quarta-feira, 14 de maio de 2014

Dia do Zootecnista é celebrado no CETEP do Sertão do São Francisco II Antônio Conselheiro

Para celebrar o dia do Zootecnista, comemorado ontem (dia 13/05), o Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco II Antônio Conselheiro (CETEP), em Uauá, promove a partir de hoje (dia 14/05) até sexta-feira (dia 16/05), das 9h às 22h, no próprio Centro, palestras e oficinas sobre a importância desta área técnica para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Território. Na oportunidade, também serão realizadas ações educativas para os técnicos de nível médio em Agronegócio.

Consta na programação que o evento será iniciado às 10h30, com a palestra “Bioma Caatinga e Caprinovinocultura”.  A partir das 14h, os estudantes estarão divididos em estandes prestando orientações para o público.  A turma de Zootecnia irá falar, por exemplo, sobre a história da agricultura familiar no município de Uauá; oportunidades de atuação do técnico em Zootecnia no mundo do trabalho; técnicas de conservação de forragem, especificamente, a silagem, bastante utilizada no semiárido para meio de conservação das forragens, ou seja, plantas como capins, leguminosas e gramíneas, que servem de alimento para os animais no período de seca.

Já os estudantes do curso técnico em Agronegócio irão dar mais informações sobre a conseqüência do uso de agrotóxicos no cultivo de verduras, legumes e frutas, além das oportunidades de atuação do técnico em Agronegócio no mundo do trabalho.

Na quinta-feira (dia 15/05), das 9h às 22h, serão ministradas oficinas sobre os seguintes temas: apicultura, associativismo, cooperativismo, boas práticas de fabricação de alimentos, beneficiamento de leite. O evento prossegue até sexta-feira (dia 16/05). Das 9h às 18h, que for ao evento poderá participar também de oficinas sobre beneficiamento de leite; formas de conservação de forragem no semiárido com demonstração de moagem. Também haverá uma palestra sobre Comunidades tradicionais e a sustentabilidade. Os minicursos e palestras serão ministrados por técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), professores do Centro e por representantes de cooperativas do município.

A atividade será encerrada às 22h com um momento cultural que contará com apresentações de artistas do município. Eles irão recitar poesias, canções, literatura de cordel que valorizam a cultura local.

Este é um exemplo de atividade pedagógica que contribui para a formação integral dos estudantes na medida em que oportuniza aprimorarem os conhecimentos produzidos no decorrer do curso, sobre os diferentes temas relacionados ao exercício das suas futuras profissões. Também é uma ação de intervenção social com prestação de serviços a comunidade, ao alinhar  teoria e prática, os estudantes aprendem a técnica e também o valor social da futura profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário