terça-feira, 8 de maio de 2012

CETEP da RMS promove I Ciclo de Palestras


O Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana de Salvador, em Camaçari, inicia hoje (dia 08), no auditório da instituição, às 19h e prossegue até a próxima sexta (dia 11), o I Ciclo de Palestras do CETEP da RMS. O momento possibilitará aos estudantes dos cursos técnicos em Controle Ambiental, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Mecatrônica, Petroquímica, Química e Segurança do Trabalho, a oportunidade de aprimorarem conhecimentos sobre diferentes temas relacionados ao exercício das futuras profissões contribuindo, como prevê a Educação Profissional da Bahia, para a formação integral dos estudantes.


 As palestras serão ministradas por representantes da prefeitura municipal, de instituições privadas e por professores do CETEP. 

As atividades desta terça-feira, a partir das 19h, serão relacionadas às rotinas do Técnico em Segurança do trabalho, com um enfoque especial na prevenção de acidentes do trabalho. Amanhã (dia 09), das 10h às 12h, e à tarde, das 15h às 17h, o debate será sobre higiene do trabalho, em que serão dadas dicas de como evitar doenças ocupacionais. À noite, a partir das 19 h, os estudantes poderão compreender um pouco mais sobre a dinâmica do ensino superior e da Educação Profissional em Camaçari. Cotas raciais, Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e o Programa Universidade para Todos (ProUni) também são temas destacados com a proposta de esclarecer os estudantes sobre diferentes formas de acesso ao ensino superior.

Na quinta-feira (dia 10), das 10h às 12h, o foco do debate será saneamento básico e meio ambiente. Será ressaltada a importância da preservação ambiental e o uso de sistemas de esgotamento sanitário para evitar doenças como a leptospirose transmitida por contaminação de efluentes. O mesmo tema será abordado das 15 às 17h. Às 19h, a discussão será sobre juventude e mundo do trabalho, quando será apontada a importância da formação profissional para o atendimento de demandas do município de Camaçari e do Território. A atividade será encerrada na sexta-feira (dia 11), às 10h, com a abordagem do mesmo tema.

A estudante do 3º semestre do curso técnico em Segurança do Trabalho, Vanusa de Souza Silva, 28, avalia que atividades como estas enriquecem o conhecimento adquirido no cotidiano, em sala de aula. “Este ciclo de palestra irá nos qualificar mais ainda, teremos a oportunidade de debater com profissionais experientes e esclarecer nossas dúvidas sobre diferentes assuntos, ampliando ainda mais nosso conhecimento”.

Para Nancy Bulcão, diretora do CETEP da RMS, “o Ciclo de Palestra reúne diferentes atores sociais para a articulação, discussão e troca de experiências sobre os temas abordados, preparando nossos jovens para que sejam cidadãos plenos, sujeitos de direitos e profissionais aptos a se beneficiarem com maiores oportunidades da inserção no mundo do trabalho”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário