segunda-feira, 5 de maio de 2014

Estudantes de Queimadas são certificados pelo Pronatec/SEC

Foto: Arquivo Direc 12
A Secretaria da Educação (SEC), por meio da Superintendência de Educação Profissional (Suprof), realizou na última segunda-feira (dia 28/04), a cerimônia de certificação do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). Foram certificados 13 concluintes do curso de Criação de Animais de Médio Porte, do anexo do Colégio Estadual Estadual Santo Antônio das Queimadas, localizado no distrito de Riacho da Onça, do município de Queimadas.  No momento da certificação, a comunidade estudantil foi beneficiada com a inauguração de uma sala de aula, entrega de um notebook e de uma caixa de som amplificada.

Além de professores, familiares, comunidade estudantil e do entorno da unidade escolar, a cerimônia contou com a presença do diretor da Diretorial Regional (Direc 12), professor Jivaldo Oliveira; do Secretario de Educação do município, Leonir Florianir e, representando a Suprof, a coordenadora da Assessoria de Informações Estratégicas da Suprof, professora Neivia Lima. 

Andressa da Silva Santos, 18, é uma das estudantes beneficiadas pelo Pronatec. Ela e seus colegas participaram do curso no turno oposto ao qual estavam matriculados. “Era uma correria prazerosa. Passava o dia todo na escola aprendendo coisas novas. Tinha assuntos que o professor falava na sala de aula que sabia na prática, mas não tinha o conhecimento teórico. Hoje, tenho mais embasamento para atuar na área”, disse.

Luiz Carlos Lima Filho, professor do curso, ressaltou a importância da formação para a juventude. “Sou morador da comunidade e aqui atuo como professor. É muita honra ver meus conterrâneos tendo a oportunidade de somar e aprimorar habilidades que muitos deles exerciam sem ter acesso aos livros, a uma formação de qualidade. Hoje eles têm um certificado que respalda a qualificação recebida”, destacou. 

Para Jivaldo Oliveira, diretor da Diretoria Regional de Serrinha (Direc-12), a certificação destes jovens significa uma ação de inclusão social. “Por meio da certificação, estamos também fortalecendo o desenvolvimento local com vistas a oportunizar a juventude do campo novas possibilidades de conhecimentos e formação integral em suas vidas”. 

Sobre o Pronatec- Na Bahia, o Pronatec é executado pela Secretaria de Educação, que é ao mesmo tempo entidade demandante e ofertante do programa, por meio da Superintendência de Educação Profissional (Suprof). As instituições parceiras são: Senar, Senai, IFba, Senac, Senat e Ifbaiano.

As vagas são destinadas a estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio ou do Eja Médio (tempos formativos VI e VII) da Rede Estadual de Educação que fazem os cursos no turno oposto aos quais estão matriculados. Os cursos ofertados nas modalidades técnico de nível médio e de Formação Inicial e Continuada (FIC) representam a introdução da dimensão trabalho no ensino médio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário