quarta-feira, 2 de maio de 2012

Rede estadual é a terceira maior ofertante de Educação Profissional do Brasil

A Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia é a terceira maior ofertante do país atrás, apenas, do Paraná e São Paulo, segundo o Censo Escolar INEP/MEC. Isso se deve ao fato de o Governo do Estado ter assumido em 2007, Educação Profissional como política pública prioritária de Estado expandindo em mais de 1.400% o número de vagas de cursos técnicos de nível médio. 

Em 2006, o Estado tinha 4.016 matriculados em cursos técnicos de nível médio. No primeiro semestre de 2012 já são 56.604 matriculados. Além disso, mais 8.038 estudantes fazem qualificação profissional pelo Proeja Fundamental (Trilha Projovem Urbano e Saberes da Terra). Esta oferta deverá ser ainda mais ampliada neste ano com 12.405 vagas de qualificação profissional e 3 mil de cursos técnicos de nível médio, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Para alcançar este desempenho, o Estado criou 29 Centros Territoriais de Educação Profissional e 25 Centros Estaduais de Educação Profissional e ampliou a oferta de cursos para 104 unidades de ensino. Ao expandir a oferta para o interior, passou de 23 municípios, em 2007, para119 municípios com cursos técnicos em 2012, abrangendo todos os 27 Territórios de Identidade.

O número de cursos técnicos de nível médio ofertados passou de 15, em 2007, para 75 em 2012, em 11 Eixos Tecnológicos. Na rede, são ofertadas diferentes formas de articulação: Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, Proeja Médio, Proeja Médio e Fundamental em Regime de Alternância, Subseqüente (Prosub) e Concomitante.

Esta evolução, não é apenas quantitativa, afirma o superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima. “Temos uma matriz curricular diferenciada, alinhada com as diferentes realidades socioeconômicas e ambientais da Bahia. O Governo do Estado está preparando nossos jovens e trabalhadores para que sejam cidadãos plenos, sujeitos de direitos e profissionais aptos a se beneficiarem do crescimento da Bahia, com maiores oportunidades de inserção no mundo do trabalho e de permanecerem nos seus locais de origem”, afirmou Lima.

Confira, em anexo, gráficos e tabelas, a evolução da Educação Profissional no Estado.













Nenhum comentário:

Postar um comentário