segunda-feira, 12 de março de 2012

Estudantes da Educação Profissional são finalistas de Mostra de Talentos e Inovação em São Paulo

Três projetos desenvolvidos por estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional estão entre os finalistas da Mostra de Talento e Inovação da 10ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). A Febrace será realizada de amanhã (dia 13) até sábado (dia 17), na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo. Os projetos, usando tecnologias sociais, ou seja, tecnologias sustentáveis, de baixo custo, que beneficiam a comunidade, foram escolhidos entre 1.505 inscritos de todo o país.



 

Os estudantes do 2º ano do curso Técnico em Edificações, do Centro Territorial de Educação Profissional do Semiárido Nordeste II, em Ribeira do Pombal, concorrem com a “Casa Ecológica” construída utilizando materiais reaproveitados como garrafas pets, cordas e madeiras. Os estudantes envolvidos no projeto são Fernando Souza dos Santos, Maria Aparecida Freire Santos e Thainá Alves dos Santos Santa Rosa. 

Os estudantes do curso Técnico em Agroindústria, do Colégio Estadual Pio XII, em Jaguaquara, apresentarão o “Secador Econômico” feito à base de papelão, folhas de jornais, plástico e outros materiais reaproveitáveis, como embalagem de alimentos composto por papel laminado. Serve para desidratação de produtos como tomates transformando-os em tomates secos. Foi desenvolvido pelos estudantes Rafael Costa, Josenira Marques e Cleriston Santos de Jesus. 

O outro projeto também dos estudantes do Técnico em Agroindústria, do Pio XII, Maílson Silva Santos, Alana Araújo Rodrigues e João Pedro Sena Santos, é o biodigestor que é ativado por esterco bovino, água e vegetais, gerando o biogás. Maílson explica que a idéia surgiu para evitar o descarte inadequado dos legumes, frutas e hortaliças, oriundas do setor hortigranjeiros do município. “Jaguaquara é um grande produtor na região do setor hortigranjeiros, daí analisamos e vimos a necessidade de construir um biodigestor que gera o biogás para ser utilizado por produtores rurais no preparo de alimentos. O material, que fica no biodigestor, é retirado para servir como adubo orgânico e biofertilizante. Nosso projeto tem um olhar 100% ambiental”, afirmou. 

Formação Integral – Na Rede Estadual, a Educação Profissional tem o trabalho como princípio educativo, a intervenção social como princípio pedagógico e visa a formação integral dos estudantes, articulando às diferentes formas de educação, trabalho, ciência e tecnologia. A professora Valéria Maria Souza Brito, orientadora do projeto “Secador Econômico”, ressalta que incentivar os estudantes na participação de atividade de extensão como a Febrace é um dos papéis da Rede objetivando essa formação. “Temos a obrigação de incentivar nossos estudantes para a construção de um mundo melhor. A formação que recebem, pautada na Educação Profissional, possibilita que tenham um aprendizado interdisciplinar visando a melhoraria da sociedade em que vivem”, disse.

Maria José Silva Almeida, orientadora do projeto, explica que a Casa Ecológica é o modelo ideal para corresponder as necessidades de uma sociedade que tanto prega a sustentabilidade. “Reaproveitar garrafas PET’s na construção de casas é uma alternativa sustentável por dar utilidade a todo esse material usado indiscriminadamente pela sociedade de consumo. O nosso projeto demonstra que existe a possibilidade de reduzir o lixo nos aterros sanitários, além de apontar as suas conseqüências nos processos de decomposição de materiais orgânicos. É um processo econômico, pois consome apenas 30% da energia necessária para produção da maneira prima”, justifica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário