância da matriz curricular na preparação dos técnicos de nível médio, cuja demanda é crescente no mundo do trabalho, sobretudo em um estado com a potencialidade da Bahia. “Temos uma demanda crescente por formação profissional. Só para citar como exemplo, a Copa do Mundo de 2014 e a consolidação da atividade turística no Estado”.

Para Márcio Fontes, articulador do curso técnico em Hospedagem do Colégio Estadual Cachoeira, em Cachoeira, a atualização curricular propiciará “mais e mais a qualidade pedagógica dos nossos cursos, para fazermos o melhor pela formação dos nossos futuros técnicos”. Maria Aparecida, vice-diretora, do CETEP do Extremo Sul II, em Eunápolis, concorda. “Aqui estamos pensando em um currículo abrangente para que nosso estudante se beneficie das demandas existentes nesta área”, acrescentou.

Na oportunidade, os participantes também discutem a organização do II Encontro dos Estudantes do Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer, a ser realizado de 12 a 14 de setembro próximo em Arraial D' ajuda, Porto Seguro, Território do Extremo Sul.

Amanhã e sexta-feira (dias 14 e 15), também no Hotel Vilamar, será realizado com o mesmo objetivo, o II Encontro Pedagógico Eixo Tecnológico Informação e Comunicação.

Confira o áudio:

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Educação Profissional discute matriz curricular dos cursos por Eixo Tecnológico

A Secretaria da Educação do Estado, por meio da Superintendência da Educação Profissional, inicia amanhã (dia 12) uma série de Encontros Pedagógicos com o objetivo de discutir as bases da matriz curricular dos cursos de Educação Profissional ofertados pela rede. Nestas terça (dia 12) e quarta-feira (dia 13), acontecerá no Hotel Vilamar, em Salvador, o I Encontro Pedagógico do Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer. Na quinta e sexta-feira (dias 14 e 15), será realizado o II Encontro Pedagógico Eixo Tecnológico Informação e Comunicação. Devem participar professores, gestores e coordenadores dos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e de unidades de ensino que ofertam os cursos técnicos de nível médio.

A programação, que vai das 9h às 18h, envolve palestras que abordarão temas como o ensino aprendizagem nas diferentes modalidades da Educação Profissional. Mas, a maior parte dos encontros será direcionada aos grupos de trabalho para a discussão das matrizes e elaboração de propostas.

A diretora de Desenvolvimento da Educação Profissional, Cristina Kavalkievicz, explica que este será um momento de construção coletiva. Segundo ela, os gestores, professores e coordenadores já anteciparam essa discussão pedagógica nos centros e unidades escolares. Agora, a partir da integração de todos, a ideia é rever os componentes curriculares, escrever as matrizes a partir das diferentes realidades e olhares.

Espera-se, neste contexto, atualizar a matriz dos cursos de modo que as disciplinas e ementas levem em consideração categorias como a interdisciplinaridade, contextualização, fundamentos, tecnologias e o instrumental. “O que queremos dizer com isso é que estamos aprimorando, ainda mais, nossa matriz para que as disciplinas e ementas dialoguem entre si na perspectiva da formação integral do estudante. Não dá para abrir mão da história, da prática, das tecnologias utilizadas e pensar na interdisciplinaridade como caminho”, afirma.

Clique aqui e confirma a programação.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

CEEP da Bahia promove I Salão de Educação Profissional

O Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia (CEEP da Bahia), em Salvador, está sendo transformado hoje (dia 07), das 8h30 às 21 h, em um grande laboratório. O momento possibilita aos/as estudantes dos cursos técnicos em alimentos, redes de computadores, eletroeletrônica e hospedagem a oportunidade de mostrar à comunidade de Salvador as atividades práticas que são realizadas em diálogo com os ensinamentos teóricos.

Para a realização do “I Salão de Educação Profissional”, foram montados quatro estandes temáticos, onde estão sendo demonstrados consertos de aparelhos eletroeletrônicos, montagem de circuitos elétricos residenciais, processo de funcionamento do sistema de transmissão elétrica urbana, simulação de rede elétrica, orientações sobre serviço de camareira e técnicas no preparo dos alimentos.

Tudo foi preparado pelos estudantes. Os técnicos em Eletrotécnica foram responsáveis para instalar a rede elétrica. Já os técnicos em Rede de Computadores pela instalação da rede de computadores. Os técnicos em Hospedagem ficaram responsáveis pela divulgação e o layout do espaço.

 A atividade contribui para a formação integral do/a estudante, tendo o trabalho como princípio educativo adotado pela Educação Profissional da Bahia. Esse tipo de ação visa fazer com que os/as estudantes se apropriem ainda mais dos conhecimentos e técnicas necessárias ao exercício profissional e da cidadania.

Bruno Pereira, 21, estudante do 4º semestre do Curso de Eletroeletrônica, explica que a atividade evidência o potencial de cada estudante. “É um momento único na nossa formação. O Centro se torna uma vitrine de exposição dos nossos trabalhos, onde colocamos os nossos aprendizados em benefício da sociedade”, disse.                                                                                   

II Feira de Educação Profissional é promovida no CETEP Médio Rio de Contas

O Trabalho como Principio Educativo será tema da II Feira de Educação Profissional promovida pelo Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Rio das Contas, em Ipiaú (CETEP Médio Rio de Contas), amanhã (dia 08), das 8 às 16 h, no próprio Centro. Durante a atividade de extensão, os/as estudantes dos cursos técnicos em Agroindústria, Análises Clínicas, Enfermagem e Nutrição e Dietética irão colocar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em prática ao prestarem serviços à sociedade.

Na oportunidade, irão realizar procedimentos a exemplo de verificação da pressão arterial e taxa de glicemia, tipagem sanguínea, orientação nutricional e cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC). Os visitantes também receberão mudas de árvores nativas da Mata Atlântica como: pau-brasil, cedro e jequitibá. Além disso, poderão degustar geléias e iogurtes fabricados pelos futuros técnicos do curso de Agroindústria.

Eritan Oliveira, diretor do Centro, explica que o tema da feira “Trabalho como Principio Educativo” tem o objetivo de “proporcionar aos estudantes o contato direto com a comunidade do Território Médio Rio das Contas, prestando serviços à sociedade a partir dos ensinamentos e aprendizado obtidos nas salas de aula, resultando assim, no seu amadurecimento profissional”, explicou.

Desta forma, acaba sendo alinhando a teoria e prática na perspectiva de contribuir com a formação integral do/a estudante: pessoa humana, trabalhador/a e sujeitos de direitos, conforme prevê a Educação Profissional da Bahia.

Laiza Andrade, 23, estudante do 3º semestre de Enfermagem, considera a atividade de extensão essencial para o aprimoramento da sua formação. “Esta é também uma oportunidade para apresentarmos à comunidade de Ipiaú a formação de qualidade que recebemos. A prestação de serviços realizada por mim e pelos meus colegas acaba afirmando isso”, disse.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Seminário aborda criação de mais um Centro de Educação Profissional no Território do Sisal

As demandas crescentes por educação profissional no Campo estão motivando diferentes segmentos da sociedade a pleitearem, inclusive por meio do PPA Participativo, a expansão da oferta de vagas de cursos técnicos em diversos territórios, a exemplo do Território do Sisal. A questão será debatida no próximo dia 20, a partir das 8h, no Colégio Estadual Paulo Freire, Rodovia BA, nº 120, município de Santaluz, no Seminário de Implantação do Centro Estadual de Educação Profissional do Campo II. O CEEP do Campo I Milton Santos, funciona em Arataca, Território do Litoral Sul.

Diversos atores sociais reunidos durante seminário 
O seminário será promovido pela Secretaria da Educação do Estado, por meio da Superintendência da Educação Profissional (Suprof), em parceria com a Direc 12. Na oportunidade, será apresentada a proposta de criação do novo centro. O superintendente de Educação Profissional do Estado, Almerico Lima, falará sobre a concepção da Educação Profissional da Bahia e sobre experiências resultantes da implementação da Política Estadual de Educação Profissional no Estado. Fará uma avaliação quanto aos desafios e perspectivas para ampliação e aprimoramento desta política, em articulação com diferentes instâncias governamentais e não governamentais.

O seminário reunirá gestores públicos municipais, educadores, trabalhadores, empresários, organizações da sociedade civil e demais atores sociais, que atuam na educação profissional. Na programação, estão previstos trabalhos em grupo que irão abordar diferentes dimensões da Educação Profissional.

Quanto à dimensão socioambiental será discutida a qualidade de vida do campo (meio ambiente, saúde, segurança, educação, cultura, moradia). Na dimensão econômica e ambiental, será abordada a estrutura produtiva do campo (gestão e recursos naturais) e na dimensão socioeconômica, a relação campo e cidade e agricultura e indústria (produção alimentícia, mineração, produção industrial).  Os grupos também discutirão a dimensão controle social e pedagógica que envolve currículos / metodologias e a criação e funcionamento do conselho dos centros de EP.

Almerico Lima,superintendente da Educação Profissional


O superintendente Almerico Lima afirma que “a transformação do Colégio Estadual Paulo Freire em Centro faz justiça à equipe do colégio, que desde a sua criação, em 2008, atua na educação profissional voltada para as populações do campo. Além disso, atende à reivindicação dos movimentos sociais de ampliação da oferta de cursos técnicos de nível médio, inclusive na modalidade PROEJA médio e fundamental, para atendimento a estas populações. A perspectiva é que o CEEP do Campo Paulo Freire possa funcionar já no início do ano letivo de 2012.”