quinta-feira, 29 de maio de 2014

Estudantes do CETEP Sertão Produtivo prestam serviços gratuitos a comunidade de Caetité

Os estudantes dos cursos técnicos em Administração, Agroecologia, Enfermagem e Mineração do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (CETEP), em Caetité, vêm colocando em prática os conhecimentos construídos em sala de aula por meio do projeto “CETEP Itinerante” prestando serviços gratuitos às comunidades entorno do Centro e nos distritos do município de Caetité. No próximo sábado (dia 31/05), eles realizarão a segunda edição do projeto no distrito de Pajeu dos Ventos, das 8h às 12h.


Dentre as ações previstas, estão: verificação do Índice de Massa Corpórea (IMC); aferição da pressão arterial; teste de glicemia e tipagem sanguínea pelos estudantes do curso técnico em Enfermagem. Oficinas explorando diferentes temas, a exemplo de influência da mineração na vida moderna sobre a ótica global e regional, com estudantes do curso técnico em Mineração; manejo e benefícios de produtos apícolas será o tema da apresentação dos estudantes dos técnicos em Agroecologia; como montar o seu negócio e ser um empreendedor de sucesso, com as orientações da turma de Administração.

A primeira edição do CETEP Itinerante, realizada no dia 18/05, no distrito de Maniaçu, beneficiou mais de 150 pessoas. A idéia é que as próximas edições do CETEP Itinerante sejam realizadas em cidades que integram o Território de Identidade do Sertão Produtivo.

Lucimar dos Santos Oliveira, 18, estudante do curso técnico em Enfermagem, disse que aprende muito mais exercendo a prática em beneficio da comunidade. “Fazendo o bem ao próximo, aprimoramos nosso conhecimento, nos aperfeiçoamos como profissional e nos tornamos pessoas melhores. A conscientização é o caminho para que a comunidade possa evitar problemas de saúdes mais graves, a exemplo do Acidente Vascular Cerebral (AVC), decorrentes da hipertensão arterial, e amputações, que podem ser provenientes do Diabetes”, reforçou.

Lucas Malherus Moreira, 19, do curso técnico em Mineração, contou que está ansioso para a próxima atividade e que em contato com a comunidade se sente reconhecido como um profissional. “Estar em contato com o público é muito bom, a gente perde a timidez, ganha experiência, já me sinto um profissional experiente e atuante no mundo do trabalho. Tivemos uma excelente atuação nesta primeira ação e estou muito ansioso para a próxima atividade”, disse.

A professora Rosany Kátia Vilasboas Moreira Silva, diretora do CETEP Sertão Produtivo, em Caetité, ressaltou a importância do projeto para a comunidade estudantil e para a comunidade externa. “É uma atividade que busca intervir na melhoria da qualidade de vida da comunidade, mostrando a qualidade da formação que estes jovens recebem, além de reforçar a função social da escola pública junto à sociedade”. 

O CETEP Itinerante é uma atividade de extensão do curso técnico, quando, na oportunidade, os estudantes poderão prestar serviços à sociedade a partir dos ensinamentos e aprendizado obtidos nas salas de aula. É uma forma de aliar teoria e prática na perspectiva de contribuir com a formação integral do estudante: pessoa humana, trabalhador e sujeitos de direitos.

Outras ações itinerantes-  Outros Centros de Educação Profissional também estão realizando ações itinerante em municípios que integram o Território a que pertencem. Por meio do projeto “CETEP Social Itinerante”, os estudantes dos cursos técnicos em Administração, Agropecuária, Cooperativismo, Informática, Edificações, Meio Ambiente e Vendas do CETEP da Bacia do Rio Corrente, situado em Santa Maria da Vitória, participaram da Expo Santana 2014, realizada no início do mês de maio, na cidade de Santana.

Cada curso apresentou ao público um tema voltado a sua área de formação. Os estudantes do curso técnico em Meio Ambiente, por exemplo, apresentaram o projeto BioviBloco, onde são aproveitadas garrafas não reutilizáveis e preenchidas com a mistura resultante da areia, cimento e brita torna-se possível a confecção de blocos pré-moldado. Esta tecnologia social de baixo custo é indicada para a construção de alicerces de muros residenciais. “Este experimento é uma solução também para reaproveitar materiais que não são retornáveis e que descartados inadequadamente possibilitando a proliferação de vetores, como o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue”, acrescentou o professor Pablo Silva Moura, orientador do projeto.

Outras ações foram realizadas pelos estudantes do curso técnico em Meio Ambiente juntamente com os futuros técnicos em Agropecuária. Eles apresentaram o sabão desenvolvido utilizando óleo de cozinha; os estudantes também expuseram uma rede plástica constituída por meio do reaproveitamento de embalagens plásticas.

Por meio do projeto “CETEP de Vitória da Conquista Itinerante”, os estudantes dos cursos técnicos em Agroecologia, Agropecuária, Edificações, Informática e Enfermagem, já prestaram serviços gratuitos a mais de 1.800 pessoas, em diferentes municípios que integram o Território: Anagé, Barra do Choça e em distritos de Vitória da Conquista, como Cabeceira da Jibóia.

A ideia é que o projeto seja retomado em julho e as ações estão previstas para serem realizadas nos municípios de Condeuba, Planalto, Bom Jesus Serra, Anagé, Belo Campo e Barra do Choça. “Devido grande repercussão do projeto, a comunidade do Território tem nos procurado e mostrado interesse em receber a prestação de serviço realizada pelos nossos futuros técnicos de nível médio. É uma forma que temos em mostrar à comunidade a formação que eles recebem reforçando a relação Centro e Comunidade por meio da prática de intervenção social”, explicou o professor Edinei Pires, articulador do curso técnico em Agropecuária e Agroecologia.

Dentre os serviços prestados estão: oficinas de técnicas de compostagem, produção de hortas em garrafas pets, pelos estudantes dos cursos técnicos em Agroecologia e Agropecuária; aferição da pressão arterial, tipagem sanguínea, teste de glicemia e orientações nutricionais pelos estudantes do curso técnico em Enfermagem; dicas sobre uso econômico de materiais de construção, pelos estudantes do curso técnico em Edificações; boas práticas de manuseio do computador e manutenção em computadores prestadas pelos estudantes do curso técnico em Informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário