quarta-feira, 20 de julho de 2011

Estudantes realizam atendimento à comunidade no CETEP do Sisal

“Um olhar fotográfico sobre as ações do Técnico em Enfermagem”. Este foi o tema da intervenção social realizada nesta semana por estudantes do 4º semestre do curso Técnico em Enfermagem, do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal (CETEP do Sisal), em Serrinha. Cerca de 400 pessoas foram beneficiadas por procedimentos como: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, pequenos curativos, além de receberem orientações sobre banho de leito para pacientes acamados e recém-nascidos.

Aferição de pressão arterial
 Danuzia Oliveira, diretora do CETEP, explica que o tema da atividade convida a sociedade a compreender que a formação do técnico em Enfermagem não é meramente técnica, mas sim humana. Ela explica que, ao colocar em prática seus aprendizados, os/as estudantes contemplam as concepções que norteiam as especificidades do curso.  “Formamos profissionais para saberem lidar com o ser humano como ser humano, não exercendo simplesmente a técnica, mas para serem cidadãos críticos, prestativos e comprometidos com a formação que se identificou.”

Banho de leito em recém-nascidos
Para Elaine Cerqueira, estudante do 4º semestre do curso Técnico em Enfermagem, o envolvimento neste tipo de ação é fundamental para o amadurecimento de todos. “Enquanto estudantes, ao colocarmos em prática o conhecimento que adquirimos, estamos reforçando uma das missões do nosso curso que é prestar serviços para o benefício da sociedade. Além disso, demonstramos que somos formados para sermos profissionais competentes, seguros do nosso conhecimento e com formação pautada na ética”, disse.

 
Estudantes do Técnico em Enfermagem

O CETEP do Sisal é um dos 46 Centros da Rede Estadual de 
 Educação Profissional distribuídos pelos 26 Territórios de Identidade. As atividades pedagógicas realizadas por eles alinham a teoria e prática na perspectiva de contribuir com: a formação integral do/a estudante enquanto pessoa humana, trabalhador/a e sujeitos de direitos; com o trabalho como princípio educativo e na intervenção social como princípio pedagógico, conforme prevê a concepção adotada pela Educação Profissional da Bahia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário