quarta-feira, 30 de maio de 2012

Estudantes e professores da Rede Estadual participam do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

Uma grande oportunidade de aprendizagem. Foi esta a primeira impressão do estudante Marcelo Silva, 19, ao chegar em Florianópolis, Santa Catarina, para participar do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. Estudante do curso técnico em eletromecânica, do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana de Salvador (Cetep RMS), em Camaçari, ele ficou ainda mais entusiasmado durante a abertura do evento na noite de segunda (dia 28), no Centro de Convenções de Florianópolis que contou com a presença do ministro da Educação Aloísio Mercadante. “É muito gratificante representar o nosso estado em um encontro como este. Quero orgulhar meus colegas e elevar ainda mais a Educação Profissional da Bahia”, afirmou Marcelo. 


No Fórum, Marcelo vai apresentar, em maquete, um gerador de energia eólica desenvolvido com colegas de sala e dos cursos técnicos em Eletroeletrônica, com orientação dos professores. O estudante aposta que essa é a fonte de energia do futuro. “É uma energia renovável, sustentável e que não degrada o meio ambiente”, explicou demonstrando como na Educação Profissional da Bahia, este tipo de experiência reflete o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico.

José Carlos, professor e articulador técnico do Cetep RMS, considera o Fórum como um grande intercambio técnico. “É uma troca constante. Observar as tecnologias sociais desenvolvidas pelos outros estados é uma experiência muito enriquecedora.Vou levar muita coisa pra aplicar quando voltar”, disse.

Para Cristina Kavalkievicz, Diretora de Desenvolvimento da Educação Profissional, o crescimento da Educação Profissional esta refletida na magnitude do evento. “Destaco especialmente a importância da rede estadual pública e dos institutos federais de Educação Profissional e Tecnológica”, disse.

Ontem, dia 29, às 13h30, um debate sobre Educação Integral de EPT, foi uma das atividades  do evento e contou com a participação do superintendente de Educação Profissional da Bahia, Almerico Lima. A expectativa é também de muita troca de experiências e conhecimentos por meio da visitação dos stands e observação dos pôsteres espalhados por toda a extensão do Centro de Convenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário