segunda-feira, 26 de maio de 2014

Projetos da Educação Profissional são apresentados na Expo Milset Brasil 2014 em Fortaleza

Foto: Divulgação
Dois projetos idealizados por estudantes de Centros Estaduais de Educação Profissional  estão sendo  apresentados na “Expo Milset Brasil 2014”. O evento, iniciado nesta segunda-feira (dia 26/05) prossegue até sexta-feira (dia 30/05), está sendo realizado no Hotel Praia Centro, em Fortaleza- Ceará

Os projetos são “Farinha da Casca de abóbora”, do Centro Territorial de Educação Profissional do São Francisco II Antônio Conselheiro (CEEP), em Uauá, e “Ciganos: sujeitos de direitos”, do CEEP em Gestão e Negócios do Centro Baiano Professora Felicidade de Jesus Magalhães, em Jacobina. Ambos foram premiados na III Feira de Ciências da Bahia, realizada em novembro, em Salvador.

O projeto Farinha da Casca de Abóbora visa apresentar o potencial nutritivo da casca da abóbora, além de incentivar o reaproveitamento de alimentos que geralmente são descartados. “A casca da abóbora, que normalmente jogamos fora, pode ser reaproveitada, resultando nesta farinha, rica em nutrientes e fibras. Da farinha podemos fabricar biscoitos, pães e mingaus”, explicou a estudante Maria José Cruz da Silva, 32, estudante do curso técnico em Nutrição e Dietética.

A estudante Maria José da Cruz está ansiosa pelo evento e comenta que a experiência veio a acrescentar sua formação. “É um experimento que traz benefícios para a saúde das pessoas e que exigiu esforço e dedicação, muito estudo. Além de estarmos trazendo benefícios para a comunidade, estamos levando o nome do nosso Centro e da Bahia a nível nacional”, comemora. 

O outro projeto “Ciganos: sujeitos de direitos”, que foi finalista da Febrace 2013, busca resgatar e apresentar à sociedade a cultura da comunidade cigana na tentativa de minimizar o preconceito que existe em torno deles, possibilitando a construção de um novo olhar acerca das etnias ciganas, desprovido de estereótipos, com mais respeito e valorização. 

Para retratar a realidade deste povo, os estudantes pesquisaram sobre a comunidade cigana da etnia Calon, da família Dourado da Mota, sediada em Jacobina. O estudante Jean Rodrigues, do curso técnico em Comércio, 17, do CEEP em Gestão e Negócios do Centro Baiano Professora Felicidade de Jesus Magalhães, comenta que com a pesquisa sua visão sobre o conceito de cultura foi ampliado. “Mudei meu conceito sobre o que é cultura e, em especial, sobre o modo de vida deste povo. O que queremos é justamente isso: fazer com a comunidade aceite os ciganos como sujeitos de direitos, que tem o direito de ir e vir como qualquer cidadão”, comentou.  


O evento - A Expo MILSET Brasil é um evento nacional do Movimento Internacional para o Recreio Científico e Técnico - MILSET, do Comitê da MILSET AMLAT e da Comitiva Nacional da MILSET Brasil (Fundação Milset Brasil). Tem como objetivo promover o intercâmbio entre estudantes, pesquisadores, professores orientadores e toda a sociedade. Na Exposição de Ciência e Tecnologia da MILSET Brasil estão reunidos projetos de alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior representante de todos os Estados do nosso país, além de projetos internacionais de diversos países convidados credenciados pela MILSET Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário