segunda-feira, 12 de maio de 2014

Estudantes do CETEP da Bacia do Paramirim promovem exposição de artes visuais

Mais de 800 pessoas visitaram a exposição “Arte de Perto”, que reuniu telas e esculturas elaboradas por artistas plásticos do município de Macaúbas, pertencente ao Território de Identidade da Bacia do Paramirim. As obras tratam de temas ligados a realidade do homem do campo bem como suas condições sociais, fatores ambientais da região, a exemplo da seca. O evento foi promovido pelos estudantes do curso técnico em Administração, do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Paramirim (CETEP), em Macaúbas.

A atividade teve o objetivo de despertar na comunidade estudantil o interesse pela história da arte, oportunizar o desenvolvimento da criatividade, percepção estética e apreciação artística, além de sensibilizá-los para a importância da arte como um elemento de identidade cultural.  “Acreditamos que por meio deste projeto nossos estudantes estarão mais sensíveis para o estudo da história da arte. Buscamos motivá-los com a história das obras dos artistas locais, para assim valorizarem o estudo pela arte”, disse Erleide Cunha Morais, orientadora da atividade e professora da disciplina de Arte.


O evento reforça também que as ações de arte estão presentes no currículo da Educação Profissional da Bahia que tem como um dos seus princípios a Educação Integral. Desta forma, buscar formar o indivíduo articulando teoria e prática, arte, ciência, tecnologia e sociedade, os saberes acadêmicos e os construídos na vida e no trabalho. 

As obras valorizam duas tendências: a abstrata e a realista. A professora explicou que no estilo abstrato são abordados temas que permitam a expressão da subjetividade do artista assim como a liberdade da leitura do visitante. Já na realista, as obras retratam temas do cotidiano, a exemplo de auto-retratos, paisagens e situações do cotidiano. “As telas são confeccionadas utilizando tinta acrílica sobre tela. Já as esculturas são realizadas utilizando restos de madeiras, cordas, sacos de estopa, utilizados para armazenar grãos, a exemplo de feijão e arroz”, descreveu.

O estudante Pedro Henrique de Oliveira, 16, do curso técnico em Administração, contou que ampliou seus conhecimentos quanto à importância tanto da arte mundial quanto regional. “A promoção da exposição aguçou nossa curiosidade sobre a temática, foi prazeroso realizar pesquisas sobre conceitos em torno do que é arte e sobre a arte desenvolvida na nossa cidade. Às vezes o artista está do nosso lado e a gente nem conhece, nem sabe quanto é importante para nossa história. É importante que sejamos multiplicadores do que há de melhor na nossa terra, valorizando nossa identidade local.”

Eliel Lopes Guimarães, funcionário público, disse que ao visitar a exposição sentiu a necessidade de saber mais sobre história da arte e acompanhar o trabalho que os artistas do município desenvolvem. “A exposição mostra que Macaúbas têm talentos artísticos de valor e de renome, é preciso que a comunidade conheça estes trabalhos e que acompanhe. Este tipo de ação nos aproximou da arte, nos faz contemplar cada detalhe e analisar o que estas peças que nos transmitir. Os artistas, estudantes e a direção do Centro estão de parabéns, tudo muito organizado, valorizando as obra exposta, foi uma excelente ideia”.

Conheça o site dos artistas: http://www.arteporparte.com/
                                                 http://www.geraldobope.com.br/
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário