quarta-feira, 30 de maio de 2012

II Fórum Mundial de EPT : Estudantes de Turismo e Agroecologia apresentam pesquisas

O II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica oferece ao público visitante a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre Educação Profissional, tecnologias sociais, políticas públicas para EPT, dentre outros temas, por meio dos stands e pôsteres distribuídos pelo Centro de Convenções de Florianópolis. Além disso, há palestras, debates e seminários que ocorrem durante a programação do evento. 

 Por meio do tema “A Profissionalização do Turismo no Brasil”, a professora Taísa Fonseca, do curso Técnico em Hospedagem, do Colégio Estadual Cidade de Camaçari, apresenta, em pôster, a necessidade da ampliação da oferta de Educação Profissional na área de turismo. Para ela, é fundamental capacitar e qualificar profissionais para as áreas operacionais. “O profissional de turismo não é só o turismólogo. É importante termos profissionais de nível técnico para atuarem como recepcionistas, agentes de viagem, especialistas em hospedagem, dentre outros. Há inúmeras possibilidades de inserção no mundo do trabalho para esses técnicos”, disse.

 A professora destaca que o Fórum é uma grande oportunidade para a troca de conhecimentos e um portal para mostrar o trabalho desenvolvido ao longo do ano pelos centros de Educação Profissional da Bahia e unidades da rede que ofertam cursos técnicos de nível médio. “Aqui é um momento para mostrarmos que os estudantes do ensino médio integrado ao curso técnico, também desenvolvem projetos interessantes”, afirma.

Hoje, dia 30, os participantes do Fórum poderão conferir como ocorre a produção de cacau orgânico no Assentamento Terra à Vista, em Arataca, Bahia, por meio da apresentação do pôster produzido pelos professores do CEEP Milton Santos. “Vamos falar sobre o manejo profilático do cacau, fundamental para combater pragas como a vassoura de bruxa. A importância do alimento orgânico para a saúde humana, uma vez que é isento de agrotóxicos e sobre o aumento da produtividade de mais frutos sadios”, conta o professor de Agroecologia Augusto Araújo. 


A professora Carla Menezes conta que serão distribuídas cocadas de cacau orgânico amanhã nas intermediações do pôster. O diretor do CEEP Milton Santos, Luciano Costa, explica que a produção do cacau é feita no assentamento com a participação dos estudantes de agroecologia. “Os estudantes, supervisionados pelos professores, conscientizam sobre a importância da alimentação saudável, orientam os agricultores por meio de palestras, seminários e participam diretamente da produção do cacau”, disse. Luciano acredita que o II Fórum Mundial possibilita ampliar a visão sobre EPT. “É de grande importância para ampliar a construção de Educação Profissional de qualidade”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário