segunda-feira, 11 de julho de 2011

Educação Profissional discute matriz curricular dos cursos por Eixo Tecnológico

A Secretaria da Educação do Estado, por meio da Superintendência da Educação Profissional, inicia amanhã (dia 12) uma série de Encontros Pedagógicos com o objetivo de discutir as bases da matriz curricular dos cursos de Educação Profissional ofertados pela rede. Nestas terça (dia 12) e quarta-feira (dia 13), acontecerá no Hotel Vilamar, em Salvador, o I Encontro Pedagógico do Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer. Na quinta e sexta-feira (dias 14 e 15), será realizado o II Encontro Pedagógico Eixo Tecnológico Informação e Comunicação. Devem participar professores, gestores e coordenadores dos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e de unidades de ensino que ofertam os cursos técnicos de nível médio.

A programação, que vai das 9h às 18h, envolve palestras que abordarão temas como o ensino aprendizagem nas diferentes modalidades da Educação Profissional. Mas, a maior parte dos encontros será direcionada aos grupos de trabalho para a discussão das matrizes e elaboração de propostas.

A diretora de Desenvolvimento da Educação Profissional, Cristina Kavalkievicz, explica que este será um momento de construção coletiva. Segundo ela, os gestores, professores e coordenadores já anteciparam essa discussão pedagógica nos centros e unidades escolares. Agora, a partir da integração de todos, a ideia é rever os componentes curriculares, escrever as matrizes a partir das diferentes realidades e olhares.

Espera-se, neste contexto, atualizar a matriz dos cursos de modo que as disciplinas e ementas levem em consideração categorias como a interdisciplinaridade, contextualização, fundamentos, tecnologias e o instrumental. “O que queremos dizer com isso é que estamos aprimorando, ainda mais, nossa matriz para que as disciplinas e ementas dialoguem entre si na perspectiva da formação integral do estudante. Não dá para abrir mão da história, da prática, das tecnologias utilizadas e pensar na interdisciplinaridade como caminho”, afirma.

Clique aqui e confirma a programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário