quarta-feira, 30 de maio de 2012

II Fórum Mundial de EPT: Tecnologias e intervenções sociais são apresentadas por estudantes da Rede Estadual em Florianópolis

Meio ambiente, sustentabilidade, saúde, arte e literatura são alguns dos temas de pesquisas envolvendo tecnologias e intervenções sociais apresentados por meio de pôsteres da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia no II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, em Florianópolis. Os estudantes e professores dos Centros Territoriais, Centros Estaduais e das unidades escolares que ofertam cursos técnicos de nível médio, estão entusiasmados com a possibilidade de divulgação de seus trabalhos em um evento prestigiado por pessoas de diversos lugares do mundo. 

 
 Mateus Alves, 17, estudante do curso Técnico em Enfermagem do CEEP em Biotecnologia e Saúde, está encantado com a experiência de estar presente no Fórum. “A cidade é muito bonita. Só conhecia Salvador, agora estou tendo a chance de conhecer Florianópolis. Essa é uma possibilidade de mostrarmos nosso centro para o mundo. Estamos expandindo. Preciso dizer isso aos meus colegas quando voltar”, disse. Mateus está apresentando o pôster que destaca a Feira de Saúde que ocorre anualmente no centro. “Estamos na 5° Edição. Nos preparamos em sala de aula, na teoria e na prática, para atendermos a nossa comunidade local realizando testes de glicemia, de pressão arterial, tipologia sanguínea, dentre 
outras atividades”, explicou.

Celma Cristina, diretora do CEEP em Gestão Severino Vieira, em Salvador, destaca o  grande fluxo de informações e conhecimentos que está sendo trocado a todo tempo. “Além de mostrarmos que também produzimos coisas maravilhosas, podemos levar boas ideais para serem implantadas nos nossos centros”, disse. O Ceep Severino Vieira trouxe para o Fórum um projeto sobre Logística Reversa. “Todo material produzido tem um fluxo direto que parte do ponto de origem, no caso a empresa fabricante, até o consumidor final, que somos nós. O processo reverso é justamente o retorno desse material para as empresas”, explica o professor de Logística, Josenor Cerqueira. Estudante do curso técnico em Comércio, Danilo Amaral, 17, reforça a explicação salientando que essa é uma forma de proteger o meio ambiente.

 Com o objetivo de inserir os estudantes da EPT no universo das linguagens artísticas e literárias, os professores Luciana Guimarães e Paulo Jorge, professores de informática e língua portuguesa, respectivamente, demonstram como utilizar a informática como ferramenta para estimular os estudantes a pesquisarem e produzirem projetos relacionados à arte e, em especial, relacionados à obra do escritor Jorge Amado. “No dia 10 de agosto, Jorge Amado faria 100 anos. Por isso, no mês de agosto iremos desenvolver diversas atividades em alusão a ele no nosso Centro”, explicou a diretora Denise Paixão. Luciana reforçou o prazer e o orgulho que é participar de um Fórum Mundial. “Estou muito animada. É uma troca maravilhosa”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário